A APLICAÇÃO DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA MUNICIPAL: ANÁLISE QUANTO À VIABILIDADE PARA COMBATE À EVASÃO FISCAL DE IPTU

Contenido principal del artículo

Edener Bertao Tolentino

Resumen

O avanço tecnológico tem transformado diversos aspectos da vida contemporânea, e a administração pública não é exceção. Este artigo investiga a viabilidade do uso da inteligência artificial (IA) na administração tributária municipal, especificamente para reduzir a evasão fiscal relacionada ao IPTU. Por meio do aprendizado de máquina e da análise de dados, essa tecnologia disruptiva tem o potencial de otimizar o compartilhamento de informações entre órgãos públicos, aprimorar o cadastro imobiliário de contribuintes, e possibilitar avaliações imobiliárias massivas e automatizadas. Tais melhorias podem fortalecer os processos de lançamento, fiscalização e cobrança do IPTU, promovendo maior equidade tributária. A pesquisa foi conduzida por meio de uma revisão bibliográfica e também por meio de uma análise de um relatório do Tribunal de Contas do Estado do Paraná do ano de 2021.

Descargas

Detalles del artículo

Cómo citar
BERTAO TOLENTINO, Edener. A APLICAÇÃO DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA MUNICIPAL:: ANÁLISE QUANTO À VIABILIDADE PARA COMBATE À EVASÃO FISCAL DE IPTU. Revista de Direito Tributário e Financeiro, Florianopolis, Brasil, v. 10, n. 2, 2025. DOI: 10.26668/IndexLawJournals/2526-0138/2024.v10i2.10908. Disponível em: https://indexlaw.org/index.php/direitotributario/article/view/10908. Acesso em: 1 abr. 2025.
Sección
Artigos