IDENTIDADE E DIFERENÇA SOB A PERSPECTIVA DOS CORPOS TRANS: POSSIBILIDADES PARA UMA SOCIEDADE PLURAL
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O eixo central deste ensaio se delimita ao contexto identitário, abordando características acerca de seu processo de construção. Adentra na identidade Trans, a qual diverge do ideal binário (macho/fêmea), historicamente imposto como padrão na sociedade. Analisam-se perspectivas distintas de diferença e de como esta categoria se apresenta nas vivências das identidades ora referidas. A metodologia mescla análise e interpretação. Pela análise, esclarecem-se conceitos, especialmente o de identidade e o de diferença. Através da hermenêutica, interpretam-se estes conceitos para uma compreensão em que se abrem fissuras para a ótica de alteridade e a um olhar que transcenda a perspectiva binária.
Downloads
Detalhes do artigo
• O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigo às normas da publicação.
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre) em http://opcit.eprints.org/oacitation-biblio.html
Referências
BAUMAN, Zygmunt. A sociedade individualizada: vidas contadas e histórias vividas. Tradução José Gradel. Rio de Janeiro. Zahar, 2008.
BAUMAN, Zygmunt; MAY, Tim. Aprendendo a pensar com a sociologia. Tradução de Alexandre Werneck. Rio de Janeiro. Editora Zahar, 2010.
CASTRO, Daniele. Corpo à deriva: pensando diferença e identidade sob a perspectiva da cultura da presença. Revista Vozes e Diálogo. Itajaí. v. 14. n. 1., 2015.
CARTA CAPITAL. Disponível em: https://www.cartacapital.com.br/justica/por-8-a-3-stf-aprova-a-criminalizacao-da-lgbtfobia/. Acesso em: 24 jun. 2019.
DURKHEIM, Émile. Sociologia e filosofia. Tradução de Evelyn Tesche. São Paulo. EDIPRO, 2015.
FERNANDES, Idilia. O lugar da identidade e das diferenças nas relações sociais. Revista Textos e Contextos. Porto Alegre. V. 5. N. 2, 2006.
HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Tradução de Tomaz Tadeu da Silva, Guacira Lopes Louro-11. Ed. - Rio de Janeiro: DP&A, 2006.
LANZ, Letícia. O corpo da roupa: a pessoa transgênera entre a transgressão e a conformidade com as normas de gênero. Uma introdução aos estudos transgêneros. Curitiba: Movimento Transgente, 2. Ed. 2017.
LEONARDO, Paulo Velho. Identidades em movimento: as mutações dos processos identitários e suas repercussões no exercício da cidadania. Porto Alegre-RS. Editora Fi, 2017. Disponível em: http://www.editorafi.org. Acesso em: 18 jun. de 2019.
LUCAS, Doglas Cesar. O cenário das múltiplas identidades na sociedade contemporânea e os paradoxos de sua proteção jurídica. In: CENCI, Daniel Rubens. BEDIN, Gilmar Antonio. (Org.). Direitos Humanos, Relações Internacionais & Meio Ambiente. Curitiba-PR. Multideia, 2013.
PIOVESAN, Flávia. Temas de direitos humanos. 8 Ed. São Paulo. Saraiva, 2015.
SALGUEIRO, Tereza Barata. Cidade pós-moderna: espaço fragmentado. Revista Território, Lisboa, n. 4, p. 39-54, 1998.
SANTOS, André L. C.; LUCAS, Doglas Cesar. A (in)diferença no direito. Porto Alegre. Livraria do Advogado, 2015.
SETTON, Maria da Graça Jacintho. A teoria do habitus em Pierre Bourdieu: uma leitura contemporânea. Revista Brasileira de Educação. Nº 20, 2002. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbedu/n20/n20a05. Acesso em: 01 ago 2019.
TOMAZ, Tadeu da Silva (org.). Identidade e Diferença: a perspectiva dos estudos culturais. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 2000.
TOURAINE, Alain. Pensar outroramente o discurso interpretativo dominante. Tradução de Francisco Morás. Petrópolis, RJ. Vozes, 2009.
WOODWARD, Kathryn. Identidade e diferença: uma introdução teórica e conceitual. In: SILVA, Tomaz Tadeu da. Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. Org. Tomaz Tadeu da Silva, Kathryn Woodward, Stuart Hall. Petrópolis-RJ, Vozes, 2000.