A ASSIMETRIA INFORMACIONAL E O MERCADO DE CARBONO: UMA ANÁLISE ECONÔMICA DO DIREITO A PARTIR DO PROJETO PACAJAÍ REDD+ (981)

Conteúdo do artigo principal

José Simão Carvalho Gonçalves Júnior

Resumo


Este artigo examina o mercado de carbono, focando nas dificuldades relacionadas à assimetria de informação, com base na Análise Econômica do Direito e nos conceitos de George Akerlof. Utilizando o Projeto REDD Pacajaí (Projeto 981) como amostra, o trabalho destaca problemas de conformidade com as leis locais, disputas de direitos de propriedade e a falta de consulta prévia às comunidades tradicionais. O projeto, que visa evitar o desmatamento em 135.106 hectares e reduzir 264.116 toneladas de CO2e ao longo de 40 anos, foi registrado no Verified Carbon Standard (VCS) e certificado pela Verra. No entanto, a Defensoria Pública do Estado do Pará apontou a violação dos direitos das comunidades locais e a falta de anuência do Estado do Pará. As instituições de contra-ação, como a certificação prévia, mostraram-se ineficazes em resolver essas assimetrias de informação, exacerbando a desconfiança no mercado de carbono. As conclusões indicam a necessidade de fortalecer mecanismos de fiscalização para combater a ocorrência de risco moral e seleção adversa. Este estudo não oferece uma solução definitiva, mas contribui para um entendimento mais profundo dos desafios do mercado de carbono.

Downloads

Detalhes do artigo

Como Citar
CARVALHO GONÇALVES JÚNIOR, José Simão; DIAS, Jean Carlos. A ASSIMETRIA INFORMACIONAL E O MERCADO DE CARBONO: UMA ANÁLISE ECONÔMICA DO DIREITO A PARTIR DO PROJETO PACAJAÍ REDD+ (981). Revista de Direito, Economia e Desenvolvimento Sustentável, Florianopolis, Brasil, v. 10, n. 2, 2025. DOI: 10.26668/IndexLawJournals/2526-0057/2024.v10i2.11047. Disponível em: https://indexlaw.org/index.php/revistaddsus/article/view/11047. Acesso em: 2 abr. 2025.
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Jean Carlos Dias, Cesupa

 Doutor (UFPA, 2006) e Mestre (UFPA, 2002) em Direito. Advogado, Sócio-Sênior de Bastos & Dias Advogados e Consultores. Professor no CESUPA e coordenador do Programa de Pós-graduação em Direito. Professor convidado de diversas instituições jurídicas. Membro de entidades como o Instituto dos Advogados do Pará e o Comitê Brasileiro de Arbitragem. Email: jean.dias@prof.cesupa.br