O PROCESSO DE ALIENAÇÃO PARENTAL E O PRINCÍPIO DO MELHOR INTERESSE: AMPLIAÇÃO PARA A PROTEÇÃO DA INTEGRIDADE

Conteúdo do artigo principal

Ana Elisa Silva Fernandes Vieira
Hélintha Coeto Neitzke

Resumo

O artigo tematiza o processo de alienação parental e sua prática no dia a dia familiar, e os impactos das crianças e adolescentes. O objetivo é investigar as consequências do processo de alienação parental, considerando o melhor interesse do melhor e o direito da personalidade à integridade. Para tanto, utiliza o método dedutivo, e como técnica de investigação emprega a revisão bibliográfica não sistemática, nacional em artigos, livros, físicos e eletrônicos, disponíveis nas bases de dados Google Acadêmico, Scielo e Ebsco. O artigo está dividido em seções, sendo que na primeira seção aprofunda o tema e analisa a legislação pertinente, abordando os impactos às crianças e adolescentes considerando os seus direitos da personalidade. Conclui-se que alguns direitos da personalidade podem estar em situação de risco, como é o caso da integridade psíquica. Por isso, indica-se que durante o processo de alienação parental o princípio do melhor interesse da criança e do adolescente seja aplicado de modo a não só buscar uma solução processual, mas que se leve em consideração a integridade dos que estão em desenvolvimento.

Downloads

Detalhes do artigo

Como Citar
SILVA FERNANDES VIEIRA, Ana Elisa; COETO NEITZKE, Hélintha. O PROCESSO DE ALIENAÇÃO PARENTAL E O PRINCÍPIO DO MELHOR INTERESSE: : AMPLIAÇÃO PARA A PROTEÇÃO DA INTEGRIDADE. Revista de Direito de Família e Sucessão, Florianopolis, Brasil, v. 10, n. 2, 2025. DOI: 10.26668/IndexLawJournals/2526-0227/2024.v10i2.11083. Disponível em: https://indexlaw.org/index.php/direitofamilia/article/view/11083. Acesso em: 2 abr. 2025.
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Ana Elisa Silva Fernandes Vieira, UNESPAR

Professora no curso de Direito da Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR) e na Faculdade Maringá (FAC). Doutora em Direito pela UNICESUMAR. Mestre em Ciências Jurídicas pela UNICESUMAR. Membra do Grupo de Pesquisa do CNPq: Políticas Públicas e Instrumentos Sociais de Efetivação dos Direitos da Personalidade. ID Lattes: 4095037334203667. ORCID: 0000-0002-0016-8829. E-mail: aesfernandesvieira@gmail.com

Hélintha Coeto Neitzke, UNESPAR

Docente na Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR). Advogada. Mestre em Direito Processual e Cidadania pela Universidade Paranaense (UNIPAR). Lattes: http://lattes.cnpq.br/2470058581385411. E-mail: helintha@yahoo.com.br.