Jurimetria e Geranciamento Cartorial

Cássio Modenesi Barbosa, Daniel Francisco Nagao Menezes

Resumo


Jurimetria é um método de análise do comportamento do demandante do serviço judiciário e de análise racional (quantitativamente e qualitativamente) das decisões tomadas pelo órgão judicante em blocos de processos relacionados a assuntos estratégicos, resultados os quais, cruzados com o comportamento litigante do demandante, permitem analisar o impacto social das Decisões Judiciais contribuindo para o aperfeiçoamento de Políticas Públicas e do gerenciamento dos Cartórios Judiciais. No caso deste artigo a Jurimetria será demonstrada enquanto método de conhecimento científico demonstrando-se também a sua aplicação na organização dos cartórios judiciais a ponto de permitir o alcance das metas quantitativas impostas pelo CNJ.


Palavras-chave


Jurimetria; Políticas públicas; Efetividade judicial

Texto completo:

PDF

Referências


BARBOSA, Cassio Modenesi; MENEZES, Daniel Francisco Nagao. Jurimetria como Método de Investigação da Eficiência do Poder Judiciário: Análise do Caso das Empresas Telefônicas. in: Fernando Gustavo Knoerr; Rubia Carneiro Neves; Luana Pedrosa de Figueiredo Cruz. (Org.). Justiça e o paradigma da eficiência na contemporaneidade. Florianópolis: Funjab, 2014, v. 1, p. 262-280.

BOBBIO, Norberto. Teoria Generale del Diritto. Turim: G. Giappichelli Editore, 1993.

NALINI, José Renato. A Rebelião da Toga. Campinas: Millenium, 2006.

NIETO, Alejandro. El Desgobierno Judicial. 3ª ed. Madri: Ediciones Trotta, 2005. SERRA, Márcia Milena Pivatto. Como Utilizar Elementos Da Estatística Descritiva Na Jurimetria. in Revista Eletrônica do Curso de Direito das Faculdades OPET.

Curitiba PR – Brasil. Ano IV, nº 10, jun/dez 2013, págs. 156-169.

SOUZA, Celina. Políticas Públicas: uma revisão da literatura. Sociologias, Porto Alegre, ano 8, nº 16, jul/dez 2006, p. 20-45.




DOI: http://dx.doi.org/10.26668/IndexLawJournals/2525-9822/2016.v2i1.567

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.