AMAPAZ - Rede Amazônia da Paz: Os Caminhos da Justiça Restaurativa no Oeste do Pará
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O artigo discorre sobre a instituição de um sistema de práticas restaurativas no âmbito da Justiça Juvenil da comarca de Santarém, localizada no oeste do estado do Pará, através de uma rede interinstitucional liderada por organismos do Judiciário e da universidade. A institucionalização da Justiça Restaurativa neste local se vem dando através do programa AMAPAZ – Rede Amazônia da Paz, que compreende ações voltadas à gestão de um modelo restaurativo de justiça num campo que abrange os direitos da infância e juventude, assegurados por meio da aplicação e execução de medidas preventivas, protetivas e socioeducativas, bem como de iniciativas extrajudiciais.
Downloads
Detalhes do artigo
• O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigo às normas da publicação.
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional, que permite acessar, baixar, copiar, imprimir, compartilhar, reutilizar e distribuir os trabalhos, desde que o uso não seja para fins comerciais e citando a referida fonte, com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre) em http://opcit.eprints.org/oacitation-biblio.html
Referências
BUBER, Martin. Eu e Tu. Trad. Newton Von Zuben. São Paulo: Centauro, 2001.
. Do diálogo e do dialógico. Trad. Marta Ekstein de Souza Quiroz e Regina Weinberg. São Paulo: Perspectiva: 2009.
HABERMAS, Jürgen. Teoría de la acción comunicativa. Trad. Manuel Jiménez Redondo. Madrid: Trotta, 2010.
JUSTIÇA PARA O SÉCULO XXI: INSTITUINDO PRÁTICAS RESTAURATIVAS. Semeando justiça e pacificando violências. Porto Alegre: Nova Prova, 2008 a.
. Iniciação em justiça restaurativa: formação de lideranças para a transformação de conflitos. Porto Alegre: AJURIS, 2008b.
. Manual de práticas restaurativas. Porto Alegre: AJURIS, 2008 c.
HELLINGER, Bert. Conflito e paz: uma resposta. Trad. Newton A. Queiroz. São Paulo: Cultrix, 2007.
LEDERACH, John Paul. Transformação de conflitos. Trad. Tônia Van Acker. São Paulo: Palas Athena, 2012.
PRANIS, Kay e BOYES-WATSON, Carolyn. No coração da esperança: guia de práticas circulares. Trad. Fátima De Bastiani. Porto Alegre: Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul, 2011.
ROGERS, Carl R. Tornar-se pessoa. Trad. Manuel José do Carmo Ferreira e Alvamar Lamparelli. 6. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2009a.
. Grupos de encontro. Trad. Joaquim L. Proença. 9. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2009 b.
ROSENBERG, Marshall. Comunicação não violenta: técnicas para aprimorar relacionamentos. Trad. Mario Viela. São Paulo: Ágora, 2006.
TERRE DES HOMMES LAUSANNE NO BRASIL. Manual de execução de medidas socioeducativas de Fortaleza. Fortaleza: Terre des hommes Lausanne no Brasil, 2015 a.
. Modelo de ação para prevenção da violência e práticas restaurativas em contextos escolares. Fortaleza: Terre des hommes Lausanne no Brasil, 2015 b.
ZEHR, Howard. Trocando as lentes: um novo foco sobre o crime e a justiça. Trad. Tônia Van Acker. São Paulo: Palas Athena, 2008.
. El pequeño libro de la justicia restaurativa. Espanha: Good Books, 2007.