Contribuições da Crítica da Política Para a Crítica do Direito nas Condições Históricas do Capitalismo Brasileiro

Arthur Bastos Rodrigues

Resumo


O  estudo  crítico  do  Estado-político  permite  uma  aproximação  do  movimento  real  da sociedade, da democracia e do direito, conhecendo melhor as maneiras com que os jogos de poder são engendrados, a partir das relações sociais de produção. Levando-se em conta a particularidade da objetivação do capitalismo atrófico no Brasil, no tomo marxista da politicidade, o movimento traçado pelo Estado-político frente aos desígnios da burguesia nacional, tem a sua história caracterizada pelo bonapartismo e pelo politicismo que, pós- redemocratização com a Constituição federal de 1988, se regenerou no protagonismo do poder judiciário. Assim, nesse judicialismo corrente, uma crítica do direito, a partir da crítica da política, nas condições materiais do capitalismo brasileiro, se faz imperiosa.


Palavras-chave


Estado; Capitalismo; Via-colonial; Marxismo; Politicismo; Judicialismo

Texto completo:

PDF

Referências


CHASIN, J. A Esquerda e A Nova República. In: A miséria brasileira. 1964-1994: do golpe militar à crise social. Estudos e Edições Ad Hominem. Santo André. 2000a.

. As máquinas param, germina a democracia!. In: A miséria brasileira. 1964- 1994: do golpe militar à crise social.Estudos e Edições Ad Hominem. Santo André. 2000b.

.Conquistar a democracia pela base. In: A miséria brasileira. 1964-1994: do golpe militar à crise social. Estudos e Edições Ad Hominem. Santo André. 2000c.

_. Marx – A determinação Ontonegativa da Politicidade. apresentado originalmente em 1993. In: Verinotio: Revista On Line de Filosofia e Ciências Humanas – n. 15, Ano VIII, Belo Horizonte. 2012. (disponível em www.verinotio.org).

. O integralismo de Plínio Salgado: forma de regressividade no capitalismo híper-tardio. 2 ed: Una Editoria/Estudos e Edições Ad Hominem, Belo Horizonte/São Paulo.

. Poder, Política e Representação (Três supostos e uma hipótese constituinte). Apresentado originalmente em 1986. In: Verinotio: Revista On Line de Filosofia e Ciências Humanas – n. 15, Ano VIII, Belo Horizonte. 2012b. (disponível em

www.verinotio.org).

. Trabalho e Democracia. In: A miséria brasileira. 1964-1994: do golpe militar à crise social. Estudos e Edições Ad Hominem, Santo André. 2000d.

IANNI, Octavio. Estado e Capitalismo. 2ª Ed. revista e ampliada: Editora Brasiliense. São Paulo. 1989.

FURTADO DE ARAÚJO, Paulo Henrique. Capitalismo, Estado e política: notas a partir de Chasin e do Gramsci de Carlos Nelson Coutinho. R. Katál.v. 16, n. 1, p. 26-36, Florianópolis. jan./jun. 2013.

PAÇO CUNHA, Elcemir. Movimento real da forma política em Marx: elementos para a crítica dos “aparelhos repressivos” como síntese do estado capitalista. Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas sobre Marx e o Marxismo da Universidade Federal Fluminense. Niterói/RJ. 2015. (disponível em www.niepmarx.com.br/MM2015/anais2015.htm).

PÁDUA, João Pedro Chaves Valladares. A tecnocracia jurídica: a comunidade de intérpretes do direito e o enfraquecimento democrático. 2008. Dissertação. (Mestrado em Direito). Or




DOI: http://dx.doi.org/10.26668/IndexLawJournals/2525-9660/2015.v1i1.748

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.