SEGURANÇA, RISCO E GUERRA NA CIDADE: UMA RELAÇÃO ENTRE URBANIZAÇÃO, TÉCNICAS DE MILITARIZAÇÃO E MECANISMOS DE POLICIAMENTO

Conteúdo do artigo principal

Tamires de Oliveira Garcia
Renata Almeida da Costa

Resumo

O presente artigo estabelece conexões entre segurança pública e urbanização, com o objetivo de demonstrar que as sensações de risco e de insegurança contemporâneas têm origem, também, no estilo de vida das cidades. Para tanto, é adotada a investigação bibliográfica como metodologia de pesquisa, ao passo que o marco teórico recai na sociologia de Giddens e de Bauman.  Desse modo, o texto possui três partes fundamentais: a que analisa a terminologia “risco e medo na cidade”; a que reflete sobre a lógica da guerra na cidade; e a que apresenta a instituição policial no Brasil, a partir de suas raízes históricas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
GARCIA, Tamires de Oliveira; COSTA, Renata Almeida da. SEGURANÇA, RISCO E GUERRA NA CIDADE: UMA RELAÇÃO ENTRE URBANIZAÇÃO, TÉCNICAS DE MILITARIZAÇÃO E MECANISMOS DE POLICIAMENTO. Revista de Criminologias e Politicas Criminais, Florianopolis, Brasil, v. 4, n. 1, p. 114–130, 2018. DOI: 10.26668/IndexLawJournals/2526-0065/2018.v4i1.4443. Disponível em: https://indexlaw.org/index.php/revistacpc/article/view/4443. Acesso em: 24 nov. 2024.
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Tamires de Oliveira Garcia, Universidade La Salle

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Direito e Sociedade da Universidade La Salle, situada à Av. Vítor Barreto, 2288 - Centro, Canoas/RS. Bacharela em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

Renata Almeida da Costa, Universidade La Salle

Doutora em Direito pela UNISINOS, Mestre em Ciências Criminais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e graduada em Direito pela Universidade de Passo Fundo (1998). É professora e coordenadora do Curso de Mestrado em Direito e Sociedade da Universidade La Salle e professora do curso de Graduação em Direito. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Penal e Criminologia, atuando principalmente nos seguintes temas: criminalidade organizada, controle social, sociedade, terrorismo, cultura do medo e urbanização. É integrante do Cadastro Nacional e Internacional de avaliadores do CONPEDI - Conselho Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Direito. E-mail: renata.costa@unilasalle.edu.br.

Referências

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

BAUMAN, Zygmunt. Confiança e medo na cidade. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2009.

BECK, Ulrich. Sociedade de risco: rumo a uma outra modernidade. 2. ed. São Paulo: Ed. 34, 2011.

CALDEIRA, Teresa Pires do Rio. Cidade de muros: crime, segregação e cidadania em São Paulo. São Paulo: Ed. 34/Edusp, 2000.

COSTA, Renata Almeida da. GUIA, Maria João. A crimigração, a gestão do poder e a cultura do medo: do global aos espaços urbanos. In: BASSO, Ana Paula. MONTEIRO, Fernando Eduardo Batista Conde. SANTOS, Margarida Maria de Oliveira (orgs.) Criminologias e política criminal. Florianópolis, CONPEDI, 2017, p. 29-46.

COSTA, Renata Almeida. Cultura do medo e espaço urbano: um olhar reflexivo sobre a sensação social de insegurança. In: Albert Noguera Fernández; Germano Schwartz. (Org.). Cultura e identidade em tempo de transformações: reflexões a partir da teoria do Direito e da Sociologia. 1 ed. Curitiba: Juruá, 2011, v. 1, p. 219-239.

COSTA, Renata Almeida da. NETO, Felix Araujo. Criminologias e política criminal II. Florianópolis: CONPEDI, 2016.

COSTA, Renata Almeida da. WENDT, Emerson. A internet e a fragmentação do Direito Penal no regforço da cultura do medo no Brasil: análise da adequação do Direito Penal para solucionar a conflituosidade digital. In: ANAIS da X Semana Científica Unilasalle. Canoas: Unilasalle, 2014.

GARLAND, David. A cultura do controle: crime e ordem social na sociedade contemporânea. Rio de Janeiro: Revan, 2008.

GIDDENS, Anthony. A vida em uma sociedade pós-tradicional. BECK, Ulrich (org.). Modernização reflexiva: política, tradição e estética na ordem social moderna. São Paulo: Editora da Universidade Estadual Paulista, 1997.

______. As consequências da modernidade. São Paulo: Editora Unesp, 1991.

GONÇALVES, Vanessa Chiari. Tortura e cultura policial no Brasil contemporâneo. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2014.

GRAHAM, Stephen. Cidades sitiadas: o novo urbanismo militar. 1. ed. São Paulo: Boitempo, 2016.

LIMA, Renato Sérgio de; COSTA, Arthur Trindade. Segurança Pública. LIMA, Renato Sérgio de; RATTON, José Luiz; AZEVEDO, Rodrigo Ghiringhelli de (orgs.). Crime, polícia e justiça no Brasil. São Paulo: Contexto, 2014.

MENDES, José Manuel. Sociologia do risco: uma breve introdução e algumas lições. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra, 2015.

MUNIZ, Jacqueline; PROENÇA JR., Domício; Mandato Policial. LIMA, Renato Sérgio de; RATTON, José Luiz; AZEVEDO, Rodrigo Ghiringhelli de (orgs.). Crime, polícia e justiça no Brasil. São Paulo: Contexto, 2014.

PASTANA, Débora Regina. Cultura do medo e democracia: um paradoxo brasileiro. Revista Medições, Londrina, v. 10, n. 2, jul./dez., p. 183-198, 2005.

PINHEIRO, Paulo Sérgio; SADER, Emir. O controle da polícia no processo de transição democrática no Brasil. Temas IMESC, São Paulo, 1985. p. 77-95.