A DEFESA DO CONSUMIDOR E OS LIMITES ÉTICOS/NORMATIVOS ÀS PUBLICIDADES PAGAS (E DISFARÇADAS) EM BLOGS, SITES E APLICATIVOS DE INTERNET
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O trabalho objetiva analisar a interação entre Direito, publicidade e jornalismo na contemporaneidade, considerando o contexto tecnológico, a fim de verificar a publicidade veiculada virtualmente em blogs, websites e instagram, sob a ótica do sistema de referência de Niklas Luhmann denominado Teoria dos Sistemas e na teoria da complexidade de Edgar Morin, para compreender a articulação das relações que permeiam a sociedade, a realidade conjuntural a que se faz menção à temática, e responder ao questionamento: quais os mecanismo de efetividade para atingir os fins éticos normativos do exercício da atividade publicitária realizadas pelas referidas vias, considerando a interdisciplinaridade apresentada?
Downloads
Detalhes do artigo
• O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigo às normas da publicação.
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre) em http://opcit.eprints.org/oacitation-biblio.html
Referências
AJZENBERG, Bernardo. 2002. "Dois senhores". In: Gustavo de Castro & Alex Galeno (orgs.), Jornalismo e literatura: a sedução da palavra. São Paulo: Escrituras.
BRASIL, LEI Nº 4.680/1965. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L4680.htm> Acesso em: 27 de junho de 2017
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm> Acesso em: 27 de junho de 2017
_____Lei nº 8.078, de 11 de setembro de 1990: dispõe sobre a proteção do consumidor e dá outras providências. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8078.htm>. Acesso em: 27 de junho de 2017
BELTRÃO, Luiz. Iniciação a filosofia do jornalismo. São Paulo, Edusp, 1992.
BENJAMIN, Antônio Herman de Vasconcellos e. O controle jurídico da publicidade. Revista de Direito do Consumidor, n. 9. Disponível em: <http://bdjur.stj.jus.br//dspace/handle/2011/8981>. Acesso em: 26 jun. 2017.
Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros. Federação Nacional dos Jornalistas. Disponível em: <http://fenaj.org.br/wp-content/uploads/2014/06/04-codigo_de_etica_dos_jornalistas_brasileiros.pdf.> Acesso em 25 de jun. 2017.
GUIDO, Aldo. Diritto Privato dei Consumi, Bologna, il Mulino, 1986.
IAB- Investimento em publicidade digital no brasil. Disponível em: http://iabbrasil.net/assets/upload/boas_praticas/1490822463.pdf Acesso em: 26 de junho de 2017.
Inside Blogger Demographics. Disponível em: <https://sysomos.com/reports/blogger-demographics/> Acesso em: 26 de junho de 2017.
LOPES, Maria Elizabete Vilaça. O consumidor e a publicidade, RDC, vol.1, São Paulo: Revista dos Tribunais, p.151.
LUHMANN, Niklas [1995]. Introdução à teoria dos sistemas: aulas publicadas por Javier Torres Nafarrate. Trad. de Ana Cristina Arantes Nasser. Petrópolis: Vozes, 2010.
LUHMANN, Niklas. Sociedade y sistema: laambición de lateoría,
MORIN, Edgar. A Via para o futuro da humanidade. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2013.
NUNES JÚNIOR, Vidal Serrano. Publicidade comercial: proteção e limites na constituição de 1988, São Paulo: Juarez, 2001.
PONTES, Felipe Simão. GENRO FILHO, Adelmo Genro Filho e a Teoria do Jornalismo. Florianópolis: Insular, 2015.
THOMPSON, John B. A mídia e a modernidade: uma teoria social de mídia. Petrópolis, RJ: Vozes, 1998.
WEARESOCIAL. digital-social-mobile-in-2015. Disponível em: <https://pt.slideshare.net/wearesocialsg/digital-social-mobile-in-2015.> Acesso em: 26 de junho de 2017.