AMARTYA SEN E O DIREITO À EDUCAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO HUMANO

Ana Elizabeth Reymao, Karla Azevedo Cebolão

Resumo


O artigo discute a importância do investimento em educação como um dos pilares do desenvolvimento, conforme a abordagem teórica de Amartya Sen, que destaca a importância da realização pessoal dos indivíduos e da sua felicidade nesse processo, devendo as fontes de privação da liberdade serem removidas. A pesquisa é bibliográfica e conclui que a educação possui relevância central para o desenvolvimento humano, dado seu papel transformador das capacidades, para o exercício da autonomia e da liberdade, devendo o Estado fortalecer e proteger políticas públicas que assegurem o direito à educação.


Palavras-chave


Educação; Desenvolvimento humano; Amartya Sen; Estado; Liberdade.

Texto completo:

PDF

Referências


BRESSER PEREIRA, Luiz Carlos. A crítica da direita e da esquerda a um Estado em crise. Lua Nova, São Paulo, n. 25, p. 225-250, 1992 .

COELHO, Rodrigo Batista. Direitos fundamentais sociais e políticas públicas: subjetivação, justiciabilidade e tutela coletiva do direito à educação. São Paulo: Habermann, 2017.

DRÈZE, Jean; SEN, Amartya. Glória incerta: A Índia e suas contradições. Tradução de Ricardo Doninelli Mendes, Laila Coutinho. São Paulo: Companhia das Letras, 2015.

DWORKIN, Ronald. A virtude soberana: A teoria e a prática da igualdade. Tradução de Jussara Simões. São Paulo: Martins Fontes, 2005.

FURTADO, Celso. O Mito do desenvolvimento econômico. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1974.

GADOTTI, Moacir. A questão da educação formal/não-formal. 2005. Disponível em: http://www.virtual.ufc.br/solar/aula_link/llpt/A_a_H/estrutura_politica_gestao_organizacional/aula_01/imagens/01/Educacao_Formal_Nao_Formal_2005.pdf. Acesso em: 30 de jun. 2017.

HERRLEIN JÚNIOR, Ronaldo. A construção de um Estado democrático para o desenvolvimento no século XXI. Texto para discussão / Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada. Brasília : Rio de Janeiro : Ipea, 2014. Disponível em: http://www.ipea.gov.br/portal/images/stories/PDFs/TDs/td_1935.pdf. Acesso em: 22 de jun. 2017.

NUSSBAUM, Marta. Educação para o lucro, Educação para a Liberdade. Revista Redescrições – Revista on line do GT de Pragmatismo e Filosofia Norte-americana.

Ano I, número 1, 2009. Disponível em: http://www.gtpragmatismo.com.br/redescricoes/redescricoes/01/5Nussbaum.pdf. Acesso em: 30 de jun. 2017.

PINHEIRO, Maurício Mota Saboya: As liberdades humanas como bases de desenvolvimento: Uma análise conceitual da abordagem das capacidades humanas de Amartya Sen. Brasília: IPEA, 2012. Disponível em http://www.ipea.gov.br/portal/images/stories/PDFs/TDs/td_1794.pdf. Acesso em 02 de março de 2016.

REYES, Giovanni E. Four main theories of development: modernization, dependency, word-system and globalization. Nómadas. Revista Crítica de Ciencias Sociales y Jurídicas. n. 4, jul.-dez. 2001.

SACHS, Ignacy. Desenvolvimento: Includente, Sustentável, Sustentado. Rio de Janeiro. Ed. Garamond. 2004.

SARMENTO, Daniel. Direitos Fundamentais e Relações Privadas. 2ª Edição, Rio de Janeiro: Editora Lumen Juris, 2006.

SEN, Amartya. Desenvolvimento como Liberdade. Tradução de Laura Teixeira Motta. São Paulo: Companhia das Letras, 2000.

VIANA, Giomar; LIMA, Jandir Ferrera de. Capital humano e crescimento econômico. Interações (Campo Grande), Campo Grande , v. 11, n. 2, p. 137-148, 2010.




DOI: http://dx.doi.org/10.26668/IndexLawJournals/2525-9881/2017.v3i2.2520

##plugins.generic.alm.title##

##plugins.generic.alm.loading##

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.