DESAFIOS DO FEDERALISMO COOPERATIVO NO ÂMBITO DO ESTADO DE MINAS GERAIS: PERDAS COM A LEI KANDIR, RESPONSABILIDADE FISCAL E O PAPEL DA AÇÃO POPULAR NA TUTELA DOS DIREITOS COLETIVOS
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O objetivo do presente artigo é investigar a utilização da ação popular como espaço democrático na defesa dos direitos coletivos dos mineiros em razão das perdas financeiras do Estado de Minas Gerais à luz da Lei Kandir e seu reflexo em relação à necessidade quanto à observância à responsabilidade fiscal. O tema se justifica em função de sua relevância prática, financeira, econômica, social, jurídico tributária e política inerentes ao orçamento fiscal do Estado de Minas Gerais desde e publicação da Lei Complementar 87, de 13 de setembro de 1996 até os dias atuais. O tema problema a ser enfrentado é o seguinte: é juridicamente possível o ajuizamento de ação popular reivindicando anulação de cláusula lesiva ao patrimônio público mineiro prevista em acordo homologado entre os interessados junto ao Supremo Tribunal Federal? A metodologia utilizada foi a pesquisa teórico-bibliográfica, considerando-se que o debate em comento encontra seu fundamento de validade, precipuamente, nas fontes formais e materiais relacionadas ao tema proposto, assim como em artigos e discussões doutrinárias a respeito. Quanto ao procedimento metodológico, utilizou-se o método dedutivo, partindo-se de uma concepção genérica para a concepção específica, culminando, destarte, na identificação dos limites objetivos e subjetivos do presente problema. Por fim, quanto ao procedimento técnico, observou-se a análise interpretativa e comparativa, nacional e estrangeira, histórica e temática, tudo isso em atenção à crítica científica. Os resultados alcançados confirmaram a hipótese proposta no sentido de reconhecer a viabilidade do ajuizamento do remédio constitucional em prol da proteção dos direitos coletivos mineiros.
Downloads
Detalhes do artigo
• O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigo às normas da publicação.
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre) em http://opcit.eprints.org/oacitation-biblio.html
Referências
ABRUCIO, Fernando Luiz; FRANZESE, Cibele; SANO, Hironobu. Trajetória recente da cooperação e coordenação no federalismo brasileiro: avanços e desafios. República, democracia e desenvolvimento: contribuições ao Estado brasileiro contemporâneo. Brasília, DF: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, v. 10, p. 129-164, 2013.
BALEEIRO, Aliomar. Uma introdução à ciência das finanças. 16. ed. Rio de Janeiro: Forense, 2006.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/ConstituicaoCompilado.htm. Acesso em: 18 nov. 2023.
BRASIL. Lei Complementar n. 65 de 15 de abril de 1991. Disponível em https://www4.planalto.gov.br/legislacao/portal-legis/legislacao-1/leis-complementares-1/todas-as-leis-complementares-1. Acesso em: 18 nov. 2023.
BRASIL. Emenda Constitucional n. 42, de 19 de dezembro de 1992. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/Emendas/Emc/emc42.htm#art1. Acesso em: 18 nov. 2023.
BRASIL. Lei Complementar n. 87 de 13 de setembro de 1996. Disponível em https://www4.planalto.gov.br/legislacao/portal-legis/legislacao-1/leis-complementares-1/todas-as-leis-complementares-1. Acesso em: 18 nov. 2023.
BRASIL. Emenda Constitucional n. 109, de 15 de março de 2021. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/Emendas/Emc/emc109.htm#art6. Acesso em: 18 nov. 2023.
BRASIL. Senado Federal. Relatório Comissão Mista Especial sobre a Lei Kandir. Disponível em: chrome-extension://efaidnbmnnnibpcajpcglclefindmkaj/https://legis.senado.leg.br/sdleg-getter/documento?dm=7248305&disposition=inline. Acesso em: 18 nov. 2023.
BRASIL. Superior Tribunal de Justiça. Recurso Especial n. 631.886 - MG (2003/0227785-1), Relator: Min. José Delgado. Recorrente: Companhia Siderúrgica Pains. Recorrido: Estado de Minas Gerais.
CARDOSO, Débora Freire et al. Impactos econômicos e fiscais de uma (re)oneração das exportações em Minas Gerais. Nova Economia, v. 32, p. 97-129, 2022.
DAVIS, Paula Guelman; BIONDINI, Isabella Virgínia Freire. Endividamento público de Minas Gerais: histórico e recentes propostas de recuperação. Cadernos Gestão Pública e Cidadania, v. 23, n. 76, 2018.
DIAMANTINA, Carta de. Disponível em: chrome-extension://efaidnbmnnnibpcajpcglclefindmkaj/https://www.agenciaminas.mg.gov.br/ckeditor_assets/attachments/3474/carta.pdf. Acesso em: 18 nov. 2023.
FEBRAFITE. Associação das Associações dos Fiscais de Tributos Estaduais. Notícias. Disponível em: https://www.febrafite.org.br/os-efeitos-deleterios-da-lei-kandir-para-minas/. Acesso em: 18 nov. 2023.
BATISTA JÚNIOR, Onofre Alves Batista; MARINHO, Marina Soares. Do federalismo de cooperação ao federalismo canibal: a Lei Kandir e o desequilíbrio do pacto federativo. Revista de Informação Legislativa, v. 55, n. 217, p. 157-180, 2018.
MINAS GERAIS. Constituição do Estado de Minas Gerais de 1989. Disponível em: https://www.almg.gov.br/atividade-parlamentar/leis/constituicao-estadual. Acesso em: 08 dez. 2023.
MINAS GERAIS. Informativo site do Tribunal de Contas de Minas Gerais. Disponível em: https://www.tce.mg.gov.br/noticia/Detalhe/1111623850. Acesso em: 18 nov. 2023.
PARÁ, Fundação Amazônia de Estudos e Pesquisas - FAPESPA. Disponível em: file:///C:/Users/Administrador/Downloads/grmb,+Inc.Soc.v8.n2-2015-FAPESPA-id-3893.pdf. Acesso em: 18 nov. 2023.
PARÁ. Tribunal de Contas do Estado do Pará. Informativo. Disponível em: https://www.tcepa.tc.br/ciprianosabino/index.php/41-lei-kandir-estudo-do-tce-revela-que-para-ja-perdeu-215-bilhoes. Acesso em: 18 nov. 2023.
PORTO, Lais Khaled; SANTANA, Hadassah Laís de Sousa; CORREIA NETO, Celso de Barros. A Lei Kandir e a desoneração das exportações: análise da ADO 25.2020. Revista do Programa de Pós-Graduação em Direito da UFC, v. 40.1, jan./jun. 2020, p. 123-138.
REZENDE, Fernando. Federalismo fiscal: em busca de um novo modelo. Educação e federalismo no Brasil: combater as desigualdades, garantir a diversidade. Brasília, DF: Unesco, 2010, p. 71-88.
RIANI, Flávio; ALBUQUERQUE, Célio Marcos Pontes de. Lei Kandir e a Perda de Receita do estado de Minas Gerais. Seminário de Economia Mineira, Diamantina. 13º Seminário de Economia Mineira, 22p, 2008.
RIANI, Flávio; ALBUQUERQUE, Célio Marcos Pontes de. A Lei Complementar 87/96 (Lei Kandir): Balanço de perdas e ganhos e proposta de mudança – o caso de Minas Gerais. Seminário Sobre a Economia Mineira, v. 9, 2000.