ASPECTOS DO CONCEITO DE “INFORMAÇÃO” E “PUBLICIDADE” DISPOSTOS NA CONSTITUIÇÃO FEDERAL PARA O GOZO DA IMUNIDADE TRIBUTÁRIA CULTURAL NA PUBLICAÇÃO DAS REVISTAS.
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Ao longo dos anos, o Judiciário tem apresentado entendimentos divergentes no tocante ao alcance das imunidades tributárias sobre a emissão de livros, jornais, periódicos e papéis destinados a impressão destes. Em decorrência disso, a ausência de definição sobre a aplicabilidade desse direito sujeita os contribuintes a um cenário de instabilidade e incoerência. Assim, diante deste cenário e dos reflexos que tem acarretado ao gozo da chamada imunidade tributária cultural, analisar-se-á esta imunidade objetiva e sua aplicabilidade em veículos de conotação mercantil, abordando a extensão do conceito instituído pelo art. 150, inciso IV, alínea ‘d’, da Constituição Federal de 1988 para observância do gozo da imunidade tributária cultural na emissão de revistas a partir de análise legislativa, jurisprudencial e bibliográfica, com vistas à compreensão do entendimento atual.
Downloads
Detalhes do artigo
• O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigo às normas da publicação.
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre) em http://opcit.eprints.org/oacitation-biblio.html
Referências
BARROSO, Luís Roberto. Liberdade de expressão, direito à informação e banimento da publicidade de cigarro. Revista de Direito Administrativo, v. 224, p. 31-50, 2001.
BRANCO, Paulo Gonet. Coords. MEIRA, Liziane Angelotti, NETO, Celso de Barros, CASTRO, Carlos Eduardo Gonçalves Carvalho de. A imunidade cultural tributária e os avanços tecnológicos. Dissertação de Mestrado em Direito - Universidade Federal Fluminense, Rio de Janeiro, 2016.
Correia.Tributação e Direitos Fundamentais. São Paulo: Saraiva, 2012.
HOUAISS, Antônio. Dicionário eletrônico Houaiss da língua portuguesa. Ed. Objetiva, 2001.
JULIÃO, Tamara Goulart. A imunidade tributária cultural prevista aos livros e o insumo papel, e sua aplicabilidade em face aos novos meios eletrônicos: uma análise jurisprudencial e doutrinária. Disponível em http://repositorio.unesc.net/handle/1/3374. Acesso em 08 de maio de 2022.
MACHADO, Hugo de Brito; MACHADO SEGUNDO, Hugo de Brito. Imunidade tributária do livro eletrônico. Jus Navigandi, Teresina, ano 5, nº 38, 1 de jan. de 2000. Disponível em:
<http://jus.com.br/artigos/1809>. Acesso em: 10 de setembro 2020.
MACIEL, Priscila Souza. NEPOMUCENO, Thais Boaventura e SANTOS, Gustavo Abrahão. A evolução jurídica do papel ao eletrônico: imunidade tributária para e-books. Disponível em: <https://uniesp.edu.br/sites/_biblioteca/revistas/20201125002119.pdf>. Acesso em: 08 de maio de 2022.
MARQUES, C. L. Contratos no código de defesa do consumidor: o novo regime das relações contratuais. 4. ed. São Paulo: RT, 2004.
MIRANDA, Jorge. Notas sobre Cultura, Constituição e Direitos Culturais. Disponível em:
<http://www.estig.ipbeja.pt/~ac_direito/mirandajorge.pdf>. Acesso em: 08 de maio de 2022.
OLIVA, Jéssica Kelly de Araújo. A imunidade tributária prevista no Art. 150, inciso VI, alínea D, da Constituição Federal, e sua aplicação ao livro eletrônico. 2014. 68f. Dissertação (Pós-Graduação em Direito) - Instituto Brasiliense de Direito Público, 2014. p. 133-141.
ROSENBLATT, Paulo e CALHEIROS, Lis de Lima. A imunidade tributária do livro eletrônico: a interpretação constitucional evolutiva e o problema da exclusividade do suporte material. Disponível em: <https://ibdt.org.br/RDTA/a-imunidade-tributaria-do-livro- eletronico-a-interpretacao-constitucional-evolutiva-e-o-problema-da-exclusividade-do-suporte-material/>. Acesso em 08 de maio de 2022.
SANTANA, Maria Clara. Imunidade Objetiva e Cultura: parâmetros e critérios para a aplicação da imunidade objetiva no contexto da publicação das revistas. Linkedin, Publicado em 20 de maio de 2020. Disponível em: <https://www.linkedin.com/pulse/imunidade- objetiva-e-cultura-par%C3%A2metros-crit%C3%A9rios-da-maria-clara/>. Acesso em 13 de julho de 2020.
SÃO VICENTE, José Antônio Pimenta Bueno; KUGELMAS, Eduardo. Marquês de São Vicente. São Paulo: Editora 34, 2002.
SARAIVA FILHO, Oswaldo Othon de Pontes (Coord.). A imunidade do livro digital e do seu suporte de fixação: homenagem ao jurista Hugo de Brito Machado. – Belo Horizonte: Fórum, 2018.
SARAIVA FILHO, Oswaldo Othon de Pontes. A não-extensão da imunidade aos chamados livros, jornais e periódicos eletrônicos. Revista Dialética de Direito Tributário. n. 33. Jun/08,
SOUZA, Nuno e. Liberdade de Imprensa. Dissertação para exame de Curso de Pós- Graduação em Ciências Jurídico-Política da Faculdade de Direito de Coimbra, 1984.
STF. Agravo Regimental nº 434.826/MG STF. Recurso Extraordinário nº 199.183-6/SP
STF. Recurso Extraordinário nº 221.239/SP/2004 STF. Recurso Extraordinário nº 595.676/RJ
TYLOR, Edward Burnett. Primitive culture: researches into the development of mythology, philosophy, religion, art, and custom. London: J. Murray, 1871.
VESPERO, Regina Celi Pedrotti. A imunidade tributária do Artigo 150, VI, "d" da Constituição Federal e o denominado livro eletrônico (CD-ROM, DVD, Disquete etc.). Disponível em: <http://www.pge.sp.gov.br/centrodeestudos/revistaspge/revista53/imunidade.htm>. Acesso em 08 de maio de 2022.