A ÉTICA DE EMMANUEL LÉVINAS E A AUSÊNCIA DE ALTERIDADE NA INSTITUIÇÃO DAS GATED COM-MUNITIES: QUEM OU O QUE ESTÁ POR DETRÁS DOS MUROS?

Adriano Mendonça F. Duarte, Emilien Vilas Boas Reis

Resumo


Objetivou-se com este trabalho analisar a ordenação do solo urbano reconhecida no Brasil como Loteamentos Fechados (Gated Communities) e seus aspectos sociais e filosóficos, no que concerne ao fechamento dos muros e o isolamento social provocado por tal atitude. A doutrina jurídica estrangeira foi utilizada como marco para explanação do fenômeno e os conflitos que o mesmo provoca em diversos países. Também, a obra de Emmanuel Lévinas sobre a Ética da Alteridade, o que auxiliou o presente trabalho a comprovar, através de um fundamento filosófico, a ausência do outro e do caráter altero nos processos de formação das comunidades fechadas.

 


Texto completo:

PDF

Referências


BATALLER, Maria Alba Sargatal; BOTELHO, Maurilio Lima. O Estudo da Gentrificação. Revista Continentes, [S.l.], n. 1, p. 9-37, jul. 2012. ISSN 2317-8825.

BLANDY, Sarah; WANG, Feng. Curbing the power of developers? Law and power in Chinese and English gated urban enclaves. Geoforum, v. 47, p. 199-208, 2013.




DOI: http://dx.doi.org/10.26668/IndexLawJournals/2525-989X/2020.v6i1.6543

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.