O Princípio da Fraternidade e o Uso de Tecnologias na Construção de Cidades Justas

Conteúdo do artigo principal

Jamili Simões
Cristian David Gonçalves
Rodrigo Souza Santos

Resumo

A construção de cidades justas é um dos desafios centrais do urbanismo contemporâneo. Em meio às transformações tecnológicas e sociais, torna-se necessário e imperativo repensar os princípios norteadores que orientam a organização e o desenvolvimento urbano. Entre esses princípios, o princípio da fraternidade, oriundo da Revolução Francesa, destaca-se como um valor essencial, pois sugere um modelo de convivência baseado na solidariedade, cooperação, coletividade, consciência social e cuidado mútuo entre as pessoas e a própria cidade. Diante disto, o presente artigo explora como o princípio da fraternidade pode ser integrado ao uso de tecnologias para a construção de cidades mais justas e inclusivas, bem como no planejamento urbano. A pesquisa abrange a análise do princípio da fraternidade (na esfera constitucional e humanístico), contextualização das cidades e tecnologia, a integração entre fraternidade e tecnologia, e, por fim, a viabilidade de aplicação nas cidades. A abordagem metodológica é doutrinária e bibliográfica, com redação dedutiva.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
SIMÕES, Jamili; DAVID GONÇALVES, Cristian; SOUZA SANTOS, Rodrigo. O Princípio da Fraternidade e o Uso de Tecnologias na Construção de Cidades Justas. Revista de Direito Urbanístico, Cidade e Alteridade, Florianopolis, Brasil, v. 10, n. 2, 2025. DOI: 10.26668/IndexLawJournals/2525-989X/2024.v10i2.10961. Disponível em: https://indexlaw.org/index.php/revistaDireitoUrbanistico/article/view/10961. Acesso em: 22 abr. 2025.
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Jamili Simões, Universidade Nove de Julho

Doutoranda em Direito pela Universidade Nove de Julho. Mestre em Direito. Especialista pela Universidade de Coruña - Espanha. Especialista com Extensões em áreas do Direito. Membro da Comunidad Profesional Iberoamericana de Responsabilidad Social y Sostenibilidad desde 2023. Advogada. Pesquisadora no Direito, autora de obras e palestrante. Professora na Faculdade Nove de Julho. Endereço: Rua Demétrio Ribeiro 778, sala 01, Tatuapé, São Paulo – SP; simoes.jadv@gmail.com

Cristian David Gonçalves, Uninove

Advogado, Procurador do Município de Guarulhos desde 2014, Prof e Coordenador Acadêmico do Curso de Graduação em Direito da Faculdade Nove de Julho Guarulhos, Mestre e Doutorando em Direito pela Universidade Nove de Julho. Endereço: Av Salgado Filho  494  Guarulhos, São Paulo – SP; cristiandavidadv@gmail.com.

Rodrigo Souza Santos, Uninove

Advogado, Diretor de Controle Interno da Controladoria Geral do Município de Guarulhos-SP, Palestrante e Docente no curso de Direito da Faculdade Nove de Julho; Doutorando e Mestre em Cidades Inteligentes e Sustentáveis com enfoque a Direito à Cidade e democracia pela Universidade Nove de Julho - UNINOVE. Endereço: Rua São João, 42, apartamento 82, Vila Trabalhista, Guarulhos, São Paulo – SP; xrodrigosantosx@hotmail.com.