O USO DO DOCUMENTÁRIO ÍNDIO CIDADÃO? NUM PROJETO DE CULTURA PARA A REFLEXÃO DOS DIREITOS DO POVOS ORIGINÁRIOS DO BRASIL
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Estudo que trata do uso da fonte cinematográfica, a partir de um projeto de cultura proposto, aprovado e em andamento na Faculdade de Direito da Universidade Federal do Rio Grande. A metodologia utilizada, a pesquisa descritiva, no estudo de caso do projeto de cultura denominado I Ciclo de Estudos Discutindo Direitos Históricos a partir do Documentário Índio Cidadão?, passa pela análise da narrativa cinematográfica, juntamente à pesquisa documental e à revisão da bibliografia pertinente. Aborda-se sobre Os Direitos dos Povos Originários do Brasil que foram reconhecidos pelo Estado Brasileiro a partir da Constituinte de 1987. Reflete-se sobre o Uso da Fonte Cinematográfica na Pesquisa atentando para o uso específico no Direito pela via de projetos de cultura. Expõe-se o Projeto de Cultura referido, onde se verificam quais a contribuições dessas ações para conscientização da sociedade acadêmica, aceitação e convivência com as diversidades étnico-culturais na Universidade. Conclui-se que a fonte cinematográfica pode contribuir por meio de projetos de cultura no curso das atividades acadêmicas para fomentar o debate acerca da construção histórica dos direitos à efetividade desses.
Downloads
Detalhes do artigo
• O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigo às normas da publicação.
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre) em http://opcit.eprints.org/oacitation-biblio.html
Referências
BENEDETTI, Eduardo José Bordignon; LOBATO, Anderson Orestes Cavalcante. Negros e Índios: Ações Afirmativas e a realização da Justiça Social. Juris. Rio Grande, n. 17, p. 75-95, 2012.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. 1988. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicaocompilado.htm>. Acesso em: 10 ago. 2014.
BRASIL. Lei n. 6.001, de 19 de dezembro de 1973. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l6001.htm>. Acesso em: 10 ago. 2014.
BRASIL. Lei n. 11.645, de 10 de março de 2008. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11645.htm >. Acesso: 20 ago.
BRASIL. Lei n. 12.711, de 29 de agosto de 2012. Disponível em:
<http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2012/lei/l12711.htm>. Acesso em: 28
abr. 2015.
COLAÇO, Thais Luzia. O Direito Indígena a partir da Constituição Brasileira de 1988. In: WOLKMER, Antônio Carlos; MELO, Milena Petters (Orgs.). Constitucionalismo latino- americano: tendências contemporâneas. Curitiba: Juruá, 2013, p. 190-211.
; DAMÁZIO, Eloise da Silveira Petter. Novas perspectivas para a antropologia jurídica na América Latina: o direito e o pensamento decolonial. Florianópolis: Fundação Boiteux, 2012.
“Índio Cidadão?”. Direção: Rodrigo Siqueira Arajeju. Distrito Federal, 2014, DVD (52 min).
KRENAK, Ailton Alves Lacerda; COHN, Sergio (Org.). Encontros. Rio de Janeiro: Azougue, 2015.
SCHNEIDER, Giselda Siqueira da Silva. Projeto de Cultura: “I Ciclo de Estudos – Discutindo Direitos Históricos a partir do Documentário „Índio Cidadão?‟”. Universidade Federal de Rio Grande. Faculdade de Direito. Rio Grande, 2015.