O DISTRITO AGROPECUÁRIO DA SUFRAMA: A CONCESSÃO DO DIREITO REAL DE USO, REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA, PROTEÇÃO AMBIENTAL E DESENVOLVIMENTO REGIONAL NO ESTADO DO AMAZONAS
Conteúdo do artigo principal
Resumo
A criação da Zona Franca de Manaus foi motivada por uma série de questões socioeconômicas que visaram o desenvolvimento regional na Amazônia, especialmente no Amazonas, mediante concessões de incentivos fiscais e o desenvolvimento de três grandes eixos: pesquisa, indústria e agricultura. Com essa visão, além do pólo industrial se criou o Distrito Agropecuário da SUFRAMA (DAS) no modelo Zona Franca de Manaus. Todavia, a concessão da documentação dos lotes arrendados dificultava o desenvolvimento do setor, realidade transformada com a entrada em vigor da Resolução nº 71 de 2019 que trouxe uma gama de novas nuances sobre o DAS. Neste sentido, indaga-se: Como se dá o processo de concessão do direito real de uso, a regularização fundiária e as preocupações ambientais na Resolução 71/2019 da SUFRAMA para o Distrito Agropecuário? Esta pesquisa possui o objetivo de analisar a Resolução 71/2019 da SUFRAMA sobre concessão do direito real de uso, regularização fundiária, proteção ambiental e desenvolvimento regional através da metodologia de pesquisa bibliográfica, de caráter descritivo, natureza qualitativa e aplicando ao sistema metódico gráfico de compreensão da legística de Delley.
Downloads
Detalhes do artigo
• O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigo às normas da publicação.
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre) em http://opcit.eprints.org/oacitation-biblio.html
Referências
BARBOSA, Evandro Brandão. Distrito Agropecuário da Suframa (DAS): gênese, desenvolvimento e dilemas para o século XXI. 2017. 246 f. Tese (Doutorado em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia) – Centro de Ciências do Ambiente, Universidade Federal do Amazonas, Manaus.
BARBOSA, Evandro Brandão. O ambiente do distrito agropecuário da Suframa: relações de 'estabelecidos' e 'outsiders' na política de desenvolvimento regional zona franca de Manaus. 2014. Observatorio de la Economía Latinoamericana, Servicios Académicos Intercontinentales SL, issue 194, February.
DELLEY, Jean-Daniel. Pensar a Lei: introdução a um procedimento metódico. Cad. Esc. Legisl. V. 7. n. 12. p. 101-143, jan-jun/2004. Belo Horizonte: 2004
NALINI, José Renato; LEVY, Wilson et al. Regularização fundiária. 2. ed. rev., atual. e ampl. – Rio de Janeiro: Forense, 2014.
NOGUEIRA JÚNIOR, Bianor Saraiva; LIMA, Neuton Alves. Combatendo a grilagem no Amazonas através dos projetos de desenvolvimento sustentável. Revista Nova Hileia. Vol. 3. Nº 1, jul-dez 2017. ISSN: 2525-4537. 2017.
REY, Kamyle Medina Monte. Zona Franca de Manaus: Análise dos 50 anos de atuação estatal no âmbito da Suframa em busca da promoção do desenvolvimento da Amazônia. Brasília, 2019. Disponível em <https://repositorio.enap.gov.br/bitstream/1/4341/1/Disserta%C3%A7%C3%A3o%20Kamyle%20Medina.pdf> acesso em 29/05/2023, às 9:39hs.
RIVAS, Alexandre; MOTA, José Aroudo; DA COSTA MACHADO, José Alberto. Instrumentos econômicos para a proteção da Amazônia: a experiência do Pólo Industrial de Manaus. Curitiba: Editora CRV, 2009.
SANTIAGO, Marcus Fabiano Praciano; NOGUEIRA JÚNIOR, Bianor Saraiva. Extrafiscalidade e efeitos ambientais da Zona Franca de Manaus. 2021. In: RIBEIRO, Glaucia Maria de Araújo, NOGUEIRO JÚNIO, Bianor Saraiva. Amazônia, meio ambiente e direito ambiental. Manaus: Editora UEA, 2021.
SOUZA, Ana Maria Oliveira De; FREITAS, Renato Mendes. Panorama do Distrito Agropecuário da Suframa (DAS). 1ed. Manaus: SUFRAMA, 2015.
SUFRAMA – Superintendência da Zona Franca de Manaus. Editais e informações. 2023. Disponível em < https://www.gov.br/suframa/pt-br> acesso em 28/06/2023, às 15:11hs.
SUFRAMA - Superintendência da Zona Franca de Manaus. Assuntos. 2022. Disponível em < https://www.gov.br/suframa/pt-br/assuntos> acesso em 28/06/2023, às 19:20hs.
SUFRAMA – Superintendência da Zona Franca de Manaus. Resolução 71 de 2019. Dispõe sobre a destinação, a caracterização, a disposição e a utilização dos lotes de propriedade da Superintendência da Zona Franca de Manaus - Suframa localizados no Distrito Agropecuário, bem como sobre a regularização fundiária dos lotes ocupados. 2019. Disponível em < https://www.gov.br/suframa/pt-br/assuntos/resolucao-cas-no-71-de-29-de-julho-de-2019.pdf/view> acesso em 29/05/2023, às 16:25hs.
SUFRAMA - Superintendência da Zona Franca de Manaus. Distrito Agropecuário. 2023. Disponível em < https://www.gov.br/suframa/pt-br/assuntos/distrito-agropecuario> acesso em 20/06/2023, às 16:28hs.
VIEIRA, João Lucas Moraes; MEDEIROS, Evandro Menezes. Produção agropecuária em comunidade rural localizada no Distrito Agropecuário da SUFRAMA (Manaus, AM, Brasil). 2018. III Congresso Internacional das Ciências Agrárias – COINTER – PDVAGRO 2018. DOI: https://doi.org/10.31692/2526-7701.III COINTERPDV AGRO. 2018. 00622