AS SEMENTES CRIOULAS NA AGRICULTURA TRADICIONAL E SUA IMPORTÂNCIA PARA A AGROBIODIVERSIDADE
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O objetivo deste trabalho é analisar a questão do uso de sementes crioulas como medida de conservação da agrobiodiversidade e a necessidade de políticas públicas que mantenham o agricultor em sua terra e aplicando seus saberes agrícolas tradicionais. Será analisada a legislação nacional sobre sementes e cultivares, seu impacto na agricultura tradicional e a relação entre as sementes crioulas, que dependem de conhecimentos tradicionais associados, com o mercado nacional de sementes. Conclui-se pela importância de políticas públicas de proteção dos saberes agrícolas tradicionais, da segurança alimentar e da biodiversidade. A metodologia utilizada é a revisão bibliográfica e análise legislativa.
Downloads
Detalhes do artigo
• O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigo às normas da publicação.
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre) em http://opcit.eprints.org/oacitation-biblio.html
Referências
BRASIL. Presidência da República. Política Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica Decreto nº 7.794. Brasília: 2012. Disponível em <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2012/decreto/d7794.htm> Acesso em 14 de Fev. 2021.
BRASIL. Presidência da República. Lei n. 10.711. Brasília: 2003. Disponível em<http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2003/L10.711.htm>Acesso em 02 de Fev. 2021.
COMEGNA, Maria Angela. Desafios à conservação das sementes crioulas, p. 1-388–416. IN GOMES, Ingrid Aparecida. A produção do conhecimento geográfico 3. Ponta Grossa (PR): Atena Editora, 2018.
GASPARINI, Bruno. A apropriação genética da agrobiodiversidade enquanto estratégia biopolítica dos impérios alimentares no contexto da resolução biotecnológica. 322 p. Tese – UFPR. Curitiba, 2014.
LACEY, Hugh. As sementes e o conhecimento que elas incorporam. São Paulo em Perspectiva, v. 14, n. 3, p. 53-59, 2000.
MANIGLIA, E. As interfaces do direito agrário e dos direitos humanos e a segurança alimentar São Paulo: Editora UNESP; São Paulo: Cultura Acadêmica, 2009.
PEREIRA, Viviane Camejo; DAL SOGLIO, Fabio Kessler. A Conservação das sementes crioulas: uma visão interdisciplinar da agrobiodiversidade. Editora UFGRS, 2020.
PESSANHA, Lavínia Davis Rangel. Transgênicos, recursos genéticos e segurança alimentar: uma análise da judicialização do conflito sobre a liberação da soja RR no Brasil. Vol. IX/2002 da Revista Cadernos de Debate, p. 69-92. Unicamp. Campinas, 2002.
SANTILLI, Juliana. Socioambientalismo e novos direitos: proteção jurídica à diversidade biológica e cultural. São Paulo: Peirópolis, 2005.
________________. Agrobiodiversidade e direitos dos agricultores. São Paulo. Peirópolis, 2009.
WANDSCHEER, Clarissa Bueno. Patentes e conhecimento tradicional: uma abordagem socioambiental da proteção jurídica do conhecimento tradicional. Juruá Editora, 2004.