AS PRINCIPAIS CONCEPÇÕES DE BIOPOLÍTICA: DA APORIA À CHAVE INTERPRETATIVA

Evandro Borges Martins Bisneto, Ricardo Evandro Santos Martins

Resumo


A presente pesquisa tem como objetivo abordar as principais concepções de um importante conceito das discussões contemporâneas nas ciências humanas: biopolítica. As referidas concepções sobre o termo biopolítica serão tratadas a partir de três referenciais da filosofia contemporânea. Para uma melhor compreensão, após a apresentação de tais conceitos, tentar-se-á realizar a respeito certo diálogo entre as distintas perspectivas. Nesse artigo, parte-se de um estudo bibliográfico com abordagem teórica e conceitual, exercendo um estudo interpretativo e dialogal, mas também por uma análise crítica. Esse presente trabalho está dividido em três partes: i) primeiramente, apresenta-se a hipótese do filósofo italiano Roberto Esposito, quando trabalhou com a tese da existência de uma aporia no pensamento filósofo francês Michel Foucault a respeito do conceito de biopolítica. Em resumo, a aporia foucaultiana estaria na tensão entre biopolítica e biopoder; ii) em seguida, aborda-se especificamente concepção de Foucault a partir da ideia de poder soberano; iii) posteriormente, analisa-se a recepção e expansão do conceito de biopolítica pelo filósofo e jurista italiano Giorgio Agamben, quando articulou a ideia da política sobre vida e morte com o conceito-limite de estado de exceção, suas articulações com os conceitos de paradoxo da soberania, e de vida nua. Por fim, apresenta-se as considerações finais do estudo no sentido de que a o paradigma da imunização elaborado por Esposito é a chave interpretativa da aporia apresentada por ele ao conceito de biopolítica de Foucault.


Palavras-chave


Biopolitica; Michel Foucault; Giorgio Agamben; Roberto Esposito; paradigma da imunização

Texto completo:

PDF

Referências


AGAMBEN, Giorgio. Homo sacer: o poder soberano e a vida nua I. 2.ed. Belo Horizonte: UFMG, 2014.

BENJAMIN, Walter. Teses sobre o conceito de história. In: ______. O anjo da história. Belo Horizonte: Autêntica, 2016

ESPOSITO, Roberto. Bios: biopolítica e filosofia. Belo Horizonte: 2017.

ESPOSITO, Roberto. O que realmente significa a palavra “imunidade”. In: Revista do Instituto Humanitas. UNISINOS. 25 de mai de 2020. São Leopoldo: 2020. Disponível em: https://www.ihu.unisinos.br/78-noticias/599287-o-que-realmente-significa-a-palavra-imunidade Acesso em 17 jan. de 2022.

FOUCAULT, Michel. Nascimento da medicina social. In: Microfísica do Poder. 6.ed. Rio de Janeiro: Edições Graal, 1986. 2018.

FOUCAULT, Michel. Nascimento da biopolítica: vontade de saber. vol. I. 5.ed. Rio de Janeiro/São Paulo: Paz e Terra, 2017.

LEMKE, Thomas. Biopolítica: críticas, debates e perspectivas. São Paulo: Editora Filosófica Politéia, 2018.

SCHMITT, Carl. Teologia política. Madrid: Trotta, 2009.




DOI: http://dx.doi.org/10.26668/IndexLawJournals/2526-0103/2023.v9i1.9720

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.