ANÁLISE ECONÔMICA DO DIREITO E DIREITO TRANSNACIONAL: A INFLUÊNCIA DA ECONOMIA NO FENÔMENO DA TRANSNACIONALIDADE E SUAS CONSEQUÊNCIAS JURÍDICAS

Conteúdo do artigo principal

Bruno Berzagui
José Everton da Silva

Resumo

O tema do presente trabalho é a relação entre a Análise Econômica do Direito e o Direito Transnacional, a partir da influência da economia no fenômeno da transnacionalidade e suas consequências jurídicas. O objetivo geral é o de examinar o Direito Transnacional pela perspectiva da Análise Econômica do Direito, notadamente no que se refere à influência da economia no fenômeno da transnacionalidade e quais as consequências jurídicas dela decorrentes. Como objetivo específicos, pretende-se conceituar Análise Econômica do Direito e apontar seus principais pressupostos; conceituar transnacionalidade e identificar alguns fatores associados a esse fenômeno; e identificar qual a influência da economia no desenvolvimento do Direito Transnacional. Justifica-se a presente pesquisa diante da relevância do Direito Transnacional para lidar com os fenômenos jurídicos da atualidade e da utilidade da Análise Econômica do Direito como instrumento para análise das causas e consequências econômicas das questões jurídicas. Dentre os principais resultados obtidos, verificou-se que a Análise Econômica do Direito serve ao Direito Transnacional como ferramenta para entendimento da transnacionalidade, dada a influência do campo econômico nas relações transnacionais e no surgimento de normas dessa natureza. Analisar as situações transnacionais apenas sob o ponto de vista jurídico seria insistir em uma metodologia típica da Modernidade, que se mostra mais adequada para tratar de um fenômeno complexo como o da transnacionalidade. Utilizou-se o método indutivo, aliado à técnica da pesquisa bibliográfica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
BERZAGUI, Bruno; DA SILVA, José Everton. ANÁLISE ECONÔMICA DO DIREITO E DIREITO TRANSNACIONAL: A INFLUÊNCIA DA ECONOMIA NO FENÔMENO DA TRANSNACIONALIDADE E SUAS CONSEQUÊNCIAS JURÍDICAS. Revista de Direito, Economia e Desenvolvimento Sustentável, Florianopolis, Brasil, v. 8, n. 2, 2023. DOI: 10.26668/IndexLawJournals/2526-0057/2022.v8i2.9244. Disponível em: https://indexlaw.org/index.php/revistaddsus/article/view/9244. Acesso em: 19 jan. 2025.
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Bruno Berzagui, Universidade do Vale do Itajaí

Mestrando no Programa de Pós-graduação Strictu Sensu em Ciências Jurídicas pela UNIVALI – Universidade do Vale do Itajaí. Assessor Jurídico lotado no 5º Juízo da Unidade Estadual de Direito Bancário do TJSC.

José Everton da Silva, Universidade do Vale do Itajaí

Possui graduação em Direito pela Universidade Federal de Santa Maria (1992), graduação em Ciências pela Universidade Federal de Santa Maria (1984) e Mestrado em Desenvolvimento Regional pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (2002) e Doutorado em Ciência Jurídica pela Universidade do Vale do Itajaí (2016). Pós-Doutorado pela Universidade de Passo Fundo (UPF). Ex Coordenador do FORTEC/SUL. Professor do programa de Mestrado/Doutorado em Ciência Jurídica da UNIVALI. Foi coordenador do Curso de Direito/Itajaí e Diretor da Escola de Ciências Jurídicas e Sociais da UNIVALI, atualmente Vice Reitor de Graduação da UNIVALI.

Referências

COASE, Ronald. O problema do custo social. The Latin American and Caribbean Journal of Legal Studies, [S. l.], v. 3, n. 1, 2008.

CRUZ, Paulo Márcio. Da soberania à transnacionalidade: Democracia, Direito e Estado no século XXI. Itajaí: Universidade do Vale do Itajaí, 2011.

CRUZ, Paulo Márcio; OLIVIERO, Maurizio. Reflexões sobre o Direito Transnacional. Novos Estudos Jurídicos, v. 17, n. 1, p. 18-28, jan./abr. 2012. p. 18-19. Acesso em: 14 set. 2022. Disponível em: <https://periodicos.univali.br/index.php/nej/article/view/3635/2178>.

CRUZ, Paulo Márcio; STELZER, Joana (Org.). Direito e transnacionalidade. Curitiba: Juruá, 2009.

HIRST, John. A mais breve história da Europa: uma visão original e fascinante das forças que moldaram nosso mundo. Rio de Janeiro: Sextante, 2018.

JESSUP, Phillip C. Direito transnacional. Rio de Janeiro: Fundo de Cultura, 1965.

KOH, Harold Hongju. Por que o Direito Transnacional é importante (2006). Faculty Scholarship Series, Paper 1973. Título original: Why Transnational Law Matters.

LAUDA, Bruno Bolson. A análise econômica do direito: uma dimensão da crematística no direito. Revista Eletrônica do Curso de Direito da UFSM, Santa Maria, v. 4, n. 1, mar. 2009. Disponível em: <http://bdjur.stj.jus.br/dspace/handle/2011/40975>. Acesso em: 26 ago. 2011.

LISBÔA, Mateus Rocha de. Incentivos fiscais sob a óptica da Análise Econômica do Direito. Revista Tributária e de Finanças Públicas, [S. l.], v. 150, n. 29, p. 161-182, jun. 2022. Disponível em: <https://rtrib.abdt.org.br/index.php/rtfp/issue/view/rtrib-150-29>. Acesso em: 24 jul 2022.

PIFFER, Carla. CRUZ, Paulo Márcio. El derecho transnacional y la consolidación de un pluralismo jurídico transnacional. Juridicas, Colombia, n. 18, v. 2, p. 13-25, jul./dez. 2021.

PIFFER, Carla; CRUZ, Paulo Márcio; TEIXEIRA, Amanda Vanessa. Da transnacionalidade financeira de Bretton Woods às moedas digitais. Revista Justiça do Direito, v. 34, n. 1, p. 06-28, jan./abr. 2020.

POSNER, Richard. El Análisis Económico del Derecho. Madrid: Fondo de Cultura Económica, 2013.

RIBEIRO, Gustavo Lins. A condição da transnacionalidade. Brasília: Universidade de Brasília, 1997.

RODRIGUES, Vasco. Análise Econômica do Direito: uma introdução.2 ed. Coimbra: Almedina.

SANTOS FILHO, Sirio Vieira dos. A Análise Econômica do Direito sob a perspectiva da função social da propriedade privada e seu uso sustentável no Brasil. 2017. Dissertação (Mestrado em Ciência Jurídica) – Universidade do Vale do Itajaí, Itajaí, 2017.

SILVA, José Everton da. A proteção do conhecimento tradicional associado sob a lógica da Análise Econômica do Direito: uma questão constitucional baseada na dignidade da pessoa humana. 2016. Tese (Doutorado em Ciência Jurídica) – Universidade do Vale do Itajaí, Itajaí, 2016.

STAFFEN, Márcio Ricardo. Interfaces do Direito Global. 2 ed. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2018.

STEFFEN, Pablo Franciano. Os limites do julgamento nos tribunais administrativos tributários frente a uma norma inconstitucional: uma nova perspectiva a partir do entrecruzamento entre a Análise Econômica do Direito e o Garantismo Constitucionalista. 2019. Tese (Doutorado em Ciência Jurídica) – Universidade do Vale do Itajaí, Itajaí, 2019.

TOSTES, Yhon. A constituição e os contratos bancários: uma leitura com base na Análise Econômica do Direito. 2012. Dissertação (Mestrado em Ciência Jurídica) – Universidade do Vale do Itajaí, Itajaí, 2012.