EM MEIO ÀS ÁGUAS TURVAS DA CIDADE DE MARIANA (MINAS GERAIS): O DESLOCAMENTO FORÇADO ASSOCIADO AO DESASTRE AMBIENTAL E SUA INTERFACE COM O DIREITO À MORADIA

Conteúdo do artigo principal

Cláudio José Franzolin
Isabela Martinez Nuñez de Oliveira
Joyce Ferreira Bernardes

Resumo

A presente pesquisa examina o desastre na cidade de Mariana (Estado de Minas Gerais), decorrente do rompimento da Barragem de Fundão, aos 5 de novembro de 2015. Desastre esse que resultou em grave contaminação ambiental e a necessidade de que ocorresse o desalojamento de, aproximadamente, 442 famílias, ou seja, quase 1.200 pessoas tiveram que ser deslocadas de modo forçado, ante os riscos decorrente do dito desastre. Assim, o objetivo do trabalho é analisar o desastre sob a perspectiva da compensação e (re) construção das vidas das pessoas que foram deslocadas e viram seu direito à moradia sendo comprometido, direito esse que é expressão de direito humano e fundamental. O método adotado na pesquisa é o hipotético-dedutivo; a partir daí, adota-se como metodologia de análise, uma revisão bibliográfica-documental de literatura, numa perspectiva interdisciplinar, levando em conta a delimitação conceitual de deslocados ambientais e sobre direito à moradia. O intuito almejado é reconhecer que a provisão de nova moradia, apenas, sob a perspectiva física, não é suficiente para superar os impactos jurídicos e sociais decorrente do desastre de Mariana; afinal, as pessoas são obrigadas a romperem e se adaptarem a um novo modo de vida, sem contar que fica comprometida a identidade cultural, as raízes e as interações sociais antes existentes no local de origem.

Downloads

Detalhes do artigo

Como Citar
FRANZOLIN, Cláudio José; OLIVEIRA, Isabela Martinez Nuñez de; BERNARDES, Joyce Ferreira. EM MEIO ÀS ÁGUAS TURVAS DA CIDADE DE MARIANA (MINAS GERAIS):: O DESLOCAMENTO FORÇADO ASSOCIADO AO DESASTRE AMBIENTAL E SUA INTERFACE COM O DIREITO À MORADIA. Revista de Direito Ambiental e Socioambientalismo, Florianopolis, Brasil, v. 10, n. 2, 2025. DOI: 10.26668/IndexLawJournals/2525-9628/2024.v10i2.10922. Disponível em: https://indexlaw.org/index.php/Socioambientalismo/article/view/10922. Acesso em: 29 mar. 2025.
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Isabela Martinez Nuñez de Oliveira, Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Graduada em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Mestranda em Direito na mesma Instituição. Pesquisadora que atua na linha de Pesquisa de Direitos Humanos e Políticas Públicas, no Programa de Pós-Graduação em Direito da Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Membro do grupo de pesquisa "Políticas públicas, sustentabilidade e proteção de vulneráveis"  (CNPq/PUC-Campinas). Advogada. Lattes: http://lattes.cnpq.br/5086696458966583

Joyce Ferreira Bernardes, Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Graduada em Direito pelo Centro Universitário Salesiano de São Paulo (Unisal). Mestranda em Direito, na linha de Pesquisa de Direitos Humanos e Políticas Públicas, no Programa de Pós-Graduação em Direito da Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Membro do grupo de pesquisa Políticas públicas, sustentabilidade e proteção de vulneráveis (CNPq/PUC-Campinas). Pesquisadora que atua na linha de pesquisa "Direitos Humanos e Políticas Públicas", com ênfase em Direito à Cidade. Lattes: https://lattes.cnpq.br/4263263508005518. Advogada.