GUERRAS E CONSTITUIÇÕES: A LEITURA GLOBAL DE LINDA COLLEY SOBRE A FORMAÇÃO DO DIREITO MODERNO

Conteúdo do artigo principal

Marcos Queiroz

Resumo

O texto é uma resenha do livro A letra da lei: guerras, constituições e a formação do mundo moderno (Zahar, 2022), da historiadora Linda Colley. Primeiramente, é analisado de que forma Colley conecta a mundialização das constituições escritas ao incremento da escala das guerras a partir do século XVIII. Em seguida, são apresentadas as contribuições do livro para a história constitucional, em especial na formulação de um quadro descentrado e não linear do desenvolvimento do constitucionalismo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
QUEIROZ, Marcos. GUERRAS E CONSTITUIÇÕES: A LEITURA GLOBAL DE LINDA COLLEY SOBRE A FORMAÇÃO DO DIREITO MODERNO. Revista de Direito Brasileira, Florianopolis, Brasil, v. 34, n. 13, p. 376–378, 2023. DOI: 10.26668/IndexLawJournals/2358-1352/2023.v34i13.9426. Disponível em: https://indexlaw.org/index.php/rdb/article/view/9426. Acesso em: 20 dez. 2024.
Seção
RESENHAS
Biografia do Autor

Marcos Queiroz, Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP).

Professor do Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP). Doutor em Direito na Universidade de Brasília, com sanduíche na Duke University (Comissão Fulbright) e na Universidad Nacional de Colombia (Programa Abdias Nascimento - Capes). Autor do livro "Constitucionalismo Brasileiro e o Atlântico Negro: a experiência constituinte de 1823 diante da Revolução Haitiana" (Lumen Juris), Menção Honrosa no Prêmio Thomas Skidmore, organizado pelo Arquivo Nacional e pela Brazilian Studies Association (BRASA). 

Referências

COLLEY, Linda. A letra da lei: guerras, constituições e a formação do mundo moderno. São Paulo: Companhia das Letras, 2022.