DA HIPERVULNERABILIDADE DA PESSOA IDOSA NAS CONTRATAÇÕES ELETRÔNICAS COM INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS

Conteúdo do artigo principal

IZABELLA AFFONSO COSTA
ANA CLÁUDIA CORREA ZUIN MATTOS DO AMARAL
Maria Eduarda Gobbo Andrades

Resumo

A pessoa idosa goza de proteção constitucional em razão de sua condição de vulnerabilidade. Quando se trata de pessoa idosa consumidora, em especial nos casos de contratação eletrônica, a referida vulnerabilidade mostra-se agravada e se torna hipervulnerabilidade. Questiona-se, a existência de capacidade e também a forma da manifestação de vontade que se configura nos contratos celebrados pela pessoa idosa. Nesse contexto, busca-se compreender quais os mecanismos existentes, tanto na seara repressiva, quanto em eventual tutela preventiva, para proteção da pessoa idosa hipervulnerável que celebra contratos. Através de pesquisa doutrinária e análise jurisprudencial, identifica-se que. para além do reconhecimento judicial de nulidade das cláusulas ou até mesmo dos próprios contratos, a condenação ao ressarcimento de danos patrimoniais e extrapatrimoniais decorrentes dessa prática pelas instituições financeiras. Além disso, existe a possibilidade de criação de novas legislação que tenham como intuito alargar a proteção e criar restrições que possam diminuir eventuais possibilidades de fraudes envolvendo a pessoa idosa, com embasamento também no Diálogo das Fontes, partindo da Constituição Federal para os microssistemas do direito do consumidor e do Estatuto da Pessoa Idosa e demais legislações infraconstitucionais protetivas.

Downloads

Detalhes do artigo

Como Citar
AFFONSO COSTA, IZABELLA; CORREA ZUIN MATTOS DO AMARAL, ANA CLÁUDIA; GOBBO ANDRADES, MARIA EDUARDO. DA HIPERVULNERABILIDADE DA PESSOA IDOSA NAS CONTRATAÇÕES ELETRÔNICAS COM INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS. Revista de Direito, Globalização e Responsabilidade nas Relações de Consumo, Florianopolis, Brasil, v. 10, n. 2, 2025. DOI: 10.26668/IndexLawJournals/2526-0030/2024.v10i2.10935. Disponível em: https://indexlaw.org/index.php/revistadgrc/article/view/10935. Acesso em: 2 abr. 2025.
Seção
Artigos
Biografia do Autor

ANA CLÁUDIA CORREA ZUIN MATTOS DO AMARAL, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA

Doutora em Direito Civil pela PUC-SP. Mestre em Direito Negocial pela Universidade Estadual de Londrina. Professora e Pesquisadora do Programa de Mestrado em Direito Negocial da UEL.

Maria Eduarda Gobbo Andrades, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA

Mestranda em Direito Negocial e graduada em Direito pela Universidade Estadual de Londrina. Pós-graduada em Direito Imobiliário Aplicado pela Escola Paulista de Direito. Advogada.