EMPODERAMENTO FEMININO: uma análise a partir da teoria do poder simbólico de Pierre Bourdieu

Conteúdo do artigo principal

Gabriele Ana Paula Danielli Schmitz
Robison Tramontina

Resumo

O presente trabalho trata sobre o empoderamento feminino sob a perspectiva da teoria do poder simbólico de Pierre Bourdieu. A escolha do tema motiva-se pela sua contemporaneidade e pela recorrente discussão em torno do empoderamento feminino. A questão que orienta esta investigação é a seguinte: é possível sustentar a ideia de que o empoderamento feminino é uma forma de poder simbólico? Para responder a esta indagação o desdobramento argumentativo teve como base a seguinte trajetória: primeiro abordou-se o significado de empoderamento feminino; na sequência se fez uma abordagem acerca da teoria do poder simbólico de Pierre Bourdieu; por último analisou-se a possibilidade de considerar o empoderamento feminino uma forma de poder simbólico. O método de pesquisa adotado foi o método dedutivo e como metodologia a pesquisa bibliográfica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
DANIELLI SCHMITZ, Gabriele Ana Paula; TRAMONTINA, Robison. EMPODERAMENTO FEMININO: uma análise a partir da teoria do poder simbólico de Pierre Bourdieu. Revista de Gênero, Sexualidade e Direito, Florianopolis, Brasil, v. 3, n. 1, p. 98–107, 2017. DOI: 10.26668/2525-9849/Index_Law_Journals/2017.v3i1.1826. Disponível em: https://indexlaw.org/index.php/revistagsd/article/view/1826. Acesso em: 22 dez. 2024.
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Gabriele Ana Paula Danielli Schmitz, Universidade do Oeste de Santa Catarina

Mestre em Direito pela Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC; Pós-Graduada em Direito Aquaviário e Atividade Portuária pela Univali e em Direito do Estado pela Universidade Anhanguera; Graduada em Direito pela Universidade do Sul de Santa Catarina - UNISUL(2008); Advogada Efetiva da Prefeitura Municipal de Pinhalzinho, Estado de Santa Catarina; Coordenadora do Curso de Direito da Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC - Campus Aproximado de Pinhalzinho;

Robison Tramontina, Universidade do Oeste de Santa Catarina - Unoesc

Professor de Filosofia do Direito, Argumentação Jurídica e Teorias da Justiça. Doutor em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS ( CAPES 6). Professor do Programa de Mestrado em Direitos Fundamentais da Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC (CAPES 3). Editor Assistente da Espaço Jurídico Journal of Law [EJJL] (Qualis A1, CAPES, ISSN 2179-7943). Sócio-efetivo da Associação Brasileira de Editores Científicos - ABEC. Revisor de diversos periódicos.

 

Referências

BAUMAN, Zygmunt. Identidade. Trad. Carlos Alberto Medeiros. Rio de Janeiro: Zahar, 2005.

BEAUVOIR, Simone de. O segundo sexo: fatos e mitos. 2 ed. Trad. Sérgio Milliet. Difusão Européia do Livro: São Paulo,1970.

BOURDIEU, Pierre. A dominação masculina: a condição feminina e a violência simbólica. Trad. Maria Helena Kuhner. 3 ed. Rio de Janeiro: Bestbolso, 2016.

BOURDIEU, Pierre. O poder simbólico. Trad. Fernando Tomaz. Berrando Brasil S. A: Rio de Janeiro, 1989.

E-BIOGRAFIA. Pierre Bourdieu, 2015. Disponível em: <https://www.ebiografia.com/pierre_bourdieu/>. Acesso em: 10 de janeiro de 2017.

FREDRICKSON, Barbara L; ROBERTS, Tommi Ann. Objetification theory: toward understanding women’s lived experiences and mental health risks. 1997. Disponivel em: <http://www.sanchezlab.com/pdfs/FredricksonRoberts.pdf>. Acesso em: 05 de junho de 2016.

JOHNSON, Lisa e LEARNED, Andrea. Por que as mulheres compram? Estratégias de marketing para conquistar o público feminino. 2. Ed. São Paulo: Ed. Saraiva, 2012.

ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS. Os princípios do empoderamento das mulheres, 2016. Disponível em: < http://www.onumulheres.org.br/wp-content/uploads/2016/04/cartilha_WEPs_2016.pdf>. Acesso em 09 de janeiro de 2017.

MCKINSEY GLOBAL INSTITUTE. O poder da igualdade: como o avanço da igualdade das mulheres pode acrescentar us$12 trilhões ao crescimento global, 2015. Disponível em: . Acesso em: 09 de janeiro de 2017.

SARDENBERG, Cecília. Conceituando “Empoderamento” na Perspectiva Feminista (transcrição revisada da comunicação oral apresentada ao I Seminário Internacional: Trilhas do Empoderamento de Mulheres – Projeto TEMPO, NEIM/UFBA, Salvador, 2006, ampliado na versão 2009. Disponível em: < https://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/6848 >. Acesso em: 26 de janeiro de 2017.

SOUZA, Lisandra. "We Can Do It!": você conhece a origem de um dos grandes símbolos do movimento feminista?. Disponível em: <http://diariosdeumafeminista.blogspot.com.br/2015/11/we-can-do-it-voce-conhece-origem-de-um_22.html>. Acesso em 10 de janeiro de 2017.