DILEMAS DE UMA CULTURA NORMATIVA: PLURALISMO JURÍDICO E FAVELA

Renan Aguiar

Resumo


O presente trabalho problematiza a relação entre a população de uma favela da região serrana do Estado do Rio de Janeiros e as instituições de Estado. Analisa-se a cultura normativa e seus vínculos com os universos da fé, da política e da justiça, identificando-se alguns elementos e valores estranhos ao universo das normas jurídico-estatais


Palavras-chave


Pluralismo jurídico; cultura normativa da favela; cultura normativa e religiosidade; favela e religiosidade; administração da justiça.

Texto completo:

PDF

Referências


BOURDIEU, Pierre. A Economia das Trocas Simbólicas. São Paulo: Ed. Perspectiva, 1992.

BURGOS, Marcelo Baumann. “Dos Parques Proletários ao Favela-bairro; as políticas públicas nas favelas do Rio de Janeiro”. In: Zaluar, Alba e Alvito, Marcos. Um século de favela. Rio de Janeiro, Fundação Getúlio Vargas, 2000.

LACOMBE, Marcelo. A Inclusão Marginal e a Cidade: O Lugar da Margem e os Desencontros do Brasil Urbano. Dissertação de Mestrado defendida no Programa de Pós-Graduação em Sociologia do IUPERJ em 1999. Orientadora: Profa. Dra. Lícia do Prado Valladares.

PRANDI, Reginaldo & PIERUCCI, Flávio. Realidade Social das Religiões no Brasil. São Paulo: HUCITEC, 1996.

SANTOS, Boaventura de Souza. O discurso e o poder; ensaio sobre a sociologia da retórica jurídica. Porto Alegre, Fabris, 1988.

TOCQUEVILLE, Alexis de. A Democracia na América. São Paulo: EDUSP, 1977.

VALLADARES, Lícia do Prado. “Cem Anos Pensando a Pobreza (urbana) no Brasil”. In: BOSCHI, Renato. Corporativismo e Desigualdade: A Construção do Espaço Público no Brasil. Rio de Janeiro: Rio Fundo Editora/IUPERJ, 1991.

VIANNA, Luiz Werneck et alii. A Judicialização da Política e da Relações Sociais no Brasil. Rio de Janeiro: Ed. Revan, 1999.

WEBER, Max. A Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo. (Edição de Antônio Flávio Pierucci). São Paulo: Ed. Companhia das Letras, 2004.

WEBER, Max. Economia e Sociedade. Brasília: Editora UnB, 1991.

WEBER, Max. Ensaios de Sociologia. Rio de Janeiro: Guanabara,1982.




DOI: http://dx.doi.org/10.26668/IndexLawJournals/2526-0251/2021.v7i2.8188

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Revista de Sociologia, Antropologia e Cultura Jurídica, Florianópolis (SC), e-ISSN: 2526-0251

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.