Subsidiariedade Tratado Internacional contra a Dupla Tributação Analise Critica da Lei Caso Frances

Anapaula Trindade Marinho

Resumo


O presente artigo trata de um princípio jurídico criado pela jurisprudência do Supremo Tribunal Administrativo francês, Conseil d’Etat, corte autonoma, cujo impacto é nefasto na eficiência dos tratados tributários. Segundo ele, designado como "Princípio da subsidiariedade dos tratados tributários bilaterais contra a dupla tributação", o direito doméstico deve ser utilizado de maneira exclusiva para caracterizar o tipo de renda e a qualidade do contribuinte. Baseado nas qualificações do direito interno, o tratado será aplicado. Defende-se na presente contribuição que a ordem de consideração do direito doméstico altera a interpretação de um tratado, podendo produzir os seguintes efeitos: impossibilitar qualificações autônomas baseadas no texto mesmo do tratado (i); negar o benefício de um artigo específico do tratado ou negar o benefício do tratado a um contribuinte devido a impregnação do direito doméstico (ii); favorecer o fenômeno do "treaty dodging" (contravenção a tratados internacionais graças à utilização de leis internas) (iii). Em outras palavras, se o direito doméstico chamar um gato de cachorro, o artigo do tratado relativo a cachorros será aplicado, criando um risco de dupla tributação.

Palavras-chave


Subsidiariedade; A Dupla Tributação; Jurisprudência francesa.

Texto completo:

PDF (Français (France))

Referências


FAVOREU Louis ; GAÏA Patrick ; GHEVONTIAN Richard ; MESTRE Jean-Louis ; PFERSMANN Otto ; SCOFFONI Guy et ROUX André. (2015). Droit constitutionnel, Dalloz, Paris, Coll. Dalloz Manuel, 17ème éd. p.69 pour le rapport de production, p.75 pour la force dérogatoire.

G. GEST ET G. TIXIER. (1990). Droit fiscal international, puf, 2ème éd., p.15.

J.-C. MARTINEZ. (1986). « Les conventions de double imposition », Litec droit, extrait du Juris-classeur, Droit fiscal International, Paris, p.41.

L. MEHL et P.BELTRAME. (1984). Sciences et techniques fiscales, coll. « Thémis », PUF, p.203.




DOI: http://dx.doi.org/10.21902/2526-1592/2016.v1i1.1731

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2017 Anapaula Trindade Marinho

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.