CONSUMO SUSTENTÁVEL: a emergência de um novo modelo de comportamento humano
Contenido principal del artículo
Resumen
O mundo atravessa um desgaste ambiental colocando em risco a existência da vida no planeta. Esse fato é conhecido há séculos, mas cabe ao Estado proporcionar políticas públicas de conscientização da população no comportamento sustentável adequado. Este trabalho busca discutir os interesses das sociedades capitalistas na atualidade, e impulsionar a política de conscientização ambiental capaz de mudar o cenário de desastre ambiental que tanto assola a humanidade. É essencial a cidadania ambiental para a humanidade como esperança da vida em harmonia no planeta. Mediante metodologia qualitativa dedutiva, revisão bibliográfica e documental, assim como aspectos doutrinários e legais.
Descargas
Detalles del artículo
• O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigo às normas da publicação.
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre) em http://opcit.eprints.org/oacitation-biblio.html
Citas
BALTAZAR, Ubaldo Cesar & PALMEIRA, Marcos Rogério. Temas de Direito Tributário in ICMS ecológico: Novas perspectivas para a política ambiental. Florianópolis: Fundação Boiteux, 2001.
BENCHIMOL, Samuel Isaac. Zênite ecológico e Nadir econômico-social: Analises e propostas para o desenvolvimento sustentável na Amazônia. Manaus: Valer, 2001.
CAPRA, Fritjof. A teia da Vida: Uma nova compreensão científica dos sistemas vivos. São Paulo: Cultrix, 1996.
CAPRA, Fritjof. As conexões ocultas: Ciência para uma vida sustentável. São Paulo: Cultrix, 2002.
CAPELLA, Vicente Bellyer. Ecologia: de las razones a los derechos. Granada: Ecorama, 1994.
CASTELLS, Manuel. O poder da identidade. Vol. 2. São Paulo: Paz e Terra, 1999.
CUNHA, Sandra Batista & GUERRA, Antonio José Teixeira. A questão ambiental: diferentes abordagens. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2003.
CUREAU, Sandra. Direito ambiental. Rio de Janeiro: Elsevier, 2013.
DA SILVEIRA, Guaracy Carlos; LESSA, Bruno de S.; CONSTANTE, Fernanda Lery P.; et ai. Antropologia do Consumo. Porto Alegre: Grupo A, 2021. 9786556902210. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9786556902210/.
DIAS, Genebaldo Freire. Pegada Ecológica e Sustentabilidade Humana. São Paulo: Gaia, 2002.
GUATARI, Félix. As Três Ecologias – Les trois écologies. Tradução de Maria Cristina F. Bittencourt. 14ª edição, São Paulo: Papirus, 2003.
JACQUIGNON, Louis. Le Droit de l’urbanisme, 5ª edição, Paris, Eyrolles, 1973, p.21. apud MUKAY, Toshio. Direito urbano-ambiental brasileiro. 2ª edição. São Paulo: Dialética, 2002.
LEFF, Enrique. Epistemologia Ambiental. Tradução de Sandra Valenzuela; revisão técnica de Paulo Freire Vieira. 2ª edição. São Paulo: Cortez, 2002.
LEFF, Ernrique. Saber Ambiental: sustentabilidade, racionalidade, complexidade, poder. Tradução de Lúcia Mathilde Endlich Orth. Petrópolis, RJ: Vozes, 2001.
LEITE, José Rubens Morato. Dano Ambiental: do individual ao coletivo extrapatrimonial. 2ª edição. São Paulo: RT, 2003.
LEITE, José Rubens M. Dano ambiental na sociedade de risco. Disponível em: Minha Biblioteca, Editora Saraiva,
PINOTTI, Rafael. Educação ambiental para o século XXI: No Brasil e No Mundo. Disponível em: Minha Biblioteca, (2ª edição). Editora Blucher, 2016.