O papel das isenções de tributos sobre a propriedade de veículos elétricos ou híbridos no cumprimento de acordos sobre mudanças climáticas firmados pelo Brasil

Conteúdo do artigo principal

Emerson Reginaldo Caetano
Felipe Kern Moreira

Resumo

Este estudo tem como problema de pesquisa verificar como a isenção de tributos sobre a propriedade os veículos elétricos ou híbridos contribuí para o cumprimento de acordos internacionais sobre mudanças climáticas dos quais o Brasil é signatário. Para tanto, o objetivo geral é, desenvolver um quadro analítico abrangente das medidas extrafiscais, tais como a isenção e incentivos, aos carros elétricos e híbridos. Os objetivos específicos definidos pretendem identificar os principais acordos internacionais sobre mudança climática que o Brasil assinou, avaliar a eficácia das isenções tributárias, como instrumento de política pública para a diminuição das emissões de gases de efeito estufa no Brasil e oferecer um panorama amplo dos incentivos adotados pelos estados federados. A metodologia combina uma abordagem exploratória com uma revisão bibliográfica sistemática. A pesquisa exploratória busca entender a tributação de carbono e sua contribuição para os acordos internacionais. A revisão bibliográfica, utiliza leis e decretos acerca das emissões brasileiras e as medidas para concessão das isenções, além da pesquisa em bases de dados como, ResearchGate e Google Scholar, que consolidará o conhecimento sobre a eficiência da tributação de carbono em comparação com outras políticas ambientais. Justifica-se por fornecer informações sobre a implementação eficiente de medidas alinhada com acordos internacionais e destaca sinergias com outras políticas ambientais. Por fim, as conclusões conduzem a percepção de que a medida em que as unidades federativas passaram a propor incentivos tributários a transição para uma frota mais limpa se intensificou.

Downloads

Detalhes do artigo

Como Citar
REGINALDO CAETANO, Emerson; KERN MOREIRA, Felipe. O papel das isenções de tributos sobre a propriedade de veículos elétricos ou híbridos no cumprimento de acordos sobre mudanças climáticas firmados pelo Brasil. Revista de Direito Tributário e Financeiro, Florianopolis, Brasil, v. 10, n. 2, 2025. DOI: 10.26668/IndexLawJournals/2526-0138/2024.v10i2.11007. Disponível em: https://indexlaw.org/index.php/direitotributario/article/view/11007. Acesso em: 29 mar. 2025.
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Emerson Reginaldo Caetano, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Mestrando em Direito e Justiça Social no Programa de Pós-Graduação em Direito e Justiça Social – PPGDJS, da Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Bacharel em Direito pela Universidade Veiga de Almeida (UVA). Bacharel em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Tecnólogo em Investigação Criminal e Perícia Forense pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci (UNIASSELVI). Especialista em Responsabilidade Civil e Direito do Consumidor. Especialista em Documentoscopia com ênfase em Perícia Judicial. CV: http://lattes.cnpq.br/9232361155886643. ORCID ID: https://orcid.org/0009-0001-2979-2385.

Felipe Kern Moreira, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Professor Associado no curso de Direito e professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Direito e Justiça Social - PPGDJS, da Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Doutor (2009) e Mestre (2004) em Relações Internacionais pela Universidade de Brasília-UnB. Scholarship Holder DAAD/CNPq (doutorado sanduíche) na Johann Wolfgang Goethe Universitaet Frankfurt am Main (2007-2009). Bacharel em Direito pela Fundação Universidade Federal do Rio Grande - FURG (2001) ORCID ID: https://orcid.org/0000-0002-5084-4987.