Ocupações Urbanas em Fortaleza: População Nômade, Direitos e Moradia

Lara Capelo Cavalcante

Resumo


Os interesses e forças que regem os processos de ocupações urbanas das cidades contemporâneas são muito complexos e diversificados. Nesse variado campo de possibilidades (VELHO, 2008b), o presente trabalho tem por objetivo ampliar o conhecimento que dispomos sobre o processo de ocupação da terra urbana em Fortaleza, realizado por uma parcela da população a qual eu denominei de nômades urbanos. São pessoas que residem em lugares classificados como favelas, assentamentos irregulares, áreas de risco e conjuntos habitacionais e encontram-se, geralmente, envolvidas em constantes movimentos de territorialização e desterritorialização (DELEUZE e GUATTARI, 1997) dos seus espaços de moradia. As ocupações urbanas realizadas pela população nômade são ações coletivas (BECKER, 1977), formadas por uma rede complexa e diversificada de atores e poderes sociais, que se apropriam de discursos originários de múltiplos domínios (jurídicos, religiosos, provenientes de associações de moradores), tecendo um jogo cotidiano na defesa de seus interesses. Nesse sentido, este trabalho tem por objetivo fazer um estudo sobre as regras jurídicas que disciplinam a questão fundiária urbana, não se limitando a analisá-las do ponto de vista do direito positivo, mas procurando fazer uma investigação etnográfica sobre como os agentes envolvidos nesse processo se apropriam dessas regras jurídicas e negociam o significado de suas ações (GEERTZ, 2008) ao estabelecerem hierarquias de credibilidade (BECKER, 1977) e categorias de classificação (DURKHEIM e MAUSS, 1969) que fazem parte de universos de discursos múltiplos, mais ou menos discrepantes, revelando mundos diferentes, parciais e simultâneos, nos quais se movimentam. Com isso, quero dizer que a cultura jurídica, referente à realidade na qual está inserida a população nômade, não surge de uma única fonte e não é monolítica, ao contrário está expressa no multiculturalismo das sociedades complexas (BARTH, 2000). Através do estudo de diferentes territórios da cidade de Fortaleza e de sua Região Metropolitana, procurei fazer uma espécie de mapeamento simbólico do movimento da vida dos nômades urbanos, refletindo sobre a complexidade sociológica das estruturas espaço-temporais sob as quais se assentam os fenômenos da alteridade e da experiência humana no mundo contemporâneo (ROCHA e ECKERT, 2005).

Palavras-chave


Cidade, Nômades, Direitos, Moradia, Ocupações Urbanas

Texto completo:

PDF

Referências


BARTH, Fredrik. Tradução John Cunha Comerford. O guru, o iniciador e outras variações antropológicas. Rio de Janeiro: Contra Capa, 2000.

BECKER, Howord S. Tradução de Maria Luiza X. de A. Borges. Outsiders: estudos de sociologia do desvio. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2008.

__________________. Tradução de Márcia Bandeira de Mello L. Nunes. Uma Teoria da Ação Coletiva. Rio de Janeiro: Zahar, 1977.

__________________. Tradução de Maria Luiza X. de A. Borges. Segredos e truques da pesquisa. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2007.

BRASIL, Constituição Federal 1988.

DELEUZE, Gilles, GUATTARI, Félix. Tradução. Peter Pál Pelbart e Janice Caiafa. Mil platôs: capitalismo e esquizofrenia, vol. 5. São Paulo: Editora 34, 1997.

_______________, PARNET, Claire. Tradução de Eloisa Araújo Ribeiro. Diálogos. São Paulo: Editora Escuta, 1998.

_______________, Tradução Luiz Orlandi e Roberto Machado. Diferença e Repetição. 2 ª Ed. São Paulo: Graal, 2006.

DURKHEIM, Emile, e MAUSS, Marcel, De quelquers formes primitives de classification, in Mauss, Marcel, Essais de Sociologie, Editions de Minuit, Paris, 1966 e 1969.

FOUCAULT, Michel. Tradução Roberto Machado. Microfísica do poder. 25 ª edição. Rio de Janeiro: Editora Graal, 2008.

__________________.Discipline and punish: the birth of the prison. New York: XIXIV, 1995.

GEERTZ, Clifford. A Interpretação das Culturas. Rio de Janeiro: LTC, 2008.

________________. O Saber Local: novos ensaios em antropologia interpretativa. 2ª edição. Tradução de Vera Mello Joscelyne. Petrópolis: Editora Vozes, 1999.

GOLDMAN, Marcio. Antropologia Contemporânea, Sociedades Complexas e Outras Questões. Anuário Antropológico/93. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1995.

GUATTARI, Félix e ROLNIK, Suely. Micropolítica: cartografias do desejo. Rio de Janeiro: Vezes, 1986.

________________. Caosmose: um novo paradigma estético. Tradução de Ana Lúcia de Oliveira e Lúcia Cláudia Leão. São Paulo: Ed. 34, 1992.

________________. As três ecologias. 16ª ed. Tradução Maria Cristina F. Bittencourt. São Paulo: Papirus Editora, 2005.

PARK, Robert E. Tradução Sérgio Magalhães Santerio. A Cidade: sugestões para a investigação do comportamento humano no meio urbano. In: VELHO, O. (Org.) O fenômeno urbano. Rio de Janeio: Zahar, 1967.

REALE, Miguel. Lições Preliminares de Direito. 27ª Ed. São Paulo: Saraiva, 2004.

ROCHA, Ana Luiza Carvalho da, ECKERT, Cornelia. O tempo e a cidade. Porto alegre: editora da UFRGS, 2005.

ROLNIK, Raquel e SAULE JÚNIOR, Nelson coordenadores. Estatuto da Cidade: guia para implementação pelos municípios e cidadãos. Brasília: Câmara dos Deputados, 2001.

______________.O que é cidade. 3 ed. São Paulo: Brasiliense, 1995.

SIMMEL, Georg. Tradução David Rodgers e Michele Markowitz. As Grandes Cidades e a Vida do Espírito (1903) in: Mana: Estudos de Antropologia Social, volume 11, número 2. Museu Nacional, Departamento de Antropologia, Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social. Rio de Janeiro: 2005.

________________. Tradução Sérgio Marques dos Reis. A Metrópole e a Vida Mental. in: O Fenômeno Urbano. Organização de Otávio Guilherme Velho. 4ª edição. Rio de Janeiro: Zahar, 1979.

SOUZA, Maria Ângela de Almeida. Habitação: Bem ou Direito? O Dilema da Promoção Pública da Habitação Popular. In: NASCIMENTO, E. P.; BARREIRA, I. L. F. (Org). Brasil Urbano: Cenários da Ordem e da Desordem. Rio de Janeiro: Editora Notrya, 1993.

VELHO, Gilberto. Projeto e Metamorfose: antropologia das sociedades complexas. 3 ª edição. Rio de Janeiro: Zahar, 2003 a.

______________. Nobres & Anjos: um estudo de tóxicos e hierarquia. 2 ª edição. Rio de Janeiro: Zahar, 2008a.

______________. Individualismo e Cultura: notas para uma antropologia da sociedade contemporânea. 8ª edição. Rio de Janeiro:Zahar, 2008b.

_______________. Metrópole, cultura e conflito. VELHO, G. (Org.), in Rio de Janeiro: cultura, política e conflito. Rio de Janeio: Zahar, 2007.

______________. A Utopia Urbana: um estudo de antropologia social. 5ª edição. Rio de Janeiro: Zahar, 1989.

_____________. O Estudo do Comportamento Desviante: A Contribuição da Antropologia Social. In: Desvio e Divergência: uma crítica da patologia social. VELHO, G. (Org.). 6ª edição. Rio de Janeiro: Zahar, 1985.

______________ e KUSCHNIR, K. (org.) Pesquisas urbanas: desafios do trabalho antropológico. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2003b.

______________ Os Mundos de Copacabana. In: Antropologia Urbana: cultura e sociedade no Brasil e em Portugal. VELHO, G. (org.). Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2006.

WEBER, Max. Tradução Regis Barbosa e Karen Elsabe Barbosa. Economia e Sociedade. 3 ª edição, vol. 1 e 2. São Paulo: Editora UnB: 1994.

ZALUAR, Alba. Crime, Medo e Política, in: Um Século de Favela. Organização Alba Zaluar e Marcos Alvito. 5 ª ed. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2006.

______________, ALVITO, Marcos. Introdução, in: Um século de favela. Organização Alba Zaluar e Marcos Alvito. 5 ª. ed. Rio de Janeiro: Fundação Getulio Vargas, 2006.




DOI: http://dx.doi.org/10.26668/IndexLawJournals/2525-989X/2015.v1i1.65

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.