POLÍTICA DE NANOTECNOLOGIA NO OCIDENTE: COMPARAÇÃO ENTRE ESTADOS UNIDOS, MÉXICO, BRASIL E ARGENTINA

Equipe Editorial

Resumo


A Revista de Direito Brasileira recebeu correspondência enviada pelo professor mexicano Gian Delgado alegando que o artigo Política de nanotecnologia no ocidente: comparação entre Estados Unidos, México, Brasil e Argentina (RDB, n. 31, vol. 12), submetido por Daniel Francisco Nagao Menezes (autor único do artigo), tratava-se de plágio de seu artigo Sociología política de la nanotecnología en el hemisferio occidental: el caso de Estados Unidos, México, Brasil y Argentina, publicado na Revista de Estudios Sociales v. 27, 2007, pp. 164-181.

 

Depois de proceder a minuciosa análise, a comissão designada para apurar tal fato concluiu pela existência de “flagrante plágio de todo o conteúdo do artigo”. Note-se que todos os autores comprometem-se quanto à originalidade dos trabalhos submetidos à RDB. Apesar de todo esforço da equipe editorial e dos pareceristas ad hoc, tornou-se virtualmente impossível detectar todos os casos de plágio na profusão de veículos científicos existentes.

 

Seguindo as práticas e diretrizes do COPE (Committee on Publication Ethics), acreditamos ser dever deste periódico informar seus leitores que o referido artigo foi, retirado do número (withdraw) e que os envolvidos, suas instituições e a Revista de Estudios Sociales foram devidamente informados desta decisão.

 

Todas as medidas estão sendo tomadas para que essa prática seja sempre coibida na RDB. A colaboração dos leitores, denunciando eventuais casos, é essencial para que isso não se repita.


Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.26668/IndexLawJournals/2358-1352/2022.v31i12.9937

Apontamentos

  • Não há apontamentos.