IDEOLOGIAS POLÍTICAS E DIGNIDADE HUMANA: A CONTRIBUIÇÃO DE HELIO GALLARDO PARA A TEORIA CRÍTICA DOS DIREITOS HUMANOS
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Downloads
Detalhes do artigo
• O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigo às normas da publicação.
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre) em http://opcit.eprints.org/oacitation-biblio.html
Referências
FREIRE, Paulo. Conscientização: teoria e prática da libertação: uma introdução ao pensamento de Paulo Freire. 3. ed. São Paulo: Moraes, 1980.
GALLARDO, Helio. Pensar en América Latina. Costa Rica: Editorial de la Universidad Nacional, 1981.
GALLARDO, Helio. Teoria crítica: Matriz e possibilidade de direitos humanos. 1. ed. São Paulo: Editora Unesp, 2014.
HERRERA FLORES, Joaquín. Introducción general. In: MOURA, Marcelo de Oliveira (Org.). Irrompendo no real: escritos de teoria crítica dos direitos humanos. Pelotas: EDUCAT, 2005, pp. 17-45.
HERRERA FLORES, Joaquín. Manifesto Inflexivo. In: MOURA, Marcelo de Oliveira (Org.). Irrompendo no real: escritos de teoria crítica dos direitos humanos. Pelotas: EDUCAT, 2005, pp. 261-275.
HERRERA FLORES, Joaquín. Reinvenção dos direitos humanos. Florianópolis: Fundação Boiteux, 2009.
PRONER, Carol; CORREAS, Oscar (Coord.). Teoria crítica dos direitos humanos. In memoriam Joaquín Herrera Flores. Belo Horizonte: Fórum, 2011.
SÁNCHEZ RUBIO, David. Derechos humanos instituyentes, pensamiento crítico y praxis de liberación. México: akal, 2018.
SÁNCHEZ RUBIO, David. Encantos e desencantos dos direitos humanos: de emancipações, libertações e dominações. Tradução: Ivone Fernandes Morcilho Lixa, Helena Henkin. Porto Alegre: Livraria do Advogado Editora, 2014.
SÁNCHEZ RUBIO, David. Repensar derechos humanos: de la anestesia a la sinestesia. Madrid: Editorial MAD, 2007.
WARAT, Luis Alberto. Segundo manifesto: para ecologia dos afetos (1990). In: Territórios desconhecidos: a procura surrealista pelos lugares do abandono do sentido e da reconstrução da subjetividade. Florianópolis: Fundação Boiteux, 2004, pp. 262-288.
WOLKMER, Antonio Carlos. História do Direito: tradição no Ocidente e no Brasil. 11. ed. Rio de Janeiro: Forense, 2019.
WOLKMER, Antonio Carlos. Ideologia, Estado e Direito. São Paulo: Revista dos Tribunais, 1989.
WOLKMER, Antonio Carlos. Repensando os Direitos Humanos desde uma Perspectiva Latino-americana. In: WOLKMER, A. C; GONZÁLEZ PINTO, Lorena (Orgs). Justiça e Direitos Humanos: para uma discussão contemporânea desde a América Latina. Canoas: Ed. Unilasalle, 2017a, pp. 31-42.
WOLKMER, Antonio Carlos. Teoría crítica del Derecho desde América Latina. México: akal, 2017b.