Ecodesenvolvimento: Uma Abordagem sob o Contributo de Ignacy Sachs
Contenido principal del artículo
Resumen
O presente ensaio traz uma abordagem do Ecodesenvolvimento, sob o contributo de Ignacy Sachs. O objetivo do artigo, é apresentar a perspectiva desta temática, a partir do livro autobiográfico A terceira Margem: em busca do ecodesenvolvimento. A desenvoltura apregoada por Sachs oferece um contexto ao desenvolvimento, sob o paradigma de que os aspectos econômicos não devem estar dissociados das questões sociais e ambientais. Na oportunidade, é considerado o suporte da preservação do meio ambiente como uma responsabilidade para com as presentes e futuras gerações. Enceta uma correlação entre o crescimento econômico e o planejamento, num contexto socialmente inclusivo em harmonia com o meio ambiente. Ao dispor de sutis apontamentos sobre o ecodesenvolvimento, pretende-se despertar para uma realidade que requer planejamento, bem como, responsabilidade para com o fator desenvolvimento (econômico, social, político, cultural), enquanto atributo essencial para a compreensão de um desenvolvimento sustentável.
Descargas
Detalles del artículo
• O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigo às normas da publicação.
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre) em http://opcit.eprints.org/oacitation-biblio.html
Citas
ALBUQUERQUE, Armando; BELO, Alexandre. et al. Desenvolvimento: aspectos sociais, econômicos e político-criminais. Curitiba: Juruá, 2012, p. 7-9.
BRASIL. Constituição (1988). Disponível em:
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/Constituicao.htm. Acesso em: 03 de jun. de 2015.
BRASIL. Ministério do Meio Ambiente. Disponível em:
http://mma.gov.br/index.php/comunicacao/agencia-informma?view=blog&id=920. Acesso em: 26 de maio de 2015.
CECATO, Maria Aurea Baroni. Interfaces do trabalho com o desenvolvimento: inclusão do trabalhador segundo os preceitos da declaração de 1986 da ONU. Prima Facie, João Pessoa, v. 11, n. 20, ano 11, jan-jun., 2012.
FERNANDEZ, B. P. M. Ecodesenvolvimento, Desenvolvimento Sustentável e Economia Ecológica: Em Que Sentido Representam Alternativas Ao Paradigma De Desenvolvimento Tradicional? Desenvolvimento e Meio Ambiente, n. 23, p. 109-120, jan./jun. 2011. Curitiba: Editora UFPR. Disponível em: ojs.c3sl.ufpr.br. Acesso em: 11 de maio de 2015.
GENTIL, Valéria. De Ignacy Sachs, la troisième rive: à la recherche de l’écodéveloppement. A terceira margem: à procura do ecodesenvolvimento. In: Rev. Sociedade e Estado. vol. 26. nº.1. Brasília Jan./Apr. 2011. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-69922011000100014. Acesso em: 11 de maio de 2015.
GREENSPAN, Alan. A era da turbulência: a aventura em um novo mundo. Rio de Janeiro: Elsevier, 2008, p. 443.
HAUWERMEIREN, S. V. Manual de economia ecológica. Santiago: Rosa Moreno, 1998.
HOLANDA, Aurelio Buarque. Dicionário Aurélio da Língua Portuguesa. 5ª ed. 2010.
MONTIBELLER FILHO, G. Ecodesenvolvimento e Desenvolvimento Sustentável. Conceitos e Princípios. Textos de Economia. Florianópolis, 1993, v. 4, a. 1, p. 131-142. Disponível em https://periodicos.ufsc.br/index.php/economia/article/viewFile/6645/6263. Acesso em: 12 de maio de 2015.
SACHS, Ignacy. A terceira margem: em busca do ecodesenvolvimento. São Paulo: Companhia das Letras, 2009a.
SACHS, Ignacy. Caminhos para o desenvolvimento sustentável. Rio de Janeiro: Garamond, 2009b.
SACHS, Ignacy. Desenvolvimento: includente, sustentável, sustentado. Rio de Janeiro: Garamond, 2008.
SACHS, IGNACY. Estratégias de Transição para o Século XXI - Desenvolvimento e Meio Ambiente. São Paulo: Studio Nobel – Fundap, 1993.
SANTOS. Elinaldo Leal. BRAGA, Vitor. et al. Desenvolvimento: um conceito multidimensional. In: Revista Eletrônica do Programa de Mestrado em Desenvolvimento Regional da Universidade de Contestado. Ano 2, n. 1, jul. 2012, p. 45-46. Disponível em http://recipp.ipp.pt/bitstream/10400.22/1858/1/ART_ElinaldoSantos_2012.pdf. Acesso em: 04 de jun. de 2015.
SEN, Amartya. Desenvolvimento como liberdade. Rio de Janeiro: Companhia de Bolso, 2010.
UNESCO-MAB. Disponível em:
http://www.unesco.org/new/pt/brasilia/naturalsciences/environment/biodiversity/biodiversity
/mab-programme-in-brazil/. Acesso em: 31 de maio de 2015.
VEIGA, José Eli da. Desenvolvimento sustentável: o desafio do século XXI. Rio de Janeiro: Garamond, 2010.