DESIGUALDADE SOCIAL NO BRASIL: A GLOBALIZAÇÃO NEOLIBERAL E A RENOVAÇÃO POLÍTICA PARTICIPATIVA COMO FORMA DE EMANCIPAÇÃO

Aline Moura da Silva Boanova, João Luís Severo da Cunha Lopes

Resumo


Resumo: O tema desigualdade social no Brasil tem como pano de fundo a globalização neoliberal. O ensaio tem por objetivo geral demonstrar que a desigualdade social pode ser diminuída por meio de uma renovação política participativa como forma de emancipação, neutralizando as imposições neoliberais da globalização. São seus objetivos específicos demonstrar as características dominantes do consenso neoliberal e sua relação com os índices de desigualdade social no Brasil, e por fim demonstrar aspectos da democracia participativa. Com o resultado se espera conseguir contribuir para uma unidade social no Brasil e por consequência aumentar o desenvolvimento do país

Palavras-chave


Democracia participativa; Desigualdade social; Globalização neoliberal

Texto completo:

PDF

Referências


Referências das Fontes Citadas

BATISTA, Paulo Nogueira. O consenso de Washington: a visão neoliberal dos problemas latino-americanos. Disponível em: Acesso em 10 de jul. 2017.

BRESSER-PEREIRA, Luiz Carlos. Como sair do regime liberal de política econômica e da quase estagnação desde 1990. Estudos Avançados 31 (89), 2017. Disponível em < http://www.bresserpereira.org.br/papers/2017/306-Regime-Liberal-EstudosAvancados.pdf> Acesso em 14 de julho de 2017.

EVANS, Peter. A Tríplice Aliança: as multinacionais, as estatais e o capital nacional no desenvolvimento brasileiro. Rio de Janeiro: Zahar, 1980.

GIDDENS, Anthony. As consequências da modernidade. Tradução Raul Fiker – São Paulo: Editora Unesp, 1991.

GIDDENS, Anthony. Para além da esquerda e da direita. Trad. Álvaro Hattnher. São Paulo: UNESP, 1996.

MARX, Karl. As lutas de classes na França de 1848 a 1850. In: ____. Obras escolhidas: Karl Marx – Friedrich Engels. Vol. 2. São Paulo: Alfa-Omega, [s/d].

SANTOS, Boaventura de Sousa. Reinventar a democracia. Lisboa: Gradiva, 1998.

SANTOS, Boaventura de Sousa. Pela mão de Alice: o social e o político na pós-modernidade – 7ª ed. - São Paulo: Cortez, 2000.

SANTOS, Boaventura de Sousa; (Org). Democratizar a democracia: os caminhos da democracia participativa - Reinventar a emancipação social: para novos manifestos, 1. - Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2002.

SANTOS, Boaventura de Sousa. O Fórum Social Mundial: manual de uso. Porto: Afrontamento, 2005.

SANTOS, Boaventura de Sousa. Para um novo senso comum: a ciência, o direito e a política na transição paradigmática – V. 1 – A crítica da razão indolente: contra o desperdício da experiência. – 5ª ed. – São Paulo: Cortez, 2005.

SANTOS, Boaventura de Sousa. Epistemologias do Sul – Boaventura de Sousa Santos e Maria Paula Menezes (Orgs.) - São Paulo: Cortez, 2010.

SANTOS, Boaventura de Sousa. A Globalização e as ciências sociais – Boaventura de Sousa Santos (Org.) – 4ª ed. - São Paulo: Cortez, 2011.

RECEITA FEDERAL. Relatório da Distribuição Pessoal da Renda e da Riqueza da População Brasileira: Dados do IRPF 2015/2014. Brasília: SPE, 2016. Disponível em: Acesso em: 13 jul. 2017.

PNUD. Human Development Report 2016. Washington D.C: Communication Development Incorporated, 2016. Disponível em: Acesso em 13 de jul. de 2017.




DOI: http://dx.doi.org/10.26668/IndexLawJournals/2526-0103/2017.v3i2.3875

##plugins.generic.alm.title##

##plugins.generic.alm.loading##

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.