ANÁLISE ECONÔMICA DO DIREITO E DIREITO TRANSNACIONAL: A INFLUÊNCIA DA ECONOMIA NO FENÔMENO DA TRANSNACIONALIDADE E SUAS CONSEQUÊNCIAS JURÍDICAS

Bruno Berzagui, José Everton da Silva

Resumo


O tema do presente trabalho é a relação entre a Análise Econômica do Direito e o Direito Transnacional, a partir da influência da economia no fenômeno da transnacionalidade e suas consequências jurídicas. O objetivo geral é o de examinar o Direito Transnacional pela perspectiva da Análise Econômica do Direito, notadamente no que se refere à influência da economia no fenômeno da transnacionalidade e quais as consequências jurídicas dela decorrentes. Como objetivo específicos, pretende-se conceituar Análise Econômica do Direito e apontar seus principais pressupostos; conceituar transnacionalidade e identificar alguns fatores associados a esse fenômeno; e identificar qual a influência da economia no desenvolvimento do Direito Transnacional. Justifica-se a presente pesquisa diante da relevância do Direito Transnacional para lidar com os fenômenos jurídicos da atualidade e da utilidade da Análise Econômica do Direito como instrumento para análise das causas e consequências econômicas das questões jurídicas. Dentre os principais resultados obtidos, verificou-se que a Análise Econômica do Direito serve ao Direito Transnacional como ferramenta para entendimento da transnacionalidade, dada a influência do campo econômico nas relações transnacionais e no surgimento de normas dessa natureza. Analisar as situações transnacionais apenas sob o ponto de vista jurídico seria insistir em uma metodologia típica da Modernidade, que se mostra mais adequada para tratar de um fenômeno complexo como o da transnacionalidade. Utilizou-se o método indutivo, aliado à técnica da pesquisa bibliográfica.


Palavras-chave


Análise Econômica do Direito; Direito Transnacional; Interdisciplinaridade; Transnacionalidade; Pluralismo jurídico.

Texto completo:

PDF

Referências


COASE, Ronald. O problema do custo social. The Latin American and Caribbean Journal of Legal Studies, [S. l.], v. 3, n. 1, 2008.

CRUZ, Paulo Márcio. Da soberania à transnacionalidade: Democracia, Direito e Estado no século XXI. Itajaí: Universidade do Vale do Itajaí, 2011.

CRUZ, Paulo Márcio; OLIVIERO, Maurizio. Reflexões sobre o Direito Transnacional. Novos Estudos Jurídicos, v. 17, n. 1, p. 18-28, jan./abr. 2012. p. 18-19. Acesso em: 14 set. 2022. Disponível em: .

CRUZ, Paulo Márcio; STELZER, Joana (Org.). Direito e transnacionalidade. Curitiba: Juruá, 2009.

HIRST, John. A mais breve história da Europa: uma visão original e fascinante das forças que moldaram nosso mundo. Rio de Janeiro: Sextante, 2018.

JESSUP, Phillip C. Direito transnacional. Rio de Janeiro: Fundo de Cultura, 1965.

KOH, Harold Hongju. Por que o Direito Transnacional é importante (2006). Faculty Scholarship Series, Paper 1973. Título original: Why Transnational Law Matters.

LAUDA, Bruno Bolson. A análise econômica do direito: uma dimensão da crematística no direito. Revista Eletrônica do Curso de Direito da UFSM, Santa Maria, v. 4, n. 1, mar. 2009. Disponível em: . Acesso em: 26 ago. 2011.

LISBÔA, Mateus Rocha de. Incentivos fiscais sob a óptica da Análise Econômica do Direito. Revista Tributária e de Finanças Públicas, [S. l.], v. 150, n. 29, p. 161-182, jun. 2022. Disponível em: . Acesso em: 24 jul 2022.

PIFFER, Carla. CRUZ, Paulo Márcio. El derecho transnacional y la consolidación de un pluralismo jurídico transnacional. Juridicas, Colombia, n. 18, v. 2, p. 13-25, jul./dez. 2021.

PIFFER, Carla; CRUZ, Paulo Márcio; TEIXEIRA, Amanda Vanessa. Da transnacionalidade financeira de Bretton Woods às moedas digitais. Revista Justiça do Direito, v. 34, n. 1, p. 06-28, jan./abr. 2020.

POSNER, Richard. El Análisis Económico del Derecho. Madrid: Fondo de Cultura Económica, 2013.

RIBEIRO, Gustavo Lins. A condição da transnacionalidade. Brasília: Universidade de Brasília, 1997.

RODRIGUES, Vasco. Análise Econômica do Direito: uma introdução.2 ed. Coimbra: Almedina.

SANTOS FILHO, Sirio Vieira dos. A Análise Econômica do Direito sob a perspectiva da função social da propriedade privada e seu uso sustentável no Brasil. 2017. Dissertação (Mestrado em Ciência Jurídica) – Universidade do Vale do Itajaí, Itajaí, 2017.

SILVA, José Everton da. A proteção do conhecimento tradicional associado sob a lógica da Análise Econômica do Direito: uma questão constitucional baseada na dignidade da pessoa humana. 2016. Tese (Doutorado em Ciência Jurídica) – Universidade do Vale do Itajaí, Itajaí, 2016.

STAFFEN, Márcio Ricardo. Interfaces do Direito Global. 2 ed. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2018.

STEFFEN, Pablo Franciano. Os limites do julgamento nos tribunais administrativos tributários frente a uma norma inconstitucional: uma nova perspectiva a partir do entrecruzamento entre a Análise Econômica do Direito e o Garantismo Constitucionalista. 2019. Tese (Doutorado em Ciência Jurídica) – Universidade do Vale do Itajaí, Itajaí, 2019.

TOSTES, Yhon. A constituição e os contratos bancários: uma leitura com base na Análise Econômica do Direito. 2012. Dissertação (Mestrado em Ciência Jurídica) – Universidade do Vale do Itajaí, Itajaí, 2012.




DOI: http://dx.doi.org/10.26668/IndexLawJournals/2526-0057/2022.v8i2.9244

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Revista de Direito, Economia e Desenvolvimento Sustentável, Florianópolis (SC), e-ISSN: 2526-0057

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.