Do Direito de Usar ao Direito de Fazer: o Caso Monsanto e o Conflito Entre o Uso e o Abuso Do Direito À Patente

Conteúdo do artigo principal

Leônidas Meireles Mansur Muniz de Oliveira
Jorge Mascarenhas Lasmar

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo apresentar uma reflexão sobre a interface existente entre o uso e o abuso do direito à patente. Para alcançar o objetivo proposto será utilizado o método bibliográfico com enfoque no caso concreto envolvendo a disputa judicial contra a empresa Monsanto. Sendo assim, foi analisada uma vasta doutrina sobre o tema buscando identificar no caso concreto qual é a interface que equilibra o direito à patente. Os direitos de propriedade intelectual recorrentemente ocupam as páginas dos mais importantes jornais do mundo, demonstrando os conflitos existentes entre os mais diversos países quando o assunto se faz o uso exclusivo de determinado invento. É nesse ponto que pousa a relevância da pesquisa sobre o tema, vez que os direitos de propriedade intelectual necessitam de reflexões acadêmicas sobre os conflitos que os circundam.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
OLIVEIRA, Leônidas Meireles Mansur Muniz de; LASMAR, Jorge Mascarenhas. Do Direito de Usar ao Direito de Fazer: o Caso Monsanto e o Conflito Entre o Uso e o Abuso Do Direito À Patente. Revista Brasileira de Direito Empresarial, Florianopolis, Brasil, v. 1, n. 1, p. 55–78, 2015. DOI: 10.26668/IndexLawJournals/2526-0235/2015.v1i1.607. Disponível em: https://indexlaw.org/index.php/direitoempresarial/article/view/607. Acesso em: 26 dez. 2024.
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Leônidas Meireles Mansur Muniz de Oliveira, Faculdades Milton Campos - FMC, Minas Gerais, MG

Mestre em Mestrado em Direito Empresarial pela Faculdades Milton Campos - FMC, Minas Gerais, MG, (Brasil). Coordenador do Setor Trabalhista e Empresari no escritório Tomáz de Aquino, Costa Vilar Sociedade de Advogados, TACV.

Jorge Mascarenhas Lasmar, London School of Economics and Political Sciences - LSE, Londres, Inglaterra

Doutor em Relações Internacionais pela London School of Economics and Political Sciences - LSE, Londres, (Inglaterra). Coordenador da Graduação na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC Minas, Minas Gerais.

Referências

ASSAFIM, João Marcelo de Lima. A Transferência de Tecnologia no Brasil: aspectos contratuais e concorrências da propriedade industrial. Rio de Janeiro: Lúmen Jurís, 2005.

BARBOSA, Denis Borges. Tratado da Propriedade Intelectual. Rio de Janeiro: Lúmen Jurís, 2013.

BARBOSA, Denis Borges Barbosa. Tratado da Propriedade Intelectual/Patentes. Rio de janeiro: Lumen Jurís, 2014.

BRAGA, Samantha Bancroft Viana. Noções Sobre o Abuso do Direito de Propriedade

Intelectual e da Doutrina do Patente Misuse. Disponível em:http://www.abpi.org.br/biblioteca. Acesso em: 09 de agosto de 2015.

BRANT, Cássio Augusto Barros. Lições Preliminares de Propriedade Intelectual. Belo Horizonte: Edição do Autor, 2012.

CHAVES, Antônio. Evolução da propriedade intelectual no Brasil. São Paulo: Revista dos Tribunais, 1992.

DINIZ, Davi Monteiro Diniz. Propriedade Industrial e Segredo em Comércio. Belo Horizonte: Del Rey, 2003.

GUSTIN, Miracy Barbosa de sousa; DIAS, Maria Tereza. (Re)pensando a Pesquisa Jurídica. Belo Horizonte, 2015.

HAMMES, Bruno Jorge. O Direito de Propriedade Intelectual. São Paulo: Unisinos, 2002. LEOPOLDINO DA FONSECA, João Bosco. Direito Econômico. Rio de janeiro: Forense, 1988.

MALLMANN, Querino. Fundamentos Jurídicos-Filósoficos Sobre a Origem e Titularidade das Patentes e Invenções. Disponível em: http://pidcc.com.br/images/15062014. Acesso em: 05 de agosto de 2015.

MELO, Renato Dolabella. Patentes e Desenhos Industriais: instrumentos legais para coibir o abuso. Belo Horizonte: Arraes Editoras, 2011.

MARTINS, Pedro Baptista. O Abuso de Direito e o ato Ilícito. Rio de Janeiro: Forense,2002.

PINTO, Ana Paula Gomes. Revalidação de Patentes. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2014.

PLAZA, Charlene Maria C. Das Patentes aos Royalties – O caso da soja transgênica da Monsanto. Disponível em:

http://pidcc.com.br/artigos/032013/edicao0301. Acesso em: 08 de agosto de 2015.

SOUZA, Rebeca Hennermman Vergara. Sequestraram a Propriedade Intelectual: uma agenda para desenvolvimento na Organização Mundial da Propriedade Intelectual. 2009. 28876. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Faculdade de Ciências Humanas, Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Disponível em: http://hdl.handle.net/10183/28876. Acesso em: 07 de julho de 2015.

VIZZOTTO, Alberto. A Função Social das Patentes Sobre medicamentos. São Paulo: LCTE, 2010.