Segregação Urbana, Cultura do Medo e Sociedade de Consumo
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Downloads
Detalhes do artigo
• O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigo às normas da publicação.
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre) em http://opcit.eprints.org/oacitation-biblio.html
Referências
AMARAL, Layne. O Imaginário do Medo: Violência Urbana e Segregação Espacial na Cidade do Rio de Janeiro. Contemporânea. ed. 14, v. 8, n. 1, 2010.
BAUDRILLARD, Jean. A Sociedade de Consumo. Lisboa: Edições 70, 2011.
BAUMAN, Zygmunt. Confiança e Medo na Cidade. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2009.
______. Medo líquido. Tradução de Carlos Alberto Medeiros. Rio de Janeiro: Zahar. 2008.
CALDEIRA, Teresa Pires do Rio. Enclaves Fortificados: A Nova Segregação Urbana. Novos Estudos. n. 47, São Paulo, p. 156-176, 1999.
COSTA, Renata Almeida da; PEREIRA, Diego Oliveira. Criminalização, Direito e Sociedade: Olhares Dogmáticos e Empíricos sobre a Cultura do Medo e do Espaço Urbano. Anais do Congresso da ABRASD: Pesquisa em Ação – Ética e Práxis em Sociologia do Direito. p. 2310-2326, 2014.
FOUCAULT, Michel. Vigiar e Punir: o Nascimento da Prisão. 20 ed. Petrópolis, 1999.
FRIESE, Susanne. Self-Concept and Identity in a Consumer Society: Aspects of Symbolic Product Meaning. Berlin: Tectum Verlag, 2000.
GLASSNER, Barry. Cultura do Medo. Tradução de Laura Knapp. São Paulo: Francis, 2003.
KOURY, Mauro Guilherme Pinheiro. Medos Urbanos e Mídia: O Imaginário sobre a Juventude e Violência no Brasil Atual. Revista Sociedade e Estado, v. 26, n. 03, set. / dez. 2011.
LIPOVETSKY, Gilles. O Império do Efêmero: A Moda e Seu Destino nas Sociedades Modernas. São Paulo: Companhia das Letras, 2009.
LUHMANN, Niklas. A realidade dos meios de comunicação. Tradução de Ciro Marcondes Filho. São Paulo: Paulus, 2005.
PASTANA, Débora Regina. Cultura do Medo e Democracia: Um paradoxo brasileiro. Revista Meditações Londrina. v. 10, n. 2, p. 183-198, jul. / dez. 2005.
______. Medo e Opinião Pública no Brasil Contemporâneo. Estudos de Sociologia, Araraquara, v. 12, n. 22, p. 91-116, 2007.
ZANETIC, André. A Segurança Privada no Brasil: Alguns Aspectos Relativos às Motivações, Regulação e Implicações Sociais do Setor. Revista Brasileira Adolescência e Conflitualidade. n. 03, p. 51-70, 2010.