DILEMAS DE UMA CULTURA NORMATIVA: PLURALISMO JURÍDICO E FAVELA
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O presente trabalho problematiza a relação entre a população de uma favela da região serrana do Estado do Rio de Janeiros e as instituições de Estado. Analisa-se a cultura normativa e seus vínculos com os universos da fé, da política e da justiça, identificando-se alguns elementos e valores estranhos ao universo das normas jurídico-estatais
Downloads
Detalhes do artigo
• O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigo às normas da publicação.
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre) em http://opcit.eprints.org/oacitation-biblio.html
Referências
BOURDIEU, Pierre. A Economia das Trocas Simbólicas. São Paulo: Ed. Perspectiva, 1992.
BURGOS, Marcelo Baumann. “Dos Parques Proletários ao Favela-bairro; as políticas públicas nas favelas do Rio de Janeiro”. In: Zaluar, Alba e Alvito, Marcos. Um século de favela. Rio de Janeiro, Fundação Getúlio Vargas, 2000.
LACOMBE, Marcelo. A Inclusão Marginal e a Cidade: O Lugar da Margem e os Desencontros do Brasil Urbano. Dissertação de Mestrado defendida no Programa de Pós-Graduação em Sociologia do IUPERJ em 1999. Orientadora: Profa. Dra. Lícia do Prado Valladares.
PRANDI, Reginaldo & PIERUCCI, Flávio. Realidade Social das Religiões no Brasil. São Paulo: HUCITEC, 1996.
SANTOS, Boaventura de Souza. O discurso e o poder; ensaio sobre a sociologia da retórica jurídica. Porto Alegre, Fabris, 1988.
TOCQUEVILLE, Alexis de. A Democracia na América. São Paulo: EDUSP, 1977.
VALLADARES, Lícia do Prado. “Cem Anos Pensando a Pobreza (urbana) no Brasil”. In: BOSCHI, Renato. Corporativismo e Desigualdade: A Construção do Espaço Público no Brasil. Rio de Janeiro: Rio Fundo Editora/IUPERJ, 1991.
VIANNA, Luiz Werneck et alii. A Judicialização da Política e da Relações Sociais no Brasil. Rio de Janeiro: Ed. Revan, 1999.
WEBER, Max. A Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo. (Edição de Antônio Flávio Pierucci). São Paulo: Ed. Companhia das Letras, 2004.
WEBER, Max. Economia e Sociedade. Brasília: Editora UnB, 1991.
WEBER, Max. Ensaios de Sociologia. Rio de Janeiro: Guanabara,1982.