O CAPITALISMO E A INSTRUMENTALIZAÇÃO DOS INDIVÍDUOS
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Este artigo pretende analisar de que maneira a indústria cultural, como um poder criado a partir do sistema capitalista, instrumentaliza o indivíduo na sociedade, a ponto de transformá-lo em um ser nulificado e desprovido de direitos humanos. Assim, tem por objetivo investigar de que maneira o moderno sistema-mundo, a partir da indústria cultural, instrumentaliza e coisifica os indivíduos na sociedade. Esta análise parte de uma perspectiva interdisciplinar, abordando os fundamentos do capitalismo, bem como suas virtudes e vícios, a partir da teoria de Immanuel Wallerstein constante na obra Capitalismo Histórico e Civilização Capitalista, bem como os fundamentos da indústria cultural, a partir da teoria de Theodor Adorno e Max Horkheimer, presente na obra Dialética do Esclarecimento. A hipótese centra-se na ideia de que o capitalismo, por colocar o indivíduo como centro do sistema e, apesar de basear-se no universalismo e nos direitos humanos, trata o ser humano como um ser genérico, substituível, fungível, apático e como simples engrenagem do moderno sistema-mundo.
Downloads
Detalhes do artigo
• O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigo às normas da publicação.
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre) em http://opcit.eprints.org/oacitation-biblio.html
Referências
ADORNO, Theodor; Horkheimer, Max. Dialética do Esclarecimento. Rio de Janeiro: Zahar, 1947.
CHAUI, Marilena. Contra a Servidão Voluntária. Belo Horizonte: Autêntica Editora; São Paulo: Fundação Perseu Abramo, 2013.
CLASTRES, Pierre. Liberdade, Infortúnio, Inominável. In: BOÉTIE, La. Discurso sobre a servidão voluntária. Lisboa: Antígona, 2016.
CUTTS, Steve. Hapiness. 2017. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=wmtHMOvl-Hc>. Acesso em: 15 de dezembro de 2021.
FANON, Frantz. Pele Negra. Máscaras Brancas. Tradução de Renato da Silveira. Rio de Janeiro: EDUFBA, 2008.
FANON, Frantz. Os condenados da terra. Juiz de Fora: Editora UFJF, 2005.
GOMES, Manuel João. Prefácio Difícil Apesar da Ajuda de Montaigne. In: BOÉTIE, La. Discurso sobre a servidão voluntária. Lisboa: Antígona, 2016, p. 14.
LA BOÉTIE, Étienne de. O Discurso da Servidão Voluntária. I Ed. São Paulo: Martin Claret, 2017.
LIPOVETSKY, Gilles. A Felicidade Paradoxal: ensaio sobre a sociedade de hiperconsumo. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.
QUIJANO, Anibal. Colonialidade do poder e classificação social. In: SANTOS, Boaventura de Souza; MENESES, Maria Paula (Org.). Epistemologias do Sul. São Paulo: Cortez, 2010.
VERBICARO, Dennis. VERBICARO, Loiane. A Indústria Cultural e o Caráter Fictício da Individualidade na Definição de Consumidor-Comunidade Global. Revista Jurídica Cesumar. Vol. 17, n. 1, 2017.
VERBICARO, Loiane Prado. O Impacto da Sociedade de Massas no Consumo e da Ideia de Cultura. In: VERBICARO, Dennis; ATAÍDE, Camille; ACIOLI, Carlos (Coord). Provocações Contemporâneas no Direito do Consumidor, 2018.
VERBICARO, Dennis. VERBICARO, Loiane Prado. AZEVEDO, Camyla Galeão de. A Indústria Cultural e o Consumismo sob a Perspectiva da Mulher. Revista de Direito do Consumidor. Vol. 123, ano 28. P. 77-106. São Paulo: Ed. RT, 2019.
WALLERSTEIN, Immanuel. Civilização capitalista. In: Capitalismo histórico e civilização capitalista. Trad. Renato Aguiar. Rio de Janeiro: Contraponto, 2001.