Elementos Históricos e Políticos (1822-1890) para uma Possível Ordem Jurídica Latinoamericana

André Vitorino Alencar Brayner

Resumo


As relações de dependência político-econômica dos países da América latina em relação à potências estrangeiras ocorre inicialmente no período de colonização e posteriormente pela neocolonização por meio da qual novas relações de subordinação são estabelecidas. A pergunta central deste trabalho é sobre a existência de fundamentos históricos, políticos e jurídicos para uma diferenciação entre América Latina e América. Por questões de delimitações teóricas, o presente estudo realiza o processo investigativo prioritariamente no período compreendido entre 1822 1890, período considerado o berço das ideias integracionistas na América Latina. Com a independência dos países da América Latina, a partir de 1810, amplia-se consideravelmente a sociedade internacional, o Direito Internacional deixa de ser um direito internacional europeu e pela primeira vez na História passa a contar com novos atores, que imprimem um novo formato de produção normativa no plano internacional. A atuação da América Latina neste contexto se dá entre a doutrina Monroe que legitimava os interesses americanos para o continente e o hispano- americanismo, que buscava uma afirmação dos povos não apenas em relação ao continente europeu, mas também em relação a América do Norte. Esta disputa de ideias dá-se dentro dos próprios países a partir dos interesses das elites locais.

Palavras-chave


Direito internacional latino-americano; América latina; Doutrina monrou e hispano-americanismo

Texto completo:

PDF

Referências


ALBUQUERQUE, Newton de Menezes. Teoria Política da Soberania. Belo Horizonte: Mandamentos, 2001.

BARMAN, Roderick; BARMAN, Jean. The role of the law graduate in the political elite of Imperial Brazil. Journal of Inter-American Studies and World Affairs, p. 423-450,

BILBAO, Francisco; VELÁSQUEZ, Alejandro Witker. El evangelio americano. Fundacion Biblioteca Ayacuch, 1988.

BORGES, J. Souto Maior. Curso de Direito Comunitário. São Paulo: Saraiva, 2005. BRAYNER, André V.A. Integração Sul-Americana: Soberania e Dependência, pág.28. Monografia Direito, UNIFOR: 2005

CHAUÍ, Marilena. Brasil: mito fundador e sociedade autoritária. São Paulo: Fundação Perseu Abramo, 2000.

DULCI, T.M.S. O pan-americanismo em Joaquim Nabuco e Olivera Lima. Anais Eletrônicos do VII Encontro Internacional da ANPHLAC. Disponivel em:

http://anphlac.fflch.usp.br/sites/anphlac.fflch.usp.br/files/tereza_dulci.pdf . Acesso em 20 jun 2015.

FURTADO, Celso. Raízes do Subdesenvolvimento. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2003.

GALEANO, Eduardo. Las Venas Abiertas de América Latina. Buenos Aires: Catálogos, 2009.

JAGUARIBE, Hélio. A nova orden mundial. Política externa. São Paulo, v.1 , n.1. jun. 1992.

LIMA, Manuel de Oliveira. Pan-americanismo (Monroe, Bolivar, Rosvelt). Brasília: Senado Federal, 1980.

LIMA, M. M. B. ; RODRIGUES, Francisco Luciano Lima . Constitucionalismo latino-americano - uma abordagem possível da mudança teórica. Revista Brasileira de Estudos Constitucionais, v. 26, p. 317-330, 2013.

LESSA, Pedro. Do poder judiciário: direito constitucional brasileiro. Livraria Francisco Alves, 1915.

MARCONI, M. de A.; LAKATOS, E. M. Metodologia do Trabalho Científico. 5. ed. rev. ampl. São Paulo: Atlas, 2001.

MOYA DOMINGUEZ, María T. del R. Derecho de la integración, Buenos Aires: Edjar, 2006.

MENEZES, W. Direito Internacional na América Latina. Juará, Curitiba 2007. MONROE, James (1823) President Monroe's seventh annual message to the Congress. 2 de Dezembro de 1823, Disponível em: http://usinfo.state.gov/infousa/government/forpolicy/monroe.html Acesso em: 15 de Novembro de 2008.

PRADO, Maria Lígia Coelho. O Brasil e a Distante América do Sul. Revista de História 145 (2001), 127 – 149.Disponível em:

http://lanic.utexas.edu/project/etext/llilas/vrp/prado.pdf. Acesso em 21 jun 2015. REIS, José Carlos. As Identidades do Brasil – de Vanhagen a FHC. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2000.

REGALADO, Roberto (2006) América Latina Entre Siglos. Havana: Ocean Press. 2006.

RIBEIRO, Darcy. As Américas e a Civilização – processo de formação e causas do desenvolvimento cultural desigual dos povos americanos. São Paulo, Companhia das Letras: 2007

ROUQUIÉ, Alian. O extremo ocidente: introdução à América Latina. São Paulo: Ed da Universidade de São Paulo, 1991.

OLIVEIRA TORRES, João Camilo. A democracia coroada. Teoria Política do Império do Brasil. 2a Ed. Editora Vozes Limitada, RJ: 1964.




DOI: http://dx.doi.org/10.26668/IndexLawJournals/2526-009X/2015.v1i1.678

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.