REDE DE PROTEÇÃO E POLÍTICAS PÚBLICAS PARA CRIANÇAS E ADOLESCENTES EM SITUAÇÃO DE RISCO NO MARAJÓ (PA)
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O objetivo do artigo é discutir a importância do fortalecimento da rede atendimento da criança e do adolescente e as políticas públicas. O estudo é de abordagem qualitativa, tendo como procedimento um estudo de caso sobre o município de Chaves, no Marajó (Pará), além da pesquisa bibliográfica e documental. Discutem-se os direitos resguardados pela Constituição brasileira e pelo Estatuto da Criança e Adolescente, à luz da teoria de Amartya Sen. Como resultado, mostra-se a fragilidade da rede de atendimento para as políticas públicas voltadas à criança e ao adolescente em situação de risco no município em análise.
Downloads
Detalhes do artigo
• O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigo às normas da publicação.
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre) em http://opcit.eprints.org/oacitation-biblio.html
Referências
BRASIL. Constituição Federativa de 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituição/constituição,html. Acesso em: 11 dez. 2017.
________ Lei 8.069/90. Estatuto da Criança e do Adolescente. 2009. Disponível em:http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8069,htm. Acesso em: 11 dez. 2017.
COMPARATO, Fábio Konder. Ensaio sobre o juízo de constitucionalidade das políticas públicas. In MELLO, Celso Antônio Bandeira de (org.). Direito Administrativo e Constitucional. Estudo sem Homenagem a Geraldo Ataliba, vol. 2, Malheiros Editores, 1997.
CORSINI, Flávio. Política pública de enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes: um olhar amazônico, o caso do Pará. Revista Científica do Núcleo de Pesquisas Eleitorais e Políticas da Amazônia - NUPEPA/UFRR, Volume 01, Número 02, 2013, p. 178-192.
DUARTE, Clarisse Seixas. O ciclo das políticas públicas. In: SMANIO, Gianpaolo Poggio. BERTOLIN, Patrícia Tuma Martins. O Direito e as Políticas Públicas no Brasil. São Paulo: Atlas, 2013, p. 16-43.
DYE, Thomas R. Understanding Public Policy. Englewood Cliffs, N.J.: Prentice-Hall, 1984,
FUNDACENTRO; INSTITUTO PEABIRU. O peconheiro. Relatório final para o Programa Trabalho Seguro. Belém (PA), 2016. Disponível em: <https://institutopeabiru.files.wordpress.com/ 2016/11/o-peconheiro-diagnostico-acai-peabiru-fundacentro.pdf>. Acesso em: 15 mar. 2018.
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA ESTATÍSTICA (IBGE). Cidades. Disponível em : <https://cidades.ibge.gov.br/painel/historico.php?codmun=150250>. Acesso em: 15 nov. 2017.
LASWELL, H.D. Politics: Who Gets What, When, How. Cleveland, Meridian Books, 1958.
LIMA, Fernanda da Silva. A implementação das ações afirmativas para a concretização dos direitos de crianças e adolescentes negros no Brasil. 2007. Monografia (Graduação em Direito) – Universidade do Extremo Sul Catarinense, Criciúma.
PAGANINI, Juliana; DEL MORO, Rosângela. A utilização dos princípios do direito da criança e do adolescente como mecanismos de efetivação dos direitos fundamentais. Amicus Curiae, v. 6, p. 1-13, 2011.
PETERS, B. Guy. American Public Policy. Chatham, N.J.: Chatham House, 1986.
PIERSON, Lia Cristina Campo. Políticas públicas, opinião pública e agenda setting. In: SMANIO, Gianpaolo. BERTOLIN, Patrícia Tuma Martins. O direito e às políticas públicas no Brasil, São Paulo: Atlas, 2013, p. 156- 168.
SARMENTO, Daniel, Dignidade da pessoa humana, conteúdo, trajetória e metodologia. Belo Horizonte: Ed. Forúm, 2016.
SEN, Amartya. Desenvolvimento como liberdade. São Paulo: Ed. Companhia de Bolso, 1999.