A Tutela Inibitória Como Instrumento de Proteção dos Direitos da Personalidade

Ricardo Duarte Guimarães, Antonio Jose Souza Bastos

Resumo


Este artigo visa à análise da utilização da tutela inibitória como instrumento de proteção dos direitos da personalidade, identificando as nuances deste instituto processual. Elencar-se-ão, em foco, os preceitos consubstanciados na Constituição Federal, no Código Civil, no Código de Processo Civil de 1973 e os preceitos correspondentes no NCPC (Lei nº 13.105/2015), que abarcam o tema em pauta. Assim, a partir do estudo de casos concretos, da legislação, da jurisprudência pátria, da doutrina especializada, e de publicações em periódicos, será verificada a colisão entre direitos fundamentais, quais sejam, os direitos à imagem, à honra, à privacidade e à intimidade, a liberdade de expressão e os direitos de acesso à cultura e à informação, a fim de se constatar, com base no princípio da dignidade da pessoa humana, a legalidade e efetividade da tutela em comento para garantia e prevenção de direitos personalíssimos na contemporaneidade.


Palavras-chave


Tutela inibitória; Instrumento processual; Proteção; Direitos da personalidade; Direitos fundamentais

Texto completo:

PDF

Referências


ALEXY, Robert. Teoria dos direitos fundamentais. Tradução de Virgílio Afonso da Silva. 2ª ed. São Paulo: Malheiros, 2011.

AMARO, Elisabete Aloia. Responsabilidade civil por ofensa aos direitos da personalidade. In: Responsabilidade Civil – Estudos em homenagem ao professor Rui Geraldo Camargo Viana. Rosa Maria de Andrade Nery e Rogério Donnini, coordenação. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2009.

ÁVILA, Humberto. Teoria dos Princípios: da definição à aplicação dos princípios jurídicos. 14. ed. São Paulo: Malheiros, 2013.

BARROSO, Luís Roberto. Liberdade de expressão versus Direitos da Personalidade. Colisão de Direitos Fundamentais e Critérios de Ponderação. In: Leituras Complementares de Direito Civil: o direito civil-constitucional em concreto. Cristiano Chaves de Faria, organizador. Salvador: JusPODIVM, 2007.

BINICHESKI, Paulo Roberto. Responsabilidade Civil dos Provedores de Internet. Curitiba: Juruá, 2011.

BORGES, Roxana Cardoso Brasileiro. Direitos de Personalidade e Autonomia Privada. 2. ed. São Paulo: Saraiva, 2007.

CASTRO, Mônica N. A. da S. Honra, imagem, vida privada e intimidade, em colisão com outros direitos. Rio de Janeiro: Renovar, 2002.

LEONARDI, Marcel. Internet: Elementos Fundamentais. In: Responsabilidade Civil na Internet e nos demais Meios de Comunicação. Manoel J. Pereira dos Santos e Regina Beatriz Tavares da Silva, coordenadores. São Paulo: Saraiva, 2007.

LORENZETTI, Ricardo Luis. La tutela civil inhibitoria. Buenos Ayres: La Ley, 1995.

MARINONI, Luiz Guilherme e ARENHART, Sérgio Cruz. Curso de Processo Civil. Vol. 4. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2008.

. Técnica processual e tutela dos direitos. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2004.

. Tutela Inibitória individual e coletiva. 4ª ed. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2006.

PAESANI, Liliana Minardi. Direito e Internet. 6ª ed. São Paulo: Atlas, 2013. PINHEIRO, Patrícia Peck. Direito Digital. 4ª ed. São Paulo: Saraiva, 2013.

SILVA, Guilherme Linhares Valério da. Breves apontamentos acerca dos direitos da personalidade e novas formas de tutela jurisdicional. In: Impactos Processuais do Direito Civil. Cassio Scarpinella Bueno, coordenador. São Paulo: Saraiva, 2008.

SILVA, José Afonso da. Curso de Direito Constitucional Positivo. 30ª ed. São Paulo: Malheiros Editores, 2008.

SILVA, Virgílio Afonso da. A Constitucionalização do Direito: Os direitos fundamentais nas relações entre particulares. 1ª Ed. São Paulo: Malheiros, 2005.

. O conteúdo essencial dos direitos fundamentais e a eficácia das normas constitucionais. Revista de Direito do Estado. n. 4. São Paulo: Renovar, 2006.

SPADONI, Joaquim Felipe. Ação Inibitória: a ação preventiva prevista no art. 461 do CPC. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2002.




DOI: http://dx.doi.org/10.26668/IndexLawJournals/2015.v1i1.229

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.