DA EFETIVIDADE DO DIREITO FUNDAMENTAL DE ACESSO À JUSTIÇA, INCIDENTE DE RESOLUÇÃO DE DEMANDAS REPETITIVAS: DO GROUP LITIGATION E DO MUSTERVERFAHREN AO NOVO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL

Régis Willyan da Silva Andrade, Rafael Alem Mello Ferreira

Resumo


O artigo se assenta na necessidade de um núcleo inderrogável de direitos para proteção da humanidade, através do sistema internacional de proteção. Adota-se a metodologia analítica documental para tanto. Tem-se que a problemática da questão reside na base dos direitos fundamentais, qual seja, a dignidade da pessoa humana, fundamento que orienta uma pluralidade de elementos essenciais e suporte maior para a concepção de tais direitos. O Estado deve fomentar e respeitar a existência digna do ser humano, valorizando-o tanto em sua dimensão individual quanto num contexto de justiça.


Palavras-chave


Acesso à Justiça; Incidente de Resolução de Demandas Repetitivas; Group Litigation; Musterverfahren; Legitimidade.

Texto completo:

PDF

Referências


CABRAL, Antonio do Passo. O novo procedimento-modelo (Musterverfahren) alemão: uma alternativa às ações coletivas. Revista de Processo. vol. 147. p. 123. São Paulo: Ed. RT, mai. 2007.

CONSULTOR JURÍDICO. Anuário da Justiça São Paulo, 2014. Conjur Editorial, 2014.

HABERMAS, Jürgen. Direito e democracia: entre a facticidade e validade. Tradução de Flávio Beno Siebeneichler. 2. ed. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2003a. v. I.

______. Direito e democracia: entre a facticidade e validade. 2. ed. Tradução de Flávio Beno Siebeneichler. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2003b. v. II

______. Teoría de la acción comunicativa I: racionalidad de la acción y racionalización social. Tradução de Manuel Jiménez Redondo. Madrid: Taurus Ediciones, 1988a.

______. Teoría de la acción comunicativa II: crítica de la razón funcionalista. Tradução de Manuel Jiménez Redondo. Madrid: Taurus Ediciones, 1988b.

MENDES, Aluisio Gonçalves de Castro. Ações coletivas e meios de resolução coletiva de conflitos do direito comparado e nacional / Aluisio Gonçalves de Castro Mendes; prefácio José Carlos Barbosa Moreira. 4 ed. rev., atual. e ampl. – São Paulo : Editora Revista dos Tribunais, 2014.

SIMIONI, Rafael Lazzarotto. Direito e racionalidade comunicativa. A teoria discursiva do direito no pensamento de Jurgen Habermas. Curitiba: Juruá, 2007.

VITALE, Denise, Rúrion Soares Mello. Política deliberativa e o modelo procedimental de democracia. In: NOBRE, Marcos; TERRA, Ricardo (Org.). Direito e democracia um guia para a leitura de Habermas. São Paulo: Malheiros, 2008.

HOLLIDAY, Gustavo César de Mello; HOLLIDAY, Pedro Alberto Calmon. A gestão de demandas repetitivas e as técnicas uniformizadoras: uma promessa de racionalização dos julgamentos. In: XXIV Encontro Nacional do CONPEDI – UFS, 2015. Disponível em Acesso em: 12 nov. 2015.

NUNES, Dierle. O IRDR do Novo CPC: este “estranho” que merece ser compreendido. 2015. Disponível em Acesso em 15 nov. 2015.




DOI: http://dx.doi.org/10.26668/IndexLawJournals/2526-026X/2017.v3i2.2598

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.