A LÓGICA PERVERSA DA COLABORAÇÃO PREMIADA NO PROCESSO PENAL BRASILEIRO: POR QUE (AINDA) É NECESSÁRIO FALAR SOBRE O GARANTISMO DE FERRAJOLI?

Conteúdo do artigo principal

Juliano Keller do Valle
http://orcid.org/0000-0003-1440-7867
Marcos Leite Garcia

Resumo

A presente pesquisa pretende investigar o instituto da delação premiada no Brasil, analisando primeiramente o seu conteúdo existente na legislação existente no país, bem como no Código Penal e Processual Brasileiro. Com efeito, busca-se a partir da leitura acerca da Teoria do Garantismo Penal, estabelecer parâmetros e critérios racionais que efetivem a estrita legalidade defendida por Ferrajoli no âmbito da delação premiada. De igual forma o texto tem a pretensão de estabelecer a discussão acerca do grau de legitimidade do Estado ao utilizar da barganha processual penal introduzida através da Lei 12.850/2013 como forma de aplicação ou não de punição. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
do Valle, J. K., & Garcia, M. L. (2017). A LÓGICA PERVERSA DA COLABORAÇÃO PREMIADA NO PROCESSO PENAL BRASILEIRO: POR QUE (AINDA) É NECESSÁRIO FALAR SOBRE O GARANTISMO DE FERRAJOLI?. Revista De Direito Penal, Processo Penal E Constituição, 3(2), 181–197. https://doi.org/10.26668/IndexLawJournals/2526-0200/2017.v3i2.3743
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Juliano Keller do Valle, Universidade do Vale do Itajaí

Mestre em Ciência Jurídica pela Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI/CPGD). Professor de Processo Penal da Graduação da Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI). Professor do Curso de Especialização em Ciências Criminais do Complexo de Ensino Superior de Santa Catarina (CESUSC). Membro Efetivo do Instituto dos Advogados de Santa Catarina (IASC). Advogado Criminalista. Curriculum Lattes: http://lattes.cnpq.br/3715543483481844.

Marcos Leite Garcia

Doutor em Direitos Fundamentais (2000); Master em Direitos Humanos (1990); Ambos cursos realizados no Instituto de Direitos Humanos da Universidade Complutense de Madrid, Espanha. Realizou estagio pós-doutoral na Universidade de Santa Catarina entre 2012 e 2103. Desde 2001 professor do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciência Jurídica, Cursos de Mestrado e Doutorado, e do Curso de Graduação em Direito da Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)- Santa Catarina. Da mesma maneira, desde 2015 professor do Programa de Pós-Graduação em Direito, Curso de Mestrado, da Universidade de Passo Fundo (UPF) - Rio Grande do Sul. E-mail: mleitegarcia@terra.com.br

Referências

ANDRADE, Lédio Rosa de. O que é Direito Alternativo?.http://www.amc.org.br. Acesso em 20 de jun. de 2007.

ANDRADE, Vera Regina Pereira de. A ilusão de Segurança Jurídica: do controle da violência à violência do controle penal. 2. ed. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2003.

CASARA, Rubens R. R. Processo Penal do Espetáculo: ensaios sobre o poder penal, a dogmática e o autoritarismo na sociedade brasileira. Florianópolis: Empório do Direito, 2016.

CASARA, Rubens R. R. Juiz Natural à luz do Processo Penal do Espetáculo: os casos ‘operação lava jato’ e ‘mensalão’. In MARTINS, Cristiano Zanin; MARTINS, Valeska Teiexeira Zanin; VALIM, Rafael. O caso Lula: a luta pela afirmação dos direitos fundamentais no Brasil. São Paulo: Contracorrente, 2017.

CAWTHORNE, Nigel. Blitzkrieg: oplano estratégico de Hitler para conquistar a Europa. São Paulo: M. Books, 2015.

FERRAJOLI, Luigi. Direito e Razão: Teoria do Garantismo Penal. 2.ed. São Paulo:Revista dos Tribunais, 2014.

LUDWIG, Celso Luiz. Para uma Filosofia Jurídica da Libertação: Paradigmas da Filosofia, Filosofia da Libertação e Direito Alternativo. Florianópolis: Conceito Editorial, 2006.

MORAIS DA ROSA, Alexandre. Guia Compacto do Processo Penal conforme a Teoria dos Jogos. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2013.

MORAIS DA ROSA. Direito de Família ‘Total Flex’. ABREU, Pedro; OLIVEIRA, Pedro Miranda. Direito e Processo: estudos em homenagem ao Desembargador Norberto Ungaretti. Florianópolis: Conceito, 2007.

PASOLD, Cesar Luiz. Metodologia da pesquisa jurídica: teoria e prática. 13. ed. Florianópolis: Conceito Editorial, 2015.

SANTOS, Juarez Cirino dos Santos. Direito Penal: Parte Geral. 21.ed. Rio de Janeiro: LumenJuris, 2006.

VALLE, Juliano Keller do. Crítica a Delação Premiada: uma análise através da Teoria do Garantismo Penal. São Paulo: Conceito Editorial, 2012.

VASCONCELOS, Vinícius Gomes de. Barganha e Justiça Criminal Negocial. São Paulo: IBCCRIM, 2016.

ZAFFARONI, Eugênio Raul. Direito Penal Brasileiro Volume I – Parte Geral. 5. ed. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2006.