A influência dos movimentos sociais para a consolidação do acesso à justiça no Brasil: um estudo de caso do movimento nacional de luta contra aids.

Conteúdo do artigo principal

Adriana Andrade Miranda
Silvana Beline.

Resumo

A presente pesquisa, de cunho bibliográfica, visa apresentar uma experiência concreta de influência dos movimentos sociais na transformação do direito positivo e consequente na concretização do acesso à justiça no Brasil. O desenvolvimento foi estruturado em três partes: examinar o modelo de cientificidade dominante há dois séculos no mundo ocidental, apresentar uma crítica ao conceito de direito vigente e por fim analisar a atuação do movimento nacional de luta contra aids na garantia do acesso à justiça para pessoas vivendo com HIV/aids.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
MIRANDA, Adriana Andrade; BELINE., Silvana. A influência dos movimentos sociais para a consolidação do acesso à justiça no Brasil: um estudo de caso do movimento nacional de luta contra aids. Revista de Movimentos Sociais e Conflitos, Florianopolis, Brasil, v. 2, n. 2, p. 01–22, 2016. DOI: 10.26668/IndexLawJournals/2525-9830/2016.v2i2.1513. Disponível em: https://indexlaw.org/index.php/revistamovimentosociais/article/view/1513. Acesso em: 22 dez. 2024.
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Adriana Andrade Miranda, Professora da Universidade Federal de Goiás

Graduação em Direito pela Universidade Federal da Bahia (2003) e mestrado em Direito pela Universidade de Brasília (2007). Atualmente é professora de direito processual civil e prática jurídica civel da Universidade Federal de Goiás

Silvana Beline., Professora da Universidade Federal de Goiás

Mestre em Sociologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho 

Referências

AGUIAR, Roberto Ramos de. O Direito Achado na Rua: um olhar pelo outro lado. In:

SOUSA JUNIOR, José Geraldo et al. Introdução crítica ao direito agrário (Série O

Direito Achado na Rua, v. 3). São Paulo: Imprensa Oficial do Estado, 2002.

BOURDIEU, Pierre. O poder Simbólico. Tradução: Fernando Tomaz. 8a edição. Rio de janeiro: Bertrand Brasil, 2005.

CAPPELLETTI, Mauro. GARTH, Bryant. Acesso à justiça. Porto Alegre: Fabris, 2002.

LYRA FILHO, Roberto. O que é Direito. São Paulo: Brasiliense, 1982.

LYRA FILHO, Roberto. Para um direito sem dogmas. Porto Alegre: Fabris, 1980.

MIRANDA, Adriana Andrade e GARCIA, Luciana Silva. Assessoria Jurídica em tempos de aids – a experiência do Gapa/Ba – Grupo de Apoio à Prevenção à AIDS. In: MENDES, Soraia da Rosa, org. Aids e direitos fundamentais: estratégias de efetivação dos direitos fundamentais de pessoas que (con)vivem com HIV. Porto Alegre: GAPA/RS, 2005.

MIRANDA, Adriana Andrade. Movimentos sociais, aids e cidadania. Dissertação de mestrado. UnB: 2007.

MEDEIROS, Robson Antão de, e QUEIROZ, Marcos Firmino de. O uso do direito pelo movimento social. in CÂMARA, Cristina e

CARNEIRO, Cláudia M. de Paula. (Org.). O outro como um semelhante: direitos humanos e aids. Brasília: Ministério da saúde, CNDST/AIDS, 2002.

ROCHA, José Cláudio. ALVES, Cristiano Cruz. O acesso à justiça: ao Poder Judiciário ou à ordem jurídica justa. Belo Horizonte: Revista Meritum Vol 6, n.01, 2011.

RUDNICKI, Dani. AIDS e Direito: papel do Estado e da sociedade na prevenção da doença. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 1996.

SANTOS, Boaventura de Sousa. A crítica da Razão indolente: contra o desperdício da experiência. 3a edição. São Paulo: Cortez, 2001.

_______________. Por uma concepção multicultural de direitos humanos. In: SANTOS, Boaventura de Sousa (org). Reconhecer para libertar: os caminhos do cosmopolitismo multicultural. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2003.

_______________. Para uma sociologia das ausências e uma sociologia das emergências. In: SANTOS, Boaventura de Sousa, (org.) Conhecimento Prudente para uma Vida Decente. São Paulo: Cortez, 2004.

SOUSA JR, José Geraldo de. Sociologia Jurídica: condições sociais e possibilidade teóricas. Porto Alegre: FABRIS, 2002.

___________ Direito como Liberdade: O Direito Achado na Rua experiências emancipatórias de criação do direito. Brasília: UnB, 2008. Tese de Doutorado.

VENTURA, Mirian. Direitos humanos e aids: o cenário brasileiro. Rio de Janeiro: ABIA, 1999.

SOUTO, Cláudio. O Direito Achado na Rua. In: SOUSA JUNIOR, José Geraldo et al.

Introdução crítica ao direito agrário (Série O Direito Achado na Rua, v. 3). São

Paulo: Imprensa Oficial do Estado, 2002.