Do Direito de Usar ao Direito de Fazer: o Caso Monsanto e o Conflito Entre o Uso e o Abuso Do Direito À Patente
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O presente trabalho tem como objetivo apresentar uma reflexão sobre a interface existente entre o uso e o abuso do direito à patente. Para alcançar o objetivo proposto será utilizado o método bibliográfico com enfoque no caso concreto envolvendo a disputa judicial contra a empresa Monsanto. Sendo assim, foi analisada uma vasta doutrina sobre o tema buscando identificar no caso concreto qual é a interface que equilibra o direito à patente. Os direitos de propriedade intelectual recorrentemente ocupam as páginas dos mais importantes jornais do mundo, demonstrando os conflitos existentes entre os mais diversos países quando o assunto se faz o uso exclusivo de determinado invento. É nesse ponto que pousa a relevância da pesquisa sobre o tema, vez que os direitos de propriedade intelectual necessitam de reflexões acadêmicas sobre os conflitos que os circundam.
Downloads
Detalhes do artigo
• O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigo às normas da publicação.
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre) em http://opcit.eprints.org/oacitation-biblio.html
Referências
ASSAFIM, João Marcelo de Lima. A Transferência de Tecnologia no Brasil: aspectos contratuais e concorrências da propriedade industrial. Rio de Janeiro: Lúmen Jurís, 2005.
BARBOSA, Denis Borges. Tratado da Propriedade Intelectual. Rio de Janeiro: Lúmen Jurís, 2013.
BARBOSA, Denis Borges Barbosa. Tratado da Propriedade Intelectual/Patentes. Rio de janeiro: Lumen Jurís, 2014.
BRAGA, Samantha Bancroft Viana. Noções Sobre o Abuso do Direito de Propriedade
Intelectual e da Doutrina do Patente Misuse. Disponível em:http://www.abpi.org.br/biblioteca. Acesso em: 09 de agosto de 2015.
BRANT, Cássio Augusto Barros. Lições Preliminares de Propriedade Intelectual. Belo Horizonte: Edição do Autor, 2012.
CHAVES, Antônio. Evolução da propriedade intelectual no Brasil. São Paulo: Revista dos Tribunais, 1992.
DINIZ, Davi Monteiro Diniz. Propriedade Industrial e Segredo em Comércio. Belo Horizonte: Del Rey, 2003.
GUSTIN, Miracy Barbosa de sousa; DIAS, Maria Tereza. (Re)pensando a Pesquisa Jurídica. Belo Horizonte, 2015.
HAMMES, Bruno Jorge. O Direito de Propriedade Intelectual. São Paulo: Unisinos, 2002. LEOPOLDINO DA FONSECA, João Bosco. Direito Econômico. Rio de janeiro: Forense, 1988.
MALLMANN, Querino. Fundamentos Jurídicos-Filósoficos Sobre a Origem e Titularidade das Patentes e Invenções. Disponível em: http://pidcc.com.br/images/15062014. Acesso em: 05 de agosto de 2015.
MELO, Renato Dolabella. Patentes e Desenhos Industriais: instrumentos legais para coibir o abuso. Belo Horizonte: Arraes Editoras, 2011.
MARTINS, Pedro Baptista. O Abuso de Direito e o ato Ilícito. Rio de Janeiro: Forense,2002.
PINTO, Ana Paula Gomes. Revalidação de Patentes. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2014.
PLAZA, Charlene Maria C. Das Patentes aos Royalties – O caso da soja transgênica da Monsanto. Disponível em:
http://pidcc.com.br/artigos/032013/edicao0301. Acesso em: 08 de agosto de 2015.
SOUZA, Rebeca Hennermman Vergara. Sequestraram a Propriedade Intelectual: uma agenda para desenvolvimento na Organização Mundial da Propriedade Intelectual. 2009. 28876. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Faculdade de Ciências Humanas, Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Disponível em: http://hdl.handle.net/10183/28876. Acesso em: 07 de julho de 2015.
VIZZOTTO, Alberto. A Função Social das Patentes Sobre medicamentos. São Paulo: LCTE, 2010.