História do Federalismo Fiscal no Brasil Império: Texto e Contexto nas Deliberações Legislativas do Ato Adicional de 1834

Guilherme Dourado Aragão Sá Araujo, Maria Lírida Calou de Araújo e Mendonça

Resumo


O presente trabalho expõe a influência da centralização política francesa no Brasil em contraponto com a influência da doutrina federalista norte-americana na década de 1830. Por meio de pesquisa historiográfica e da análise estudos financeiros e de documentos político- legislativos do Império, aborda o movimento descentralizador da década de 1830, que culminou no surgimento do federalismo fiscal no Brasil, e que já à época apresentava muitos dos problemas que persistem à contemporaneidade. Ao final, conclui-se que o movimento descentralizador no Brasil Império foi inspirado no federalismo norte-americano, mas que fracassou em cuidar da autonomia financeira das Províncias.


Palavras-chave


História do direito; História do brasil; Federalismo fiscal; Ato adicional de 1834

Texto completo:

PDF

Referências


ARAUJO, Guilherme Dourado Aragão Sá. A influência da doutrina norte-americana no federalismo de Aureliano Candido de Tavares Bastos. In: LIMA, Martonio Mont'Alverne Barreto; ALBUQUERQUE, Newton de Menezes (coords.). Temas de Pensamento Constitucional Brasileiro IV. Belo Horizonte: Arraes Editores, 2015.

BARACHO, José Alfredo de Oliveira. Teoria geral do federalismo. Rio de Janeiro: Forense, 1986.

BASTOS, Aureliano Candido de Tavares. A provincia: estudo sobre a descentralisação no Brazil. Rio de Janeiro: B. L. Garnier, 1870.

BURKE, Edmund. Selected works of Edmund Burke: letters on a regicide peace. Indianapolis: Liberty Fund, 1999. 3. v.

COSTA, Emilia Viotti da. Da Monarquia à República: momentos decisivos. 6. ed. São Paulo : UNESP, 1999.

DALLARI, Dalmo de Abreu. Elementos de teoria geral do Estado. 20. ed. São Paulo: Saraiva, 1998.

DELALANDE, Nicolas; SPIRE, Alexis. Histoire sociale de l'impôt. Paris: La Découverte, 2010.

DOLHNIKOFF, Miriam. O pacto imperial: origens do federalismo no Brasil. São Paulo: Globo, 2005.

FERREIRA, Gabriela Nunes. Centralização e descentralização no Império: o debate entre Tavares Bastos e o visconde de Uruguai. São Paulo: Editora 34, 1999.

GAFFAREL, Paul. Histoire du Brésil Français au seizième siècle. Paris: Maisonneuve et cie., 1878.

GAMA, Manuel Jacinto Nogueira da. Exposição do estado da Fazenda Pública. Rio de Janeiro: Typographia Nacional, 1823.

HOLANDA, Sérgio Buarque de. História geral da civilização brasileira. Rio de Janeiro : Bertrand Brasil, 1993, 2. v.

JAY, John. Concerning dangers from foreign force and influence. In: MADISON, James; JAY, John; HAMILTON, Alexander. The federalist: the Gideon edition. Indianapolis: Liberty Fund, 2001, p. 5-9.

LIMA, Rogério de Araújo. Os artigos federalistas: a contribuição de James Madison, Alexander Hamilton e John Jay para o surgimento do Federalismo no Brasil. Revista de Informação Legislativa, Brasília, a. 48, n. 192, out./dez., 2011.

MADISON, James; JAY, John; HAMILTON, Alexander. The federalist: the Gideon edition. Indianapolis: Liberty Fund, 2001.

MARQUEZ DE CARAVELLAS (José Joaquim Carneiro de Campos). Discurso na sessão de 16 de junho de 1832. In: BRAZIL. Annaes do Senado do Império do Brazil: segunda sessão da primeira legislatura, de 27 de abril a 30 de junho de 1832. Rio de Janeiro: Senado

Federal, 1914.

MONTESQUIEU, Charles Louis de Secondat, Baron de. The completed works of M. de Montesquieu: familiar letters ; miscellaneous pieces; the temple of Gnidus; a defence of the Spirit of Laws. London: T. Evans and W. Davis, 1777. 4. v.

SILVA, Daniela Sofia Gomes da; ALVES, André Azevedo. Secessão e federalismo na perspectiva da escola austríaca. MISES: Revista Interdisciplinar de Filosofia, Direito e Economia, São Paulo, v. 1, n. 2, jul./dez. 2013, p. 589-601.

TOCQUEVILLE, Alexis de. A democracia na América: leis e costumes de certas leis e certos costumes políticos que foram naturalmente sugeridos aos americanos por seu estado social democrático. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2005. 1. v.

______. O Antigo Regime e a Revolução. 2. tir. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2013.

TÔRRES, João Camillo de Oliveira. A democracia coroada: teoria política do Império do Brasil. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 1964.

VISCONDE DO URUGUAY. Estudos práticos sobre a administração das Províncias no Brasil. Rio de Janeiro: B. L. Garnier, 1865a. 1. t.

______. Estudos práticos sobre a administração das Províncias no Brasil. Rio de Janeiro: B. L. Garnier, 1865b. 2. t.




DOI: http://dx.doi.org/10.26668/IndexLawJournals/2526-009X/2016.v2i1.695

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.