ANÁLISE DO PODER COMO ÊXITO NO PROCESSO DE COMUNICAÇÃO.

Conteúdo do artigo principal

CARLOS AUGUSTO DE OLIVEIRA DINIZ OLIVEIRA DINIZ

Resumo

O presente trabalho visa analisar o poder e seus aspectos objetivos como efetividade e exercício dentro de um contexto relacional de comunicação. Poder não poder ser visto, tocado, armazenado. Por isso ele só será percebido nas relações sociais e assim ele é percebido quando o processo de comunicação é exitoso. Para tanto utilizamos o método dedutivo em revisão bibliográfica. O objetivo geral é analisar o poder como capacidade de influenciar decisões, o específico é demonstrar que no Brasil em 2016 tivemos o golpe como exemplo de exercício de poder.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
DINIZ, CARLOS AUGUSTO DE OLIVEIRA DINIZ OLIVEIRA. ANÁLISE DO PODER COMO ÊXITO NO PROCESSO DE COMUNICAÇÃO. Revista de Sociologia, Antropologia e Cultura Jurídica, Florianopolis, Brasil, v. 5, n. 1, p. 23–42, 2019. DOI: 10.26668/IndexLawJournals/2526-0251/2019.v5i1.5516. Disponível em: https://indexlaw.org/index.php/culturajuridica/article/view/5516. Acesso em: 15 jan. 2025.
Seção
Artigos
Biografia do Autor

CARLOS AUGUSTO DE OLIVEIRA DINIZ OLIVEIRA DINIZ, Universidade Federal de Goiás - UFG

Doutor em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), Área de Concentração: Efetividade do Direito na linha de pesquisa: Ética, Linguagem e Justiça. Mestre em Direito pelo Centro Universitário Toledo de Araçatuba-SP (UNITOLEDO) na Área de Concentração: Prestação Jurisdicional no Estado Democrático de Direito; Linha de Pesquisa: Tutela Jurisdicional dos Direitos Sociais, Difusos e Coletivos - (2011). Graduado em Direito pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS (2008). Foi Coordenador do Curso de Direito do CENTRO DE ENSINO SUPERIOR REZENDE & POTRICH (Faculdade Mineirense / FAMA) de Mineiros-GO. Professor da Carreira de Magistério Superior do Curso de Direito da Universidade Federal de Goiás (UFG). Foi Coordenador do Curso de Direito da Universidade Federal de Goiás (UFG) / Regional Jataí-GO. Foi Subchefe da Unidade Acadêmica de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Federal de Goiás / Regional Jataí-GO. Coordena o Projeto de Pesquisa “Poder, Estado e Capitalismo: Impactos no Processo de Construção do Direito, (PI03572-2019)”.

Referências

BOBBIO, Norberto. As ideologias e o poder em crise. Tradução de João Ferreira; Revisão técnica Gilson César Cardoso. 4 ed. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 1999.

BOURDIEU, Pierre. O poder simbólico. Tradução de Fernando Tomaz. Rio de Janeiro: Editora Bertrand Brasil S.A., 1989.

CERVANTES, Miguel de. Dom Quixote de la Mancha. Tradução e Notas Ernani Ssó. Volume 1 Introdução de Jonh Rutherford. Volume 2 Posfácios de Jorge Luis Borges e Ricardo Piglia. São Paulo: Companhia das Letras, 2012.

FATTORELLI, Maria Lúcia. Sobraram R$ 480 bilhões no caixa do governo em 2015. Disponível em: <http://www.auditoriacidada.org.br/blog/2016/07/25/sobraram-r-480-bilhoes-no-caixa-do-governo-em-2015/> Acesso em: 23 de NOV. de 2016. sp.

FORNAZIERI, Aldo. Impeachment político é golpe. Disponível em: <http://jornalggn.com.br/noticia/impeachment-politico-e-golpe-por-aldo-fornazieri> Acesso em: 29 de AGO. de 2016.

FOUCAULT, Michel. Microfísica do Poder. Organização, Introdução e revisão técnica de Roberto Machado. 25ª ed. São Paulo: Graal, 2012.

PUGLIESI, Marcio. Teoria do Direito. 2 ed. São Paulo: Saraiva, 2009.

SOUZA, Jessé. A radiografia do Golpe: Entenda como e por que você foi enganado. Rio de Janeiro: Editora Leya, 2016.

VEJA. Roberto Setubal defende a permanência de Dilma Rousseff na presidência. Da redação. Disponível em: <http://veja.abril.com.br/noticia/brasil/roberto-setubal/> Acesso em 07 de OUT. de 2015.