Tributação Extrafiscal e Inclusão Social pela Educação: A Subvenção Educacional Preferencial do Chile

Conteúdo do artigo principal

André Murilo Parente Nogueira
Manuella de Oliveira Soares

Resumo

O estudo aborda a necessidade de uma tributação que atenda às necessidades do Estado Democrático de Direito, um Estado Extrafiscal, visto numa perspectiva não puramente arrecadatória, mas utilizando os tributos como meio para obtenção de justiça fiscal e distributiva. A Subvenção Educacional Preferencial, no Chile, instituiu um instrumento no sistema tributário em favor dos menos favorecidos economicamente, de modo a facilitar o acesso ao sistema de educação básica e média de qualidade, prestando-se como forma de inclusão social e redução das desigualdades sociais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
NOGUEIRA, André Murilo Parente; SOARES, Manuella de Oliveira. Tributação Extrafiscal e Inclusão Social pela Educação: A Subvenção Educacional Preferencial do Chile. Revista de Direito, Economia e Desenvolvimento Sustentável, Florianopolis, Brasil, v. 2, n. 1, p. 182–206, 2016. DOI: 10.26668/IndexLawJournals/2526-0057/2016.v2i1.1678. Disponível em: https://indexlaw.org/index.php/revistaddsus/article/view/1678. Acesso em: 10 jan. 2025.
Seção
Artigos
Biografia do Autor

André Murilo Parente Nogueira, Instituição Toledo de Ensino, ITE

Doutorando em Sistema Constitucional Garantia de Direitos na Instituição Toledo de Ensino, CPG-ITE. Professor do Instituição Toledo de Ensino, ITE.

Manuella de Oliveira Soares, Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul - UEMS

Doutoranda em Sistema Constitucional de Garantia de Direitos pela ITE/Bauru. Professora da Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul - UEMS.

Referências

BECKER, Alfredo Augusto. Carnaval tributário. 2. ed. São Paulo: Lejus, 2004.

_______. Teoria geral do direito tributário. 3. ed. São Paulo: Lejus, 1998.

COÊLHO, Sacha Calmon Navarro. Curso de direito tributário brasileiro. 5. ed. Rio de Janeiro: Forense, 2000.

CRUZ, Álvaro Ricardo de Souza. O direito à diferença: as ações afirmativas como mecanismo de inclusão social de mulheres, negros, homossexuais e portadores de deficiência. Belo Horizonte: Del Rey, 2003.

LUMIA, Giuseppe. Elementos de teoria e ideologia do direito; AGOSTINETTI, Denise (trad.). São Paulo: Martins Fontes, 2003.

NABAIS, José Casalta. Por um Estado fiscal suportável: estudos de direito fiscal. Coimbra: Livraria Almedina, 2005.

_______. A face oculta dos direitos fundamentais: os deveres e os custos dos direitos fundamentais. In: Revista da Advocacia-Geral da União [on line]. Disponível em: http://www.agu.gov.br/agu.htm>. Acesso em: 18 dez. 2015.

NOBRE JÚNIOR, Edílson Pereira. Princípio constitucional da capacidade contributiva. Porto Alegre: Sérgio Antônio Fabris Editor, 2001.

OLIVEIRA, José Marcos Domingues de. Direito tributário: capacidade contributiva. Rio de Janeiro: Renovar, 1998.

ROLAND, Norbert. Nos confins do direito: antropologia jurídica na modernidade; GALVÃO; Maria Ermantina de Almeida Prado (trad.). 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2008.

ROTHENBURG, Walter Claudius. Inconstitucionalidade por omissão e troca de sujeito: a perda de competência como sanção à inconstitucionalidade por omissão. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2005.

SCAFF, Fernando Facury (org.). Constitucionalismo, tributação e direitos humanos. Rio de Janeiro: Renovar, 2007.

TIPKE, Klaus. Justiça fiscal e princípio da capacidade contributiva. São Paulo: Malheiros, 2002.