EXTERNALIDADES NEGATIVAS DECORRENTES DO USO DE AGROTÓXICOS E A INSEGURANÇA ALIMENTAR: UMA ANÁLISE DA ATUAÇÃO DO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL

Conteúdo do artigo principal

Camila Santiago Ribeiro
Eduardo Gonçalves Rocha

Resumo

O presente artigo busca analisar a atuação do Supremo Tribunal Federal frente aos efeitos negativos gerados pela ampla utilização de agrotóxicos na produção agrícola, que vem distribuindo ônus para toda a sociedade e contribuindo para o aumento da insegurança alimentar. As externalidades negativas que têm origem no agronegócio vão além dos limites econômicos e demográficos da atividade e fazem toda a sociedade suportar os custos sanitários, ambientais e sociais desse modelo de produção agrícola. Uma análise das decisões da corte constitucional pretende demonstrar como essa questão vem sendo enfrentada judicialmente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
RIBEIRO, Camila Santiago; ROCHA, Eduardo Gonçalves. EXTERNALIDADES NEGATIVAS DECORRENTES DO USO DE AGROTÓXICOS E A INSEGURANÇA ALIMENTAR: UMA ANÁLISE DA ATUAÇÃO DO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL. Revista de Direito Agrário e Agroambiental, Florianopolis, Brasil, v. 3, n. 1, p. 23–41, 2017. DOI: 10.26668/IndexLawJournals/2526-0081/2017.v3i1.1857. Disponível em: https://indexlaw.org/index.php/rdaa/article/view/1857. Acesso em: 25 dez. 2024.
Seção
Artigos