ANÁLISE DO PODER COMO ÊXITO NO PROCESSO DE COMUNICAÇÃO.
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O presente trabalho visa analisar o poder e seus aspectos objetivos como efetividade e exercício dentro de um contexto relacional de comunicação. Poder não poder ser visto, tocado, armazenado. Por isso ele só será percebido nas relações sociais e assim ele é percebido quando o processo de comunicação é exitoso. Para tanto utilizamos o método dedutivo em revisão bibliográfica. O objetivo geral é analisar o poder como capacidade de influenciar decisões, o específico é demonstrar que no Brasil em 2016 tivemos o golpe como exemplo de exercício de poder.
Downloads
Detalhes do artigo
• O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigo às normas da publicação.
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre) em http://opcit.eprints.org/oacitation-biblio.html
Referências
BOBBIO, Norberto. As ideologias e o poder em crise. Tradução de João Ferreira; Revisão técnica Gilson César Cardoso. 4 ed. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 1999.
BOURDIEU, Pierre. O poder simbólico. Tradução de Fernando Tomaz. Rio de Janeiro: Editora Bertrand Brasil S.A., 1989.
CERVANTES, Miguel de. Dom Quixote de la Mancha. Tradução e Notas Ernani Ssó. Volume 1 Introdução de Jonh Rutherford. Volume 2 Posfácios de Jorge Luis Borges e Ricardo Piglia. São Paulo: Companhia das Letras, 2012.
FATTORELLI, Maria Lúcia. Sobraram R$ 480 bilhões no caixa do governo em 2015. Disponível em: <http://www.auditoriacidada.org.br/blog/2016/07/25/sobraram-r-480-bilhoes-no-caixa-do-governo-em-2015/> Acesso em: 23 de NOV. de 2016. sp.
FORNAZIERI, Aldo. Impeachment político é golpe. Disponível em: <http://jornalggn.com.br/noticia/impeachment-politico-e-golpe-por-aldo-fornazieri> Acesso em: 29 de AGO. de 2016.
FOUCAULT, Michel. Microfísica do Poder. Organização, Introdução e revisão técnica de Roberto Machado. 25ª ed. São Paulo: Graal, 2012.
PUGLIESI, Marcio. Teoria do Direito. 2 ed. São Paulo: Saraiva, 2009.
SOUZA, Jessé. A radiografia do Golpe: Entenda como e por que você foi enganado. Rio de Janeiro: Editora Leya, 2016.
VEJA. Roberto Setubal defende a permanência de Dilma Rousseff na presidência. Da redação. Disponível em: <http://veja.abril.com.br/noticia/brasil/roberto-setubal/> Acesso em 07 de OUT. de 2015.