SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL NO PERÍODO DA PANDEMIA COVID-19: AMBIENTE VIRTUAL COMO UMA SOLUÇÃO DE EFICIÊNCIA JURISDICIONAL E AMPLIAÇÃO DO DIREITO DE ACESSO À JUSTIÇA

Thiago Gontijo Vieira, Alexandre Reis Siqueira Freire

Resumo


Este artigo analisa as políticas públicas adotadas pelo STF no período da Covid-19, com o recorte temático do ambiente virtual de julgamento. O objetivo é investigar se os julgamentos assíncronos contribuíram para a eficiência da prestação jurisdicional e a promoção do direito de acesso à justiça. A metodologia foi a empírica-indutiva, com a análise dos regulamentos da Corte e o estudo de dados estatísticos. O resultado foi a sistematização do desenho deliberativo virtual da Corte e a demonstração de sua importância para a efetiva prestação jurisdicional. Pretende-se estimular estudos para a criação de um modelo de cortes on-line.

Palavras-chave


Supremo Tribunal Federal; Covid-19; Julgamentos Virtuais; Responsabilidade Institucional; Eficiência; Direito de Acesso à justiça

Texto completo:

PDF

Referências


FREIRE, Alexandre. O incidente de resolução de recursos extraordinários repetitivos e as audiências públicas no Supremo Tribunal Federal. In: NERY JUNIOR, Nelson; ARRUDA ALVIM, Teresa; MIRANDA DE OLIVEIRA, Pedro. Aspectos polêmicos dos recursos cíveis e assuntos afins. v. 14. São Paulo: RT, 21-57, 2018.

MIRANDA DE OLIVEIRA, Pedro. Recurso extraordinário e o requisito da repercussão geral. São Paulo: RT, 2013.

SAYEG, Ricardo. Fator CAPH – capitalismo humanista: a dimensão econômica dos direitos humanos. São Paulo: Max Limonad, 2019.

SUSSKIND, Richard. The future of courts. Harvard Law School. Center of the Legal Profession, Vol. 6, Issue 5, July/August 2020.




DOI: http://dx.doi.org/10.26668/IndexLawJournals/2525-9822/2021.v7i1.7866

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.