AS LIÇÕES QUE O CICLO NUCLEAR DE CAETITÉ/BA TEM A OFERECER A ANGRA 3: VIOLAÇÕES AO DIREITO HUMANO AO MEIO AMBIENTE

Conteúdo do artigo principal

Flávia de Oliveira Santos do Nascimento
Camila Marques Gilberto

Resumo

O presente artigo analisa o direito humano ao meio ambiente à luz de princípios administrativos ambientais aplicados ao ciclo nuclear brasileiro. A notícia da retomada das obras de Angra 3 reacende o debate sobre os riscos da geração de energia nuclear. O processo de geração envolve a extração e enriquecimento de minério de urânio, atividade desenvolvida no município de Caetité/BA. Tais atividades demandam fiscalização efetiva das autoridades públicas. Assim, convém analisar o histórico enfrentado por este município numa luta desigual. Para tanto, utiliza-se de metodologia de revisão bibliográfica, especialmente em estudos e relatórios oficiais relevantes sobre o tema.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
NASCIMENTO, Flávia de Oliveira Santos do; GILBERTO, Camila Marques. AS LIÇÕES QUE O CICLO NUCLEAR DE CAETITÉ/BA TEM A OFERECER A ANGRA 3: VIOLAÇÕES AO DIREITO HUMANO AO MEIO AMBIENTE. Revista de Direito Ambiental e Socioambientalismo, Florianopolis, Brasil, v. 7, n. 2, p. 43–59, 2022. DOI: 10.26668/IndexLawJournals/2525-9628/2021.v7i2.8244. Disponível em: https://indexlaw.org/index.php/Socioambientalismo/article/view/8244. Acesso em: 15 jan. 2025.
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Flávia de Oliveira Santos do Nascimento, Universidade Católica de Santos

Advogada, graduada em Direito pela Universidade Católica de Santos.Doutoranda em Direito Ambiental Internacional. Mestre em Direito Ambiental pela Universidade Católica de Santos, com a dissertação PASSIVO AMBIENTAL DE EMPRESAS EM REGIME DE INSOLVÊNCIA. Especialista em Direito Empresarial pela EPD. Professora titular de direito empresarial e prática jurídica civill e membro do Núcleo Docente Estruturante (NDE) da Universidade Católica de Santos. Também professora da pós graduação lato sensu em Processo Civil, em Processo do Trabalho e no MBA de Controladoria e Compliance da Universidade Católica de Santos, onde também exerce a coordenação dos Seminários Abertos de Direito Contemporâneo e do Grupo de Estudos de Fashion Law. Presidente da Comissão da Mulher Advogada e da Comissão de Fashionlaw da OAB-Santos. Pesquisadora nas áreas de direito empresarial, direito empresarial ambiental, fashionlaw e direito das mulheres.

Camila Marques Gilberto, Universidade Católica de Santos

Advogada, sócia do escritório Marques Gilberto & Barreto Advogados Associados, localizado na cidade de Santos. Mestre em Direito pela University College of London (2007). Especialista em Direito Administrativo pela Universidade Católica de Santos. Professora do curso de graduação em Direito na Associação de Ensino de Ribeirão Preto - Unaerp Campus Guarujá, titular da cadeira de Direito Empresarial e Direitos Humanos. Professora do curso de graduação em Direito na Universidade Católica de Santos, nas disciplinas de Direito Empresarial e Direito da Seguridade Social. Coordenadora do curso de Pós Graduação em Direito do Trabalho e Processo do Trabalho da Universidade Católica de Santos. Professora em cursos de Pós Graduação da Universidade Católica de Santos. Professora de cursos preparatórios para a OAB. Subcordenadora da Comissão de Direito Previdenciário da OAB - Subseção Santos. Membro da Cátedra Sérgio Vieira de Mello na Universidade Católica de Santos, projeto desenvolvido em parceria com o Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR-ONU).

Referências

BONAVIDES, Paulo. Curso de Direito Constitucional. São Paulo: Malheiros, 4ªed., 1993.

COMPARATO, Fábio Konder. A Afirmação Histórica dos Direitos Humanos. São Paulo: Saraiva, 6ª ed., 2008.

DERANI, Cristiane. Direito Ambiental Econômico. São Paulo: Saraiva, 3ªed., 2008.

DI PIETRO, Maria Sylvia Zanella; MARTINS JUNIOR, Wallace Paiva. Tratado de Direito Administrativo. São Paulo: Revista dos Tribunais, vol. I, 2014.

FIGUEIREDO, Guilherme José Purvin de. Curso de Direito Ambiental. São Paulo: Revista dos Tribunais, 6ª ed, 2013.

FREITAS, Juarez. Direito fundamental à boa administração pública. São Paulo: Malheiros, 3ª ed, 2014.

FREITAS, Vladimir Passos de. Direito Administrativo e Meio Ambiente. Curitiba: Juruá, 3ª ed, 2001.

GRANZIERA, Maria Luiza Machado. Direito Ambiental. São Paulo: Atlas, 3ª ed., 2014.

GREENPEACE, Relatório Ciclo do Perigo: impactos da produção de combustível nuclear no Brasil, Greenpeace, 2008. Disponível em: <http://www.greenpeace.org/brasil/Global/brasil/report/2008/10/ciclo-do-perigo.pdf>. Acesso em: 14.05.2021.

LAZZARINI, Álvaro. Sanções administrativas ambientais. Revista de Informação Legislativa n. 134, Brasília, ano 34, abr./jun. 1997.

MACHADO, Paulo Affonso Leme. Direito Ambiental Brasileiro. São Paulo: Malheiros, 18ª ed., 2010.

MARTINS JUNIOR, Wallace Paiva. Princípios jurídicos de Direito Administrativo, Ambiental e Urbanístico e o princípio de precaução. In: Interesse Público – IP. Belo Horizonte, ano 16, n. 88, nov./dez. 2014.

____________________________. Transparência administrativa: publicidade, motivação e participação popular. São Paulo: Saraiva, 2ª ed., 2010.

MILARÉ, Édis. Direito do Ambiente. São Paulo: Revista dos Tribunais, 4ªed., 2005.

MUKAI, Toshio. Atuação administrativa e legislativa dos poderes públicos em matéria ambiental. Revista de Direito Administrativo n. 229, Rio de Janeiro, jul./set. 2002.

____________. Direito Ambiental Sistematizado. Rio de Janeiro: Forense, 10ª ed., 2016.

PIOVESAN, Flávia. Direitos Humanos e Justiça Internacional. São Paulo: Saraiva, 2019.

PLATAFORMA DHESCA, Relatório da Missão Caetité: violações de direitos humanos no ciclo nuclear, Plataforma Dhesca, 2011. Disponível em: <http://www.dhescbrasil.org.br/attachments/499_Dhesca%20Brasil%20-%20Missao%20Caetite%20-%20Meio%20Ambiente%20-%202011.pdf>. Acesso em 14.05.2021.

PIOVESAN, Flávia. Direitos Humanos e Justiça Internacional. São Paulo: Saraiva, 1ª ed., 2007.

SARLET, Ingo Wolfgang; Fensterseifer, Tiago. Direito Constitucional Ambiental. São Paulo: Revista dos Tribunais, 4ª ed, 2014.

SILVA, José Afonso da. Direito Ambiental Constitucional. São Paulo: Malheiros, 8ªed., 2010.

SUNDFELD, Carlos Ari. Direito Administrativo Ordenador. São Paulo: Malheiros, 1997.