A HISTÓRIA DA POLÍTICA JUDICIÁRIA NACIONAL DE TRATAMENTO ADEQUADO AOS CONFLITOS DE INTERESSES E O PRINCÍPIO DA DIGNIDADE HUMANA NO PODER JUDICIÁRIO

Janaína Rigo Santin, Adriana Hartemink Cantini

Resumo


O entendimento de acesso à justiça, historicamente, sempre esteve em sintonia com a compreensão do Estado Democrático de Direito, em que a concepção de Estado prima pelo respeito e pela constitucionalização dos direitos humanos, observados os princípios da dignidade humana e do acesso à justiça. Estes princípios, após retrocessos advindos de períodos de autoritarismo no país, passam a partir da redemocratização a ser a essência do ordenamento jurídico brasileiro e das diretrizes orientadoras das ações do Estado, tanto nas funções legiferantes, quanto nas funções executiva e judiciária, devendo guiar a formulação e a execução das políticas públicas. Este ensaio estabelece uma discussão que busca verificar se o princípio da dignidade humana, previsto constitucionalmente, pode ser identificado em uma política pública específica que está a cargo do Poder Judiciário – a do tratamento adequado aos conflitos de interesse. O caminho metodológico escolhido para a abordagem do problema é o histórico e indutivo, na medida em que busca identificar o significado de dignidade humana na história brasileira, relacionando-o com a efetivação dos direitos humanos/fundamentais. Mediante a observação da relação entre os fenômenos, verifica-se as hipóteses (verdades provisórias) a partir das relações observadas. Com o método de procedimento que caracteriza a pesquisa exploratória, histórica e de cunho bibliográfico e normativo, constrói-se um quadro teórico capaz de fornecer respostas às questões postas, proporcionando mais familiaridade em relação ao problema.

Palavras-chave


Acesso à Justiça; Direitos Fundamentais; Dignidade Humana; Políticas Públicas; Poder Judiciário

Texto completo:

PDF

Referências


AZEVEDO, André Gomma de (Org.). Estudos em arbitragem, mediação e negociação. Brasília: Ed. Grupos de Pesquisa, 2004.

BARROSO, Luís Roberto. A dignidade da pessoa humana no direito constitucional contemporâneo: a construção de um conceito jurídico à luz da jurisprudência mundial. Belo Horizonte: Fórum, 2013.

BONAVIDES, Paulo. Curso de direito constitucional. 5ª. ed. São Paulo: Malheiros, 1994.

CALMON, Petrônio. Fundamentos da Mediação e da Conciliação. São Paulo: Forense, 2007.

CORTE INTERAMERICANA DE DERECHOS HUMANOS. Caso de los “Niños de la Calle” (Villagrán Morales y otros) versus Guatemala. Fondo. Sentencia de 19 de noviembre de 1999a, Ser. C, n. 63. Disponível em: .

DI PIETRO, Maria Sylvia Zanella. Direito Administrativo. 34ª Ed. Rio de Janeiro: Forense, 2021.

DWORKIN, Ronald. Levando os direitos a sério. Trad. de Nelson Boeira. 2ª. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2007.

FRIAS, Lincoln; Lopes, Nairo. Considerações sobre o conceito de dignidade humana. Revista DIREITO GV 22. São Paulo. Jul/dez. pp. 649-670, 2015. Disponível em . Acesso em mai/2021.

GIL, Antônio Carlos. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. 7ª. ed. São Paulo: Atlas, 2019.

HACHEM, Daniel Wunder; BONAT, Alan. O direito ao desenvolvimento de um projeto de vida na jurisprudência da Corte Interamericana de Direitos Humanos e a educação como elemento indispensável. Revista Opinião Jurídica. Vol. 15, nº. 21, 2017. Disponível em: https://periodicos.unichristus.edu.br/opiniaojuridica/article/view/1787. Acesso em: mar. 2021.

HESSE, Konrad. A força normativa da Constituição. Tradução de Gilmar Ferreira Mendes. Porto Alegre: S.A. Fabris, 1991.

KANT, I. Fundamentação da metafísica dos costumes. São Paulo: Abril Cultural, 1980.

LASSALE, Ferdinand. A essência da Constituição. Rio de Janeiro: Liber Juris, 1985.

MARKONI, Marina de Andrade: LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de Metodologia Científica. 8ª Ed. São Paulo: Atlas, 2019.

MELLO FILHO, José Celso de. Constituição Federal anotada. 2. ed. SãoPaulo: Saraiva, 1986.

PEDUZZI, Maria Cristina Irigoyen. O Princípio da Dignidade da Pessoa Humana na Perspectiva do Direito como Integridade. São Paulo: Ltr, 2009.

PÉREZ LUÑO, Antonio Enrique. Derechos Humanos, Estado de Derecho y Constitución. Madrid: Editorial Tecnos, 1984.

REALE, Miguel. Filosofia do Direito. 11.ed. São Paulo: Saraiva, 1986.

RIOS, Roger Raupp. Dignidade da pessoa humana, homossexualidade e família: refle¬xões sobre as uniões de pessoas do mesmo sexo. In: MARTINS-COSTA, Judith. A Recons¬trução do Direito Privado. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2002.

ROTHERBURG, Walter Claudius. Princípios Constitucionais. Revista da Faculdade de direito da UFPR, Curitiba, n. 29, 1996, pp. 199-238. Cadernos da Pós Graduação. Disponível em: https://revistas.ufpr.br/direito/article/view/9393/6485. Acesso em 13 set. 2023.

SAHD, L. F. N. de A. e S. Hugo Grotius: direito natural e dignidade. Cadernos De Ética E Filosofia Política. n. 2, v. 15, pp. 181-192, 2009. Disponível em: Acesso em mar/2021.

SANTIN, Janaína Rigo; SCHELEDER, Adriana P. Os Problemas Estruturais Atuantes como Limitadores dos Princípios Informadores dos Juizados Especiais Cíveis. Processo e Jurisdição. Florianópolis: CONPEDI, 2012. Disponível em: http://www.publicadireito.com.br/artigos/?cod=7d12b66d3df6af8d. Acesso em 13 set. 2023.

SANTIN, Janaína Rigo; PIVA, Maristela. Meio ambiente familiar, relações de poder e mediação. Revista Eletrônica Direito e Sociedade, Canoas, v. 10, n. 3, p. 87-103, dez. 2022. Disponível em: https://www.revistas.unilasalle.edu.br/index.php/redes/article/view/5588. Acesso em 13 set. 2023.

SARLET, Ingo Wolfgang. Dignidade da pessoa humana e direitos fundamentais na Constituição Federal de 1988. 5.ed. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2007.




DOI: http://dx.doi.org/10.26668/IndexLawJournals/2526-026X/2023.v9i2.9925

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.