É POSSÍVEL FALAR EM DESENVOLVIMENTO NA CADEIA PRODUTIVA DO AÇAÍ?

Otávio Bruno da Silva Ferreira, Juliana Rodrigues Freitas

Resumo


O artigo analisa os aspectos teóricos da teoria do desenvolvimento para compreeender se é possível falar em desenvolvimento na cadeira produtiva do açaí. Analisa a forma de extração do fruto e a condição de vida das pessoas responsáveis por tal atividade. Responde a indagação proposta e se propõe um novo formato de desenvolvimento, fundado na pessoa e na observância da melhoria de sua condição de vida, sem descuidar da importância do crescimento econômico, mas diferenciando-o do que se entende por desenvolvimento. Está estruturado em pesquisa qualitativa, de natureza aplicada, do tipo exploratória com utilização de pesquisas bibliográfica e documental.


Palavras-chave


cadeia do açaí; crescimento; desenvolvimento; sustentável; includente.

Texto completo:

PDF

Referências


BERCOVICI, Gilberto. Constituição Econômica e Desenvolvimento: uma leitura a partir da Constituição de 1988. São Paulo: Malheiros, 2005.

FERREIRA, Pinto. Sociologia do Desenvolvimento. 5ª ed, rev. e at. São Paulo: Revista dos Tribunais, 1993.

FURTADO, Celso. Pequena Introdução ao Desenvolvimento Econômico: enfoque interdisciplinar. São Paulo: Editora Nacional, 1980.

GRAU, Eros Roberto. A Ordem Econômica na Constituição de 1988. 3ª ed. São Paulo: Malheiros, 1997.

INSTITUTO PEABIRU. “O Peconheiro”: Diagnóstico das condições de trabalho do extrativista de açaí. Belém, Instituto Peabiru, 2016.

MARINHO, José Antônio Magalhães. Dinâmica das relações socioeconômicas e ecológicas no extrativismo do açaí: o caso do médio rio pracuúba, São Sebastião da Boa Vista, Marajó (PA). Belém, 2005. Dissertação de mestrado 186f.

PARÁ. Produção Agropecuária no Estado do Pará, Ano 2015. Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia. Disponível em

PERROUX, François. L´economie du Xxème siècle. 2Ème. Paris: Presses Universitaires de France, 1964.

SACHS, Ignacy. Desenvolvimento: includente, sustentável, sustentado. Rio de Janeiro: Garamond, 2008.

SEN, Amartya Kumar. Desenvolvimento como liberdade. Tradução Laura Teixeira Motta; revisão técnica Ricardo Doniselli Mendes. São Paulo: Companhia das Letras, 2000.




DOI: http://dx.doi.org/10.26668/IndexLawJournals/2526-0057/2018.v4i2.4993

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Revista de Direito, Economia e Desenvolvimento Sustentável, Florianópolis (SC), e-ISSN: 2526-0057

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.